Aprovada na generalidade proposta do PS que limita comissões no MB Way

Miguel A. Lopes / Lusa

A proposta do PS que limita as comissões bancárias nas plataformas eletrónicas como o MB Way foi aprovada, esta quinta-feira, na generalidade. Os projetos lei de BE, PCP e PAN passam para a especialidade.

Os deputados aprovaram esta quinta-feira, na generalidade, a proposta do Partido Socialista que limita as comissões bancárias nas plataformas eletrónicas como o MB Way. Segundo o Observador, as propostas do BE, PCP e PAN que tencionavam proibir as comissões baixaram à especialidade.

O PS pretende “limitar a cobrança de comissões pelos prestadores de serviços de pagamento nas operações de levantamento de fundos, realização de pagamentos de serviços ou de transferências, ou através de plataformas eletrónicas de natureza financeira operadas por terceiros”.

Assim, a proposta socialista proíbe os bancos de cobrarem comissões em transferências em plataformas eletrónicas até 100 euros ou 500 euros durante o período de um mês. Acima destes limites, a comissão bancária terá de ter um teto máximo a ser definido.

O projeto lei foi aprovado com os votos a favor de PS, BE, PAN, Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira. PSD, PCP, CDS-PP, PEV e Iniciativa Liberal abstiveram-se.

A proposta do PS limita também as comissões na emissão do distrate, proíbe comissões em declarações de dívida para apoios sociais e serviços públicos e ainda em alterações unilaterais nos contratos de crédito ao consumo.

O PS já tinha reconhecido que o sucesso de aplicações como o MB Way “suscitou que a banca as encarasse como novas fontes de comissionamento”. Desde então, bancos como a Caixa Geral de Depósitos, o BCP, o Santander e o BPI criaram aplicações próprias onde isentam as transferências de alguns clientes — cobrando um valor elevado aos que usem a aplicação MB Way.

As propostas de BE, PCP e PAN passam todas para debate em comissão parlamentar por 60 dias, adianta ainda o Observador.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia. Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a …

Parlamento levanta imunidade a André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar permite a André Ventura responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre o jantar-comício nas presidenciais, que contou com mais de 170 pessoas. O Parlamento levantou, esta sexta-feira, a …

Adeptos do Parma contestam regresso do Buffon "mercenário"

Faixa exibida à porta do estádio do Parma recorda saída para a Juventus, em 2001: "Saíste como mercenário". Gianluigi Buffon está de volta ao Parma, 20 anos depois. Mas nem todos os adeptos do emblema italiano …

Ex-adjunta da ministra da Justiça vai investigar corrupção no Governo

A magistrada Carolina Costa, que foi adjunta da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, foi escolhida para integrar o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Ora, este órgão, está a investigar vários elementos …

Coro de críticas ao "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa aumenta. Governo insiste que medida é constitucional

O Governo insiste que o "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma medida prevista na situação de calamidade, mas o coro de críticas aumenta. Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a ministra Mariana Vieira …

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …