O Ministério da Saúde prepara-se para abrir concursos para a entrada de médicos recém-formados. Ao todo estarão 1234 vagas a concurso.
O concurso para recém-especialistas que terminaram o internato médico em abril arranca esta quinta-feira. “Caros colegas, amanhã vão ser publicados os concursos para os jovens médicos. Boa escolha para todos”, anunciou, ao início da noite desta quarta-feira, Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos.
De acordo com o Diário de Notícias, o despacho foi enviado esta quarta-feira à tarde para publicação em Diário da República – que deverá acontecer esta quinta-feira – e ao todo estarão 1234 vagas a concurso.
O bastonário, que tem reivindicado a colocação destes profissionais nos hospitais e centros de saúde, adiantou que a maioria das vagas, como habitualmente, serão atribuídas a especialidades hospitalares (839 vagas), sendo que existem ainda 378 lugares para médicos de família e 17 vagas para saúde pública.
Ao DN, Miguel Guimarães considerou positivo o facto de o número de vagas para Medicina Geral e Familiar até ser superior ao de médicos que terminaram o internato. Ainda assim, apontou o atraso do processo.
Fonte do Ministério da Saúde não quis confirmar estes números ao jornal, reservando mais informações para quando o despacho for publicado em Diário da República.
Nas últimas semanas, a pressão para a colocação rápida de especialistas que terminaram o internato médico em abril intensificou-se. Ainda esta semana, a Ordem dos Médicos, o Sindicato Independente dos Médicos, a Federação Nacional dos Médicos e a Associação das Unidades de Saúde Familiar exigiram a colocação dos mais de mil médicos.
Contudo, este atraso não é novidade. No ano passado, a abertura de concursos para os novos especialistas chegou a atingir um atraso de 10 meses, o que fez com que muitos especialistas acabassem por desistir de esperar e saíssem do Serviço Nacional de Saúde.
Isto parece alguma mentira de mau gosto… Alguém lembrou se assim por acaso de juntar o 1 o 2 o 3 e o 4 e decidir vir dizer em público nos não temos um número certo mas devem ser 1234 xD
eheheh , tambem tinha pensado nisso .
E o mais provaveçl é estar certo a 100% a sua opinião .