Aquecimento global vai afectar sabor da cerveja

tainara / Flickr

-

Muito se tem falado nas alterações climáticas, e no quanto estão a ser prejudiciais para a Terra em tantos aspectos. Porém, o que ainda ninguém tinha mencionado, é que o aquecimento global pode interferir no sabor da cerveja, e no preço.

Quem chama a atenção para esta questão é uma equipa de cientistas australianos. Peter Gous, da Universidade de Queensland, revela-se verdadeiramente preocupado com os efeitos do clima na produção da cerveja.

A investigação, publicada no Journal of Cereal Science, teve o objectivo de testar como a falta de água pode afectar a qualidade dos grãos de cevada.

Para o cientista, o amido dentro dos grãos de cevada cultivados com pouca água é bastante diferente dos bem regados. A escassez de água, provocada pelas frequentes e severas secas, faz alterar a estrutura do amido, o que leva Gous a acreditar que, num futuro não muito longínquo, será mais difícil consumir uma cerveja de qualidade.

Para além da interferência no sabor, os cientistas acreditam também que os consumidores terão de pagar mais por uma cerveja.

«Se perguntar a qualquer produtor de cerveja, ele irá dizer que a qualidade do amido e a fermentação afectam o gosto» da bebida, afirmou Gous, acrescentando que «em vez de se pagar 5 euros por uma cerveja, poderá acontecer ter de se pagar entre 15 a 20 euros para consumir uma cerveja com a mesma qualidade e quantidade dos dias de hoje».

A boa notícia para os apreciadores desta que foi, provavelmente, a primeira bebida alcoólica criada pelo ser humano, é a existência de uma nova variedade de cevada resistente à seca, mas que mantém a qualidade original.

Denominada de “stay-green”, esta espécie de cevada pode ajudar a manter a qualidade do grão estável, mesmo num planeta fortemente ameaçado pelo aquecimento global.

Não podemos falar pelo resto do mundo, mas aqui por Portugal, onde, em 2013, se consumiu 4,9 milhões de hectolitros de cerveja, agradecem-se todos os esforços feitos no sentido da não alteração da bebida… ao nível do sabor, e preço, claro!

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Metro do Porto compra 18 novos veículos e assegura mais 60 mil lugares por dia

A Metro do Porto assinou esta terça-feira o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a …

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …