Arqueólogos encontraram os joelhos de Nefertari, a rainha mais bela do Egipto

Professora Joann Fletcher

Joelhos mumificados da Rainha Nefertari no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Joelhos mumificados da Rainha Nefertari no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Uma equipa de arqueólogos internacionais acredita que descobriu parte das pernas da Rainha Nefertari do Egipto, cujo nome significa “a mais bela” e que era a esposa favorita do Faraó Ramsés II.

Estes restos de pernas mumificadas, revelando os membros ao nível do joelho, foram desenterrados há mais de 100 anos no túmulo da Rainha Nefertari, no Vale das Rainhas, no Egipto, e estavam expostos ao público no Museu Egípcio, em Turim, Itália.

Mas só agora, após todos estes anos, é que foram alvo de investigações detalhadas, recorrendo ao “método de datação por carbono e a análises antropológicas, paleo-patológicas, genéticas e químicas”, conforme explica a Universidade de York, no Reino Unido, que está envolvida na pesquisa.

Após esta detalhada análise , “o cenário mais provável é que os joelhos mumificados pertençam realmente à Rainha Nefertari”, salienta a instituição em comunicado.

Segundo os resultados da investigação, publicados na PLOS ONE, os membros pertencem a uma mulher adulta de cerca de 40 anos e que os produtos usados no embalsamento coincidem com os que se usavam nos métodos tradicionais de mumificação do século XIII a.C..

Está assim, composto o quadro perfeito que leva os investigadores a concluírem que os joelhos pertencem a Nefertari, a esposa favorita do Faraó Ramsés II.

Joann Fletcher, investigadora do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, e os restantes membros da equipa de especialistas em múmias reais egípcias envolvidos na pesquisa, estão confiantes de que os vestígios são mesmo de Nefertari.

“As evidências que conseguimos reunir sobre os restos de Nefertari não só complementam a pesquisa que temos feito sobre a rainha e o seu túmulo, mas permitem-nos, verdadeiramente, adicionar outra peça ao puzzle do que realmente se sabe sobre a mumificação egípcia”, diz Joann Fletcher, citada no comunicado da Universidade de York.

SV, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se os restos mumificados foram encontrados no túmulo de Nefertari será de esperar que eles lhe pertençam !
    A menos que lá esteja mais do que um indivíduo e nesse caso devia ser dito.

    Eu procurei por PLOS ONE para ler mais, mas isto não é nenhuma publicação!
    Há aqui erro por parte do autor SV.

    For fim, seria interessante incluir neste tipo de notícias um “link” para páginas que detalhassem o assunto.

    PL
    PORTO

  2. A múmia da rainha seria muito mais atrativos aos saqueadores de tumba da época já que foi mumificada cheia de jóias.Não teve nada haver com machismo mas com ambição. Homens e mulheres no antigo Egito tinham os mesmos direitos.

RESPONDER

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …

A curvatura do espaço-tempo vai ajudar o WFIRST a encontrar exoplanetas

O WFIRST (Wide Field Infrared Survey Telescope) da NASA irá procurar planetas para lá do nosso Sistema Solar na direção do centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, onde estão a maioria das estrelas. O …