Aquecimento global vai afectar sabor da cerveja

tainara / Flickr

-

Muito se tem falado nas alterações climáticas, e no quanto estão a ser prejudiciais para a Terra em tantos aspectos. Porém, o que ainda ninguém tinha mencionado, é que o aquecimento global pode interferir no sabor da cerveja, e no preço.

Quem chama a atenção para esta questão é uma equipa de cientistas australianos. Peter Gous, da Universidade de Queensland, revela-se verdadeiramente preocupado com os efeitos do clima na produção da cerveja.

A investigação, publicada no Journal of Cereal Science, teve o objectivo de testar como a falta de água pode afectar a qualidade dos grãos de cevada.

Para o cientista, o amido dentro dos grãos de cevada cultivados com pouca água é bastante diferente dos bem regados. A escassez de água, provocada pelas frequentes e severas secas, faz alterar a estrutura do amido, o que leva Gous a acreditar que, num futuro não muito longínquo, será mais difícil consumir uma cerveja de qualidade.

Para além da interferência no sabor, os cientistas acreditam também que os consumidores terão de pagar mais por uma cerveja.

«Se perguntar a qualquer produtor de cerveja, ele irá dizer que a qualidade do amido e a fermentação afectam o gosto» da bebida, afirmou Gous, acrescentando que «em vez de se pagar 5 euros por uma cerveja, poderá acontecer ter de se pagar entre 15 a 20 euros para consumir uma cerveja com a mesma qualidade e quantidade dos dias de hoje».

A boa notícia para os apreciadores desta que foi, provavelmente, a primeira bebida alcoólica criada pelo ser humano, é a existência de uma nova variedade de cevada resistente à seca, mas que mantém a qualidade original.

Denominada de “stay-green”, esta espécie de cevada pode ajudar a manter a qualidade do grão estável, mesmo num planeta fortemente ameaçado pelo aquecimento global.

Não podemos falar pelo resto do mundo, mas aqui por Portugal, onde, em 2013, se consumiu 4,9 milhões de hectolitros de cerveja, agradecem-se todos os esforços feitos no sentido da não alteração da bebida… ao nível do sabor, e preço, claro!

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …