ASAE apreendeu 175 milhões e fechou 9200 empresas em 9 anos

CV TVI

-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou, em nove anos de existência, 377.146 operadores económicos, instaurou 90.470 processos de contra-ordenação e 16.311 processos-crime, foi hoje anunciado.

Os dados sobre os resultados da actividade operacional, avançados por ocasião dos nove anos de existência da ASAE, indicam que o valor total das apreensões atingiu os 175.798.799 euros.

Em nove anos, a ASAE realizou 7.410 detenções e suspendeu a actividade a 9.213 operadores económicos.

A ASAE recebeu também 171.767 denúncias e 925.550 reclamações no âmbito do livro de reclamações.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica registou igualmente um decréscimo da taxa de incumprimento por parte dos operadores económicos entre 2006 e 2014.

No âmbito da componente preventiva, que assenta na estratégia de formar, sensibilizar e informar os agentes económicos, a ASAE realizou 700 sessões de formação e informação pública que abrangeram 100.000 participantes.

Criada em 2005, a ASAE é a autoridade administrativa nacional especializada no âmbito da segurança alimentar e da fiscalização económica, sendo responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar.

Cai ainda no âmbito da acção da ASAE a disciplina do exercício das actividades económicas nos sectores alimentar e não alimentar, mediante a fiscalização e prevenção do cumprimento da legislação reguladora das mesmas.

/ Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na Noruega é legal crianças com 10/12 anos ganharem dinheiro a cortar línguas a bacalhaus,….. em Portugal estes senhores trabalham para grandes superfícies, levam empresários a falência, as economias locais e interiores de acesso aos residentes são retiradas por falta de condições, ou não sejamos nós filhos desse fruto local. enfim, somos ou não um povo que não se sabe governar? aderimos há UE, logo temos que vestir um fato em linho para sermos iguais, só se esquecem que o povo vive na cota dos 500,00€ Quem procura um culpado para o fosso em que vivemos….esta é uma das respostas, entre outras que já todos sabemos e preferimos ignorar com um voto naquele que melhor sabe mentir….Penso inclusive que até estes que mentem, acreditam no que dizem…..é que falam com uma veemência tão grande que me convencem disso.

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …