ASAE fecha 9 restaurantes de Lisboa por falta de higiene e “presença de pragas”

2

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a atividade de nove estabelecimentos de restauração na baixa de Lisboa, aprendeu alimentos por deficiente conservação e instaurou um processo-crime.

A operação, anunciada este sábado, decorreu na quinta-feira, no âmbito de uma ação de fiscalização a 51 estabelecimentos de restauração e bebidas na zona da baixa e do Príncipe Real, em que foram detetadas situações de falta de higiene, incluindo “presença de pragas”.

Os inspetores apreenderam 14,6 litros de óleo de bagaço de azeitona e sete galheteiros danificados nas cápsulas de segurança, o que permitia a indevida reutilização para enchimento com este produto “de qualidade substancialmente inferior ao indicado no rótulo”, afirma a ASAE em comunicado.

Foi instaurado um processo-crime por fraude sobre mercadorias e uso ilegal de marca de azeite, tendo sido instaurados 27 processos de contraordenação por variadas infrações, como falta de normas de segurança alimentar, de dístico de tabaco e bebidas alcoólicas e de certificação das instalações de gás.

Foram ainda apreendidos em dois locais 33 quilos de géneros alimentícios (carnes e pescado) por “deficiente conservação”.

/Lusa

2 Comments

  1. E Cacilhas ? Que está Cool ? Então experimentem comer num dos 4 Restaurantes Peralta. Fui lá jantar ontem. Os camarões vieram moles e quentes, um lagostim cheirava a podre, (trouxeram outro), o serviço super demorado, os empregados faziam frete, sem luz na esplanada, comíamos ás escuras, (aliás como em quase todas as esplanadas da zona), se o prato trouxer uma barata pequena não vão reparar. Desistimos do ultimo prato, tive de ir ter com o empregado para pagar pq senão era mais 1 quarto de hora à espera, Quando nos levantámos vimos que as sapateiras estavam num tabuleiro ao ar livre. Estavam 28º ! A vitrine-frigorífico que estava na rua com os mariscos não tinha vidros duplos e o vidro estava à temperatura ambiente. O interior do restaurante tinha o chão super sujo, etc. Se a zona está Cool como dizem vão lá ver com os vossos olhos ! Onde é que anda a ASAE ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.