ASAE apreendeu 175 milhões e fechou 9200 empresas em 9 anos

CV TVI

-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou, em nove anos de existência, 377.146 operadores económicos, instaurou 90.470 processos de contra-ordenação e 16.311 processos-crime, foi hoje anunciado.

Os dados sobre os resultados da actividade operacional, avançados por ocasião dos nove anos de existência da ASAE, indicam que o valor total das apreensões atingiu os 175.798.799 euros.

Em nove anos, a ASAE realizou 7.410 detenções e suspendeu a actividade a 9.213 operadores económicos.

A ASAE recebeu também 171.767 denúncias e 925.550 reclamações no âmbito do livro de reclamações.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica registou igualmente um decréscimo da taxa de incumprimento por parte dos operadores económicos entre 2006 e 2014.

No âmbito da componente preventiva, que assenta na estratégia de formar, sensibilizar e informar os agentes económicos, a ASAE realizou 700 sessões de formação e informação pública que abrangeram 100.000 participantes.

Criada em 2005, a ASAE é a autoridade administrativa nacional especializada no âmbito da segurança alimentar e da fiscalização económica, sendo responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar.

Cai ainda no âmbito da acção da ASAE a disciplina do exercício das actividades económicas nos sectores alimentar e não alimentar, mediante a fiscalização e prevenção do cumprimento da legislação reguladora das mesmas.

/ Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na Noruega é legal crianças com 10/12 anos ganharem dinheiro a cortar línguas a bacalhaus,….. em Portugal estes senhores trabalham para grandes superfícies, levam empresários a falência, as economias locais e interiores de acesso aos residentes são retiradas por falta de condições, ou não sejamos nós filhos desse fruto local. enfim, somos ou não um povo que não se sabe governar? aderimos há UE, logo temos que vestir um fato em linho para sermos iguais, só se esquecem que o povo vive na cota dos 500,00€ Quem procura um culpado para o fosso em que vivemos….esta é uma das respostas, entre outras que já todos sabemos e preferimos ignorar com um voto naquele que melhor sabe mentir….Penso inclusive que até estes que mentem, acreditam no que dizem…..é que falam com uma veemência tão grande que me convencem disso.

RESPONDER

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …