Arrendar casa por menos de 750 euros é pouco provável

Estudo demonstra que apenas uma em cada cinco casas apresenta um arrendamento inferior a 750 euros por mês. Em Lisboa é raro.

Se o leitor ou leitora do ZAP procurou casa nos últimos tempos, ou ainda procura, não estará surpreendido com o título deste artigo.

Os preços das casas, quer para comprar, quer para arrendar, atingiram uma escala inédita nos últimos anos – que não foi travada pela guerra na Ucrânia, ao contrário do que muitos analistas previram.

Um novo estudo do Idealista mostra, com números, que arrendar casa por preço acessível é complicado, em Portugal.

A base de dados do portal foi totalmente analisada ao longo do mês passado, Agosto, e mostrou que nos novos anúncios apenas 21% das casas a arrendar apresentavam mensalidade inferior a 750 euros.

Ou seja, em cada cinco casas que procuramos, quatro têm uma renda de 750 euros ou mais.

Subindo um pouco mais a fasquia, para os 1.000 euros por mês, quase metade (45%) das rendas das casas fica abaixo desse valor.

Mais de metade (55%) das casas para arrendar custam ao interessado mais de 1.000 euros por mês, em Portugal.

Como é habitual, o país apresenta contrastes. Em Castelo Branco e em Bragança todas as casas para arrendar custam menos de 750 euros; na capital Lisboa2% ficam abaixo desse valor.

Em relação a distritos no geral, e não apenas na respectiva capital, nenhuma casa anunciada custa mais de 1.000 euros por mês em Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Vila Real e Viseu.

Em todo o distrito Lisboa, 95% das casas por arrendar custam mais de 750 euros por mês e 80% apresentam renda mensal superior a 1.000 euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.