A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou, em nove anos de existência, 377.146 operadores económicos, instaurou 90.470 processos de contra-ordenação e 16.311 processos-crime, foi hoje anunciado.
Os dados sobre os resultados da actividade operacional, avançados por ocasião dos nove anos de existência da ASAE, indicam que o valor total das apreensões atingiu os 175.798.799 euros.
Em nove anos, a ASAE realizou 7.410 detenções e suspendeu a actividade a 9.213 operadores económicos.
A ASAE recebeu também 171.767 denúncias e 925.550 reclamações no âmbito do livro de reclamações.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica registou igualmente um decréscimo da taxa de incumprimento por parte dos operadores económicos entre 2006 e 2014.
No âmbito da componente preventiva, que assenta na estratégia de formar, sensibilizar e informar os agentes económicos, a ASAE realizou 700 sessões de formação e informação pública que abrangeram 100.000 participantes.
Criada em 2005, a ASAE é a autoridade administrativa nacional especializada no âmbito da segurança alimentar e da fiscalização económica, sendo responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar.
Cai ainda no âmbito da acção da ASAE a disciplina do exercício das actividades económicas nos sectores alimentar e não alimentar, mediante a fiscalização e prevenção do cumprimento da legislação reguladora das mesmas.
/ Lusa
….ou seja mandaram mais uns milhares para o desemprego, bonito serviço!
Na Noruega é legal crianças com 10/12 anos ganharem dinheiro a cortar línguas a bacalhaus,….. em Portugal estes senhores trabalham para grandes superfícies, levam empresários a falência, as economias locais e interiores de acesso aos residentes são retiradas por falta de condições, ou não sejamos nós filhos desse fruto local. enfim, somos ou não um povo que não se sabe governar? aderimos há UE, logo temos que vestir um fato em linho para sermos iguais, só se esquecem que o povo vive na cota dos 500,00€ Quem procura um culpado para o fosso em que vivemos….esta é uma das respostas, entre outras que já todos sabemos e preferimos ignorar com um voto naquele que melhor sabe mentir….Penso inclusive que até estes que mentem, acreditam no que dizem…..é que falam com uma veemência tão grande que me convencem disso.