“Não somos coitadinhos”. Artistas fazem vigília pelo fim da precariedade na cultura

Tiago Petinga / Lusa

A ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Vários artistas portugueses, espalhados por 15 cidades, estão esta quinta-feira a fazer uma vigília pelo fim da precariedade na cultura. Queixam-se de falta de apoios do Estado.

Esta quinta-feira, profissionais do setor da cultura e das artes vão realizar uma vigília em frente à Assembleia da República durante o dia inteiro. A falta de apoios do Estado é a principal reivindicação dos artistas portugueses, que durante esta pandemia de covid-19 ficam sem dinheiro para comer ou pagar as contas.

Ao todo, 15 cidades portuguesas já aderiram à iniciativa. Em Lisboa, a vigília começou às 9h e, no Porto, começa às 14h. Nos últimos dois meses, os trabalhadores deste setor ficaram sem qualquer fonte de rendimento e quase sem apoios do governo.

“A nossa situação já era muito complicada, com muitas falhas a nível laboral, muita coisa que não está legislada… Quando nos mandaram para casa no dia 10 de março, a nossa situação foi também de calamidade. É preciso dar voz, mostrar que não somos coitadinhos mas exigimos direitos! Somos contribuintes, pagamos como todos os trabalhadores e temos que ter os mesmos direitos!”, disse Anaísa Raquel, uma das organizadoras da vigília Cultura e Arte, citada pela TSF.

“Não somos artistas, somos profissionais, queremos que revejam o estatuto do profissional porque não existe, há profissões que nem estão legisladas! Temos que reformular a lei do trabalho, o nosso regime tem que funcionar a contratação, os recibos verdes têm que acabar. Contratação a curto, médio e longo prazo. Chega!”, acrescentou.

Face às preocupações de eventuais ajuntamentos excessivos de pessoas, Anaísa Raquel garante que a vigília vai cumprir todas as normas de segurança e saúde pública. Nunca estarão mais de dez pessoas, que vão trocando por turnos.

“Estaremos em silêncio, em turnos de meia hora e que nunca terão mais de 10 pessoas. Não é uma manifestação, mas estamos na rua com as devidas regras e normas de segurança”, explicou.

A fundadora da Ação pela Cultura 2020 diz que há a necessidade de mostrar ao Ministério da Cultura que é preciso encontrar soluções que se adaptem às formas de trabalhar destes profissionais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …

Costa dá guião a deputados do PS sobre bazuca e promete plano nacional

António Costa reuniu-se com deputados do PS para elucidar sobre a aplicação da bazuca europeia. O primeiro-ministro prometeu um plano nacional para os setores mais afetados. Com as eleições autárquicas à porta e 16 mil milhões …

"Mini cérebros" criados em laboratório sugerem mutação que revolucionou a mente humana

A mudança de uma única letra no nosso código genético pode ter desencadeado um novo nível de função cerebral em humanos modernos, sugere um novo estudo. Como é que nós, humanos, nos tornamos o que somos …

6% da população já recebeu uma dose da vacina. 3% tem a vacinação completa

Portugal já vacinou 603.486 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, com 168.798 a serem vacinadas na última semana, das quais 265.281 pessoas já têm a vacinação completa, informou o Ministério da …