Empresa transforma ar em água potável para combater a crise na Faixa de Gaza

(dr) Watergen

Foram instalados dispositivos Watergen na Faixa de Gaza em hospitais e espaços públicos

A empresa israelita Watergen descobriu uma forma de produzir água potável a partir do ar para ajudar os residentes da Faixa de Gaza.

A empresa Watergen, do milionário Michael Mirilashvili, instalou na Faixa de Gaza três dispositivos que produzem água potável a partir do ar – literalmente. De acordo com a Euronews, os equipamentos são capazes de produzir até seis mil litros de água potável por dia, dependendo da humidade do ar.

Os dispositivos Watergen usam energia solar para concretizar todo o processo, adaptando-se aos recursos do local. Depois de capturar a humidade, a máquina condensa o ar em água e realiza a filtração, para torná-la potável instantaneamente.

Na Faixa de Gaza, foram instaladas três máquinas Watergen, que custam perto de 61 mil dólares cada uma (aproximadamente 49.600 euros). Dois dispositivos foram enviados para o local pela empresa de Mirilashvili, enquanto que o terceiro foi doado pelo Instituto Arava de Estudos Ambientais.

O objetivo é ajudar qualquer pessoa, desde comunidades de vilas rurais remotas a residências particulares na cidade.

Juntos, os equipamentos são capazes de produzir até 18 mil litros por dia. No entanto, as máquinas ficam muito longe de atender toda a procura de água potável por parte dos dois milhões de habitantes da região.

“Mas é um começo”, disse o engenheiro Fathi Sheikh Khalil, citado pelo Tech Times.

A Faixa de Gaza tem sido muito penalizada pelo agravamento da crise de água na região. O aquífero já foi contaminado por poluentes e degradado pela intrusão de água salgada, tendo provocado um aumento de casos de diarreia e cálculos renais na população.

A Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que apenas 3% da água de Gaza atende aos padrões internacionais e previu que as pressões ecológicas podem tornar o local “impossível de viver”. A chegada destas máquinas pode ser uma grande ajuda para a população.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …