Arqueólogos encontraram os joelhos de Nefertari, a rainha mais bela do Egipto

Professora Joann Fletcher

Joelhos mumificados da Rainha Nefertari no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Joelhos mumificados da Rainha Nefertari no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Uma equipa de arqueólogos internacionais acredita que descobriu parte das pernas da Rainha Nefertari do Egipto, cujo nome significa “a mais bela” e que era a esposa favorita do Faraó Ramsés II.

Estes restos de pernas mumificadas, revelando os membros ao nível do joelho, foram desenterrados há mais de 100 anos no túmulo da Rainha Nefertari, no Vale das Rainhas, no Egipto, e estavam expostos ao público no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Mas só agora, após todos estes anos, é que foram alvo de investigações detalhadas, recorrendo ao “método de datação por carbono e a análises antropológicas, paleo-patológicas, genéticas e químicas”, conforme explica a Universidade de York, no Reino Unido, que está envolvida na pesquisa.

Após esta detalhada análise , “o cenário mais provável é que os joelhos mumificados pertençam realmente à Rainha Nefertari”, salienta a instituição em comunicado.

Segundo os resultados da investigação, publicados na PLOS ONE, os membros pertencem a uma mulher adulta de cerca de 40 anos e que os produtos usados no embalsamento coincidem com os que se usavam nos métodos tradicionais de mumificação do século XIII a.C..

Está assim, composto o quadro perfeito que leva os investigadores a concluírem que os joelhos pertencem a Nefertari, a esposa favorita do Faraó Ramsés II.

Joann Fletcher, investigadora do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, e os restantes membros da equipa de especialistas em múmias reais egípcias envolvidos na pesquisa, estão confiantes de que os vestígios são mesmo de Nefertari.

“As evidências que conseguimos reunir sobre os restos de Nefertari não só complementam a pesquisa que temos feito sobre a rainha e o seu túmulo, mas permitem-nos, verdadeiramente, adicionar outra peça ao puzzle do que realmente se sabe sobre a mumificação egípcia”, diz Joann Fletcher, citada no comunicado da Universidade de York.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se os restos mumificados foram encontrados no túmulo de Nefertari será de esperar que eles lhe pertençam !
    A menos que lá esteja mais do que um indivíduo e nesse caso devia ser dito.

    Eu procurei por PLOS ONE para ler mais, mas isto não é nenhuma publicação!
    Há aqui erro por parte do autor SV.

    For fim, seria interessante incluir neste tipo de notícias um “link” para páginas que detalhassem o assunto.

    PL
    PORTO

RESPONDER

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …