Arqueólogos encontraram os joelhos de Nefertari, a rainha mais bela do Egipto

Professora Joann Fletcher

Joelhos mumificados da Rainha Nefertari no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Joelhos mumificados da Rainha Nefertari no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Uma equipa de arqueólogos internacionais acredita que descobriu parte das pernas da Rainha Nefertari do Egipto, cujo nome significa “a mais bela” e que era a esposa favorita do Faraó Ramsés II.

Estes restos de pernas mumificadas, revelando os membros ao nível do joelho, foram desenterrados há mais de 100 anos no túmulo da Rainha Nefertari, no Vale das Rainhas, no Egipto, e estavam expostos ao público no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Mas só agora, após todos estes anos, é que foram alvo de investigações detalhadas, recorrendo ao “método de datação por carbono e a análises antropológicas, paleo-patológicas, genéticas e químicas”, conforme explica a Universidade de York, no Reino Unido, que está envolvida na pesquisa.

Após esta detalhada análise , “o cenário mais provável é que os joelhos mumificados pertençam realmente à Rainha Nefertari”, salienta a instituição em comunicado.

Segundo os resultados da investigação, publicados na PLOS ONE, os membros pertencem a uma mulher adulta de cerca de 40 anos e que os produtos usados no embalsamento coincidem com os que se usavam nos métodos tradicionais de mumificação do século XIII a.C..

Está assim, composto o quadro perfeito que leva os investigadores a concluírem que os joelhos pertencem a Nefertari, a esposa favorita do Faraó Ramsés II.

Joann Fletcher, investigadora do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, e os restantes membros da equipa de especialistas em múmias reais egípcias envolvidos na pesquisa, estão confiantes de que os vestígios são mesmo de Nefertari.

“As evidências que conseguimos reunir sobre os restos de Nefertari não só complementam a pesquisa que temos feito sobre a rainha e o seu túmulo, mas permitem-nos, verdadeiramente, adicionar outra peça ao puzzle do que realmente se sabe sobre a mumificação egípcia”, diz Joann Fletcher, citada no comunicado da Universidade de York.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se os restos mumificados foram encontrados no túmulo de Nefertari será de esperar que eles lhe pertençam !
    A menos que lá esteja mais do que um indivíduo e nesse caso devia ser dito.

    Eu procurei por PLOS ONE para ler mais, mas isto não é nenhuma publicação!
    Há aqui erro por parte do autor SV.

    For fim, seria interessante incluir neste tipo de notícias um “link” para páginas que detalhassem o assunto.

    PL
    PORTO

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …