Envio de mais armas do Ocidente para a Ucrânia pode causar uma “catástrofe global”

9

Sergei Ilnitsky/EPA

A ameaça partiu de Vyacheslav Volodin, presidente da Duma, numa altura em que há um impasse na Alemanha sobre o fornecimento de tanques à Ucrânia.

Caso o Ocidente continue a fornecer armamento à Ucrânia, a Rússia irá retaliar com “armas mais poderosas”, afirmou hoje Vyacheslav Volodin, presidente da Duma, a Câmara Baixa do Parlamento da Rússia.

O aliado de Putin ameaça ainda a Europa e os Estados Unidos com a possibilidade de haver uma “catástrofe global” se continuarem a dar apoio militar a Kiev.

Volodin invocou ainda o uso de armas nucleares no comunicado que fez no Telegram. “Argumentos de que as potências nucleares não usaram anteriormente armas de destruição massiva são insustentáveis. Isto é porque estes estados não enfrentaram uma situação em que a segurança dos seus cidadãos e a sua integridade territorial está sob ameaça“, refere o responsável russo.

“Com as suas decisões, Washington e Bruxelas estão a levar o mundo a uma guerra terrível… os políticos estrangeiros que tomam tais decisões precisam de entender que isto pode terminar numa tragédia global que destruirá os seus países“, acrescenta.

Esta ameaça surge na mesma altura em que se está a debater se a Alemanha vai enviar mais taques Leopard 2 para a Ucrânia. Kiev tem pedido mais ajuda a Berlim, mas os alemães temem uma escalada do conflito e estão à espera de uma resposta dos Estados Unidos, escreve o Politico.

A Alemanha também mudou recentemente de Ministro da Defesa, tendo a resposta ao conflito na Ucrânia sido precisamente uma das razões que motivou a saída de Christine Lambrecht do cargo.

Berlim também ainda não aprovou a entrega dos tanques por parte dos seus aliados, dado que a Alemanha tem a palavra final sobre as re-exportações de veículos que lhes tenha vendido.

Boris Pistorius, o novo Ministro da Defesa alemão, está a planear uma visita à Ucrânia para o próximo mês. “Estamos a dialogar proximamente sobre este assunto com os nossos parceiros internacionais, sobretudo com os EUA”, referiu Pistorius sobre o impasse relativo à entrega dos tanques.

Adriana Peixoto, ZAP //

9 Comments

  1. Errou. Uma potencia militar já usou armas nucleares. Duas vezes..! E não foi por ter a sua existência como nação em perigo. Foi simplesmente por vingança por militares kamikazes terem atacado Pearl Harbour.

  2. Para onde estamos indo agora? O profeta Daniel escreve: “No tempo designado [o rei do norte] voltará [as tropas russas voltarão para onde estavam anteriormente estacionadas. Isto também significa ação militar, grande crise, desintegração da União Europeia e da NATO. Muitos países do antigo bloco de Leste voltará à esfera de influência russa]. E entrará no sul [este será o início de uma guerra nuclear], mas não serão como antes ou como mais tarde [estas ações militares não conduzirão a uma guerra nuclear global. Esta guerra só começará após o retorno do rei do norte, e por causa do conflito étnico (Mateus 24:7)], porque os habitantes das costas de Quitim [o distante Ocidente, ou para ser mais preciso, os americanos] virão contra ele, e (ele) se quebrará [mentalmente], e voltará atrás”. (Daniel 11:29, 30a) Este será um abate mútuo. A “poderosa espada” também será usada. (Apocalipse 6:4) Jesus o caracterizou assim: “coisas atemorizantes [φοβητρα] tanto [τε] quanto [και] extraordinárias [σημεια] do [απ] céu [ουρανου], poderosos [μεγαλα] serão [εσται].” É precisamente por causa disso haverá tremores significativos ao longo de todo o comprimento e largura das regiões [estrategicamente importantes], e fomes e pestes.
    Muitos dos manuscritos contém as palavras “και χειμωνες” – “e geadas”.
    A Peshitta Aramaica: “וסתוא רורבא נהוון” – “e haverá grandes geadas”. Nós chamamos isso hoje de “inverno nuclear”. (Lucas 21:11)
    Em Marcos 13:8 também há palavras de Jesus: “και ταραχαι” – “e desordens” (a falta de ordem pública).
    A Peshitta Aramaica: “ושגושיא” – “e confusão” (sobre o estado da ordem pública).
    Este sinal extremamente detalhado se encaixa em apenas uma guerra.
    Mas todas essas coisas serão apenas como as primeiras dores de um parto. (Mateus 24:8)
    Este será um sinal de que o “dia do Senhor” (o período de julgamento) realmente começou. (Apocalipse 1:10; 2 Tessalonicenses 2:2)

  3. Libertem os Leopard para a Ucrânia. Alemanha, chega de hesitações. Já lixaram a Europa na Primeira e Segunda Guerra Mundial, agora responsabilizem-se por a salvarem.

  4. 100% de acordo – “Libertem os Leopard para a Ucrânia. Alemanha, chega de hesitações. Já lixaram a Europa na Primeira e Segunda Guerra Mundial, agora responsabilizem-se por a salvarem.”

  5. Qual a solução ??? baixar as orelhas e deixar que um país e seu ditador assuste o ocidente e vá invadindo países baseado em operações especiais ??? hoje Ucrânia amanhã outro país ?? Infelizmente quando o líder de um país é louco a única forma de se fazer respeitar, é demonstrando superioridade tal como a lei animalesca mais básica.

  6. Deem-lhes porrada. A Ucrânia vai vencer! Eles tremem por todos os lados. No terreno é o que é. Na economia estão-se a acabar as poupanças. Tempos difíceis para os criminosos de Putin.

  7. Quando o desespero chega dizemos tudo e mais alguma coisa, esses monstros assassinos de crianças e seres humanos em paz, que nunca fizeram mal a ninguém, pobres emigrantes Ucranianos como os portugueses, imigraram para evoluir o seu pais com paz, e a inveja dos Russos de ficarem para trás, por apoiar regimes loucos e sedentos de vingança, o bem ás vezes tem que também lutar e combater o mal, para haver paz, tenho que dizer que na minha casa moram mais dois filhos, e amo-os muito, copmo aqueles pais na Ucrania que já ficaram sem os seus, pois eu também estou preparado com a minha família, para ajudar o bem dos meus filhos e netos, podemos morrer mas a paz e o bem hã-de vencer, pela terra e pelo mar lutar, lutar, há pois é não é só cantar, quando o terror chega é quye se vê quem é quem. VIVA O MUNDO LIVRE, sem ditadores. SLAVA UKraini.

  8. Quando é que aos cobardes Europeus, perdem o medo desse assassino russo e sua matilha ? Que grande fineza teria a Rússia se viesse a ganhar a guerra com a invasão da Ucrânia , tendo em conta a sua dimensão e o seu pseudo poderio militar. Esta guerra veio desmascarar que afinal é um completo blafe, é isso se deve à valentia desse grande povo que é a Ucrânia. Bem haja a esse povo, e que consigam rapidamente estar em Paz.

    • Ó Magno Casimiro, a Rússia há muito tempo que já não está a combater a Ucrânia, está a combater a NATO, porque a Ucrânia sem a ajuda externa já se tinha rendido.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.