Arcebispo chileno vai ser interrogado sobre ocultação de abusos sexuais

O arcebispo de Santiago, o cardeal Ricardo Ezzati, foi convocado para responder a acusações de ter ocultado casos de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica chilena.

“Reitero o meu compromisso e o da Igreja de Santiago para com as vítimas, na busca da verdade e respeito pela justiça civil”, assegurou Ricardo Ezzati em comunicado, acrescentando ter “a convicção de nunca ter escondido nada ou obstruído a justiça”.

O arcebispo de Santiago foi convocado por Emiliano Arias, procurador regional de Rancugua, no centro do Chile.

Na semana passada, o padre Oscar Muñoz, braço direito de Ezzati, foi detido em Santiago, acusado de abuso sexual e violação de sete menores.

Na sequência desta investigação, procuradores e polícias do Chile conduziram buscas em escritórios da Igreja Católica há cerca de duas semanas, tendo apreendido vários documentos, aponta a BBC.

“Esta não é uma investigação contra a Igreja Católica, mas sim uma investigação de relatos de abuso sexual por membros da igreja que abusaram de menores”, disse o procurador regional do Chile.

Ezzati disse que os oficiais da Igreja deram aos investigadores toda a documentação solicitada, acrescentando que estão a cooperar com as investigações.

A Igreja Católica chilena está a viver uma crise profunda: 158 pessoas, entre bispos, sacerdotes ou leigos relacionados com a Igreja, já foram ou estão a ser objeto de uma investigação por abuso sexual de menores e adultos cometidos nos últimos 58 anos.

No total, a Procuradoria-Geral chilena totalizou 266 vítimas, 178 das quais eram menores de idade. Em maio, três homens vítimas de um padre pedófilo chileno, que foram recebidos pelo Papa Francisco no Vaticano, denunciaram um pacto de silêncio de parte da alta hierarquia da igreja católica do Chile.

ZAP // Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Israel. Netanyahu propõe ao partido da oposição criar um "governo de unidade"

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, desafiou nesta quinta-feira Benny Gantz, líder do partido rival, para formar um "governo de unidade". As eleições em Israel, na terça-feira, determinaram um cenário em que nem o partido Likud …

Dez anos depois, Naide Gomes vai receber medalha de bronze dos Mundiais

A antiga atleta portuguesa Naide Gomes vai receber, nos Mundiais de atletismo, em Doha, a medalha de bronze referente à prova de salto em comprimento dos Mundiais de 2009, que se disputaram em Berlim. A antiga …

Filho de José Eduardo dos Santos começa a ser julgado a 25 de setembro

O ex-presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos vai começar a ser julgado a 25 de setembro. "Zenu" é acusado de branqueamento de capitais e peculato. José Filomeno dos Santos, antigo presidente do …

Opções de Bruno Lage criticadas. "Não faz sentido estrear jovens"

Na sequência da derrota caseira com o RB Leipzig, em jogo da primeira jornada da Liga dos Campeões, o empresário Bruno Costa Carvalho criticou as opções do treinador benfiquista. "Não faz sentido o Lage, a quem …

Associações querem maior acesso a medicamentos inovadores para esclerose múltipla

Associações representativas dos cidadãos com esclerose múltipla divulgaram esta quinta-feira uma carta aberta em que defendem um maior acesso a medicamentos inovadores e que cada doente tenha um plano integrado de gestão da doença. Na carta …

Conceição sobre Nakajima: "Não basta ter contrato com o FC Porto, é preciso senti-lo"

Na antevisão ao jogo com o Young Boys para a Liga Europa, que acontece esta quinta-feira no Estádio do Dragão, o treinador tentou pôr um ponto final na polémica com o jogador japonês. Depois da vitória …

Arábia Saudita diz que ataque foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão"

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita defende que o ataque a duas instalações petrolíferas no sábado foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão". As tensões começam a escalar no Médio Oriente, principalmente após o ataque de sábado …

Elisa Ferreira vai tutelar fundos distribuídos pelo marido. PE reunido para analisar "conflito de interesses"

A comissária portuguesa vai gerir a pasta que integra os fundos distribuídos pelo marido, presidente da CCDRN. Eurodeputados falam em conflito de interesses. A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) está reunida em Estrasburgo, …

​ERSE diz que "não tem capacidade" para analisar preço dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) admitiu que não tem capacidade para analisar o preço dos combustíveis, afirmou a presidente do regulador, Cristina Portugal, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e …

Autarca de Amarante nega ter participado em viagem à Turquia

A Câmara de Amarante informou hoje que "nenhum autarca" do município participou numa viagem à Turquia, paga por uma empresa investigada pelo Ministério Público (MP). Em comunicado enviado ao ZAP, a câmara refere que o presidente …