Parlamento aprova comissão de inquérito ao Novo Banco

Manuel de Almeida / Lusa

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, por unanimidade, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Novo Banco proposta pelo BE, bem como outras iniciativas semelhantes de Iniciativa Liberal e PS, estas com o voto contra do PSD.

Em cima da mesa esteve ainda uma proposta do Chega, que foi chumbada por PS, PSD, PCP, Os Verdes, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, enquanto BE, CDS-PP, PAN e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues votaram a favor.

As iniciativas versavam o universo do Novo Banco, mas com ligeiras nuances quanto ao período temporal a investigar ou o âmbito e o objeto do inquérito, incluindo ou não o período anterior à resolução do extinto BES, como propunha o PS e a Iniciativa Liberal, ou o alargamento da análise, por exemplo, ao financiamento de campanhas ou partidos políticos, no caso do partido nacional populista de André Ventura.

A aprovação de três propostas sobre o mesmo tema é algo inédito, tal como assinalou Fernando Negrão, o vice-presidente do Parlamento. Segundo o jornal Público, por sugestão do social-democrata Duarte Pacheco, os serviços parlamentares vão somar os vários pontos das três propostas num único texto, algo que reuniu consenso entre os deputados.

Os objetos das três CPI aprovadas vão, então, ser vertidas para a formação de um único inquérito parlamentar, algo a apurar na próxima reunião da conferência de líderes do Parlamento.

De acordo com o jornal online Observador, outra incógnita, neste momento, é a do calendário de realização dos trabalhos, sendo certo que as audições só poderão arrancar depois de o Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) ser aprovado, o que deverá acontecer até final de novembro.

“O senhor deputado é do pior que o sistema tem”

Durante o debate que decorreu esta sexta-feira, o deputado do PSD Hugo Carneiro afirmou que o partido estava contra propostas que repitam a comissão de inquérito ao BES.

Do lado do CDS, a deputada Cecília Meireles diz que os centristas não se opõem a voltar ao tempo anterior à resolução, mas defende que o essencial é perceber se os prejuízos que estão agora a aparecer “vêm do passado”, ou se resultam de uma “péssima gestão que vendeu ativos ao desbarato”, cita o jornal digital.

O PS quer conhecer a história toda: a resolução e a venda. Não queremos só parte da história, percebo o incómodo do PSD que não está interessado nesta parte da historia”, declarou, por sua vez, o deputado socialista Fernando Anastácio.

Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, defendeu que a auditoria da Deloitte ao Novo Banco tornou a comissão de inquérito ainda “mais necessária”. “Queremos que se investigue para pôr termo ao abuso e travar a sangria de recursos que está em curso. É por isso que a levamos tão a sério”.

Os comunistas, pela voz de Duarte Alves, não irão criar obstáculos a esta comissão de inquérito, mas recordam o “habitual passa culpas entre o PS e o PSD”. “Participaremos nos seus trabalhos, como sempre, para que sejam apurados os factos e as responsabilidades políticas. Não contribuiremos para que a comissão de inquérito sirva para que PS, PSD e CDS encubram, com encenações de estupefacção, indignação e passa culpas, ou em busca de bodes expiatórios, as suas responsabilidades em todo este processo”.

Segundo o diário, a discussão acabou por levar ainda a uma troca de acusações entre Mariana Mortágua e André Ventura, com a deputada a acusar vários elementos do Chega de estarem ligados a negócios do universo BES. “O senhor deputado não é só um político do sistema, é do pior que o sistema tem“, apontou a bloquista.

Ventura respondeu à deputada bloquista, referindo que o Chega está em terceiro lugar nas sondagens e que não tem “nenhum dirigente preso por cultivar droga”, nem que “andou a vender casas pagas pela Segurança Social”, numa referência a Ricardo Robles.

Tal como recorda o Observador, esta será a oitava comissão parlamentar de inquérito à banca em 12 anos, e a segunda que vai debruçar-se sobre a herança do Banco Espírito Santo.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma comissão para os deputados meterem umas largas centenas de euros no bolso fazerem a lavagem de roupa suja e o resultado vai ser igual ao resultado de todas as comissões.

RESPONDER

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …