As uvas são as novas cenouras: para manter a vista saudável, agarre um cacho

Valor do fruto não se prende só ao sabor: tem antioxidantes que combatem o stress oxidativo e até processos degenerativos associados ao envelhecimento.

Sempre ouvimos que as cenouras são vantajosas para a saúde ocular, mas um novo estudo da Universidade Nacional de Singapura, publicado na revista científica Food & Function, aponta agora as uvas como um fruto extremamente benéfico para a visão.

A pesquisa destaca o poder dos antioxidantes presentes nas uvas na luta contra o stress oxidativo e processos degenerativos associados ao envelhecimento.

O estudo envolveu 100 voluntários, divididos em dois grupos: um consumiu uma chávena e meia de uvas diariamente durante 16 semanas, e o outro tomou um placebo, com o objetivo de avaliar o impacto de alimentos ricos em antioxidantes na saúde dos olhos.

O stress oxidativo — que ocorre quando o corpo não consegue neutralizar o impacto dos radicais livres —  e as substâncias resultantes de processos de glicosilação avançada (AGEs) foram os principais focos da pesquisa, já que estão associados a diversas patologias como insuficiência renal crónica e doenças inflamatórias.

Após quatro meses, os resultados mostraram que os participantes que consumiram uvas tiveram um aumento significativo na densidade ótica de pigmentos maculares (DOPM) — pigmentos que desempenham um papel fundamental na filtragem da luz azul que chega aos fotorrecetores, atuam como antioxidantes e podem melhorar a qualidade visual.

Os antioxidantes presentes nas uvas ajudam a combater a ação do stress oxidativo, protegendo assim a saúde ocular. Os resultados também indicaram uma melhoria na capacidade antioxidante do plasma e no conteúdo fenólico total, comparativamente ao grupo placebo.

Os AGEs são moléculas que se formam em situações de hiperglicemia e têm implicações negativas para a saúde. Estão associadas a uma lista extensa de patologias, incluindo o processo de envelhecimento. As uvas, ricas em antioxidantes, demonstraram inibir a formação destas substâncias, beneficiando assim não apenas a visão mas a saúde de forma geral.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.