Arqueólogos encontraram os joelhos de Nefertari, a rainha mais bela do Egipto

Professora Joann Fletcher

Joelhos mumificados da Rainha Nefertari no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Joelhos mumificados da Rainha Nefertari no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Uma equipa de arqueólogos internacionais acredita que descobriu parte das pernas da Rainha Nefertari do Egipto, cujo nome significa “a mais bela” e que era a esposa favorita do Faraó Ramsés II.

Estes restos de pernas mumificadas, revelando os membros ao nível do joelho, foram desenterrados há mais de 100 anos no túmulo da Rainha Nefertari, no Vale das Rainhas, no Egipto, e estavam expostos ao público no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Mas só agora, após todos estes anos, é que foram alvo de investigações detalhadas, recorrendo ao “método de datação por carbono e a análises antropológicas, paleo-patológicas, genéticas e químicas”, conforme explica a Universidade de York, no Reino Unido, que está envolvida na pesquisa.

Após esta detalhada análise , “o cenário mais provável é que os joelhos mumificados pertençam realmente à Rainha Nefertari”, salienta a instituição em comunicado.

Segundo os resultados da investigação, publicados na PLOS ONE, os membros pertencem a uma mulher adulta de cerca de 40 anos e que os produtos usados no embalsamento coincidem com os que se usavam nos métodos tradicionais de mumificação do século XIII a.C..

Está assim, composto o quadro perfeito que leva os investigadores a concluírem que os joelhos pertencem a Nefertari, a esposa favorita do Faraó Ramsés II.

Joann Fletcher, investigadora do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, e os restantes membros da equipa de especialistas em múmias reais egípcias envolvidos na pesquisa, estão confiantes de que os vestígios são mesmo de Nefertari.

“As evidências que conseguimos reunir sobre os restos de Nefertari não só complementam a pesquisa que temos feito sobre a rainha e o seu túmulo, mas permitem-nos, verdadeiramente, adicionar outra peça ao puzzle do que realmente se sabe sobre a mumificação egípcia”, diz Joann Fletcher, citada no comunicado da Universidade de York.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se os restos mumificados foram encontrados no túmulo de Nefertari será de esperar que eles lhe pertençam !
    A menos que lá esteja mais do que um indivíduo e nesse caso devia ser dito.

    Eu procurei por PLOS ONE para ler mais, mas isto não é nenhuma publicação!
    Há aqui erro por parte do autor SV.

    For fim, seria interessante incluir neste tipo de notícias um “link” para páginas que detalhassem o assunto.

    PL
    PORTO

  2. A múmia da rainha seria muito mais atrativos aos saqueadores de tumba da época já que foi mumificada cheia de jóias.Não teve nada haver com machismo mas com ambição. Homens e mulheres no antigo Egito tinham os mesmos direitos.

RESPONDER

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …