Arqueólogos encontraram os joelhos de Nefertari, a rainha mais bela do Egipto

Professora Joann Fletcher

Joelhos mumificados da Rainha Nefertari no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Joelhos mumificados da Rainha Nefertari no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Uma equipa de arqueólogos internacionais acredita que descobriu parte das pernas da Rainha Nefertari do Egipto, cujo nome significa “a mais bela” e que era a esposa favorita do Faraó Ramsés II.

Estes restos de pernas mumificadas, revelando os membros ao nível do joelho, foram desenterrados há mais de 100 anos no túmulo da Rainha Nefertari, no Vale das Rainhas, no Egipto, e estavam expostos ao público no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Mas só agora, após todos estes anos, é que foram alvo de investigações detalhadas, recorrendo ao “método de datação por carbono e a análises antropológicas, paleo-patológicas, genéticas e químicas”, conforme explica a Universidade de York, no Reino Unido, que está envolvida na pesquisa.

Após esta detalhada análise , “o cenário mais provável é que os joelhos mumificados pertençam realmente à Rainha Nefertari”, salienta a instituição em comunicado.

Segundo os resultados da investigação, publicados na PLOS ONE, os membros pertencem a uma mulher adulta de cerca de 40 anos e que os produtos usados no embalsamento coincidem com os que se usavam nos métodos tradicionais de mumificação do século XIII a.C..

Está assim, composto o quadro perfeito que leva os investigadores a concluírem que os joelhos pertencem a Nefertari, a esposa favorita do Faraó Ramsés II.

Joann Fletcher, investigadora do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, e os restantes membros da equipa de especialistas em múmias reais egípcias envolvidos na pesquisa, estão confiantes de que os vestígios são mesmo de Nefertari.

“As evidências que conseguimos reunir sobre os restos de Nefertari não só complementam a pesquisa que temos feito sobre a rainha e o seu túmulo, mas permitem-nos, verdadeiramente, adicionar outra peça ao puzzle do que realmente se sabe sobre a mumificação egípcia”, diz Joann Fletcher, citada no comunicado da Universidade de York.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se os restos mumificados foram encontrados no túmulo de Nefertari será de esperar que eles lhe pertençam !
    A menos que lá esteja mais do que um indivíduo e nesse caso devia ser dito.

    Eu procurei por PLOS ONE para ler mais, mas isto não é nenhuma publicação!
    Há aqui erro por parte do autor SV.

    For fim, seria interessante incluir neste tipo de notícias um “link” para páginas que detalhassem o assunto.

    PL
    PORTO

  2. A múmia da rainha seria muito mais atrativos aos saqueadores de tumba da época já que foi mumificada cheia de jóias.Não teve nada haver com machismo mas com ambição. Homens e mulheres no antigo Egito tinham os mesmos direitos.

RESPONDER

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …

Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal. Novos documentos põem fim aos mitos

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por se lavar pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a …