A energia renovável tem uma nova aposta: árvores com eólicas

2

A inovação, que consiste na implementação de árvores equipadas com microturbinas, é uma solução atrativa e funcional para áreas compactas, como centros urbanos.

A procura por fontes de energia sustentável não pára. Recentemente, a empresa norte-americana New World Wind desenvolveu uma tecnologia revolucionária, que combina energia eólica e solar numa única estrutura.

A microturbina eólica em forma de árvore possui folhas giratórias com painéis solares, garantindo assim um processo contínuo e eficiente de produção de energia. Dependendo das necessidades energéticas, a empresa oferece três tamanhos: Wind Tree, Wind Palm e Wind Bush.

Segundo a Euro News, inspirada na natureza e pensada para se integrar de forma harmoniosa com a paisagem urbana, a Aeroleaf é bastante diferente das placas solares ou das turbinas eólicas convencionais.

A altura – entre cinco e dez metros – facilita a instalação destas árvores e evita problemas como a colisão com pássaros.

As microturbinas eólicas também são silenciosas, podendo funcionar 24 horas, dependendo da sua localização.

“Como é biomórfico, as pessoas não conseguem perceber à primeira vista que se trata de um sistema renovável”, referiu Luc Eric Krief, proprietário da New World Wind.

Não há poluição visual e podemos instalar um banco à volta da árvore para as pessoas se sentarem”, acrescenta o responsável, salientando que a cor do tronco e das folhas também pode ser personalizada.

O primeiro exemplar foi instalado em Birmingham, no Reino Unido, em meados de outubro, e já demonstrou a sua capacidade de produzir simultaneamente energia eólica e solar.

Uma única “folha” é capaz de produzir 336 watts.

Árvores inteligentes triplicam produção de energia

A empresa deverá estar prestes a lançar um novo design que irá triplicar a produção de energia da Aeroleaf.

Uma folha será capaz de produzir até 1.000 quilowatts-hora (kWh) por ano, dando ao WindTree de 36 folhas uma produção anual máxima de 36.000 kWh a uma velocidade de vento de 12 metros por segundo (m/s).

Em condições reais de cerca de 8 m/s, uma unidade desta dimensão poderia produzir quase 18.000 kWh por ano, o suficiente para abastecer uma casa com um agregado familiar de quatro pessoas.

Tal permitiria ainda reduzir as emissões anuais de CO2 de uma habitação em mais de 12 toneladas.

Até ao momento, a empresa instalou 130 dispositivos em todo o mundo, da Europa aos Estados Unidos, passando até pela Coreia do Sul.

A maioria dos clientes da empresa são comerciais, mas também já instalou três árvores eólicas em casas residenciais em Birmingham, no Reino Unido, em Vermont, nos EUA, e na Suíça.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.