/

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

30

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física.

Burns apresentou recentemente o seu conceito para esta nave: um motor helicoidal, que não necessita de combustível para gerar impulso, tal como noticia o portal Science Alert.

O seu projeto (Helical Engine), que o mesmo portal reconhece ser controverso, baseia-se em explorar a forma pela qual a massa pode mudar em “velocidades relativísticas“, isto é, aquelas que se aproximam da velocidade da luz no vácuo.

Apesar do conceito não ter sido ainda considerado por especialista e de o projeto violar as leis da Física tal como as conhecemos, o engenheiro da agência espacial norte-americana mostra-se à vontade para propor a nave.

Sinto-me à vontade para propor” este projeto (…) Se alguém disser que não funciona, serei o primeiro a dizer que vale a pena tentar”, disse o cientista da NASA à New Scientist.

Para explicar o modelo hipotético do motor, Burns descreveu uma caixa com uma carga interna, mas sem atrito com a superfície, segundo uma nota publicada no site da NASA. As extremidades da carga são unidas por molas que as conectam às paredes da caixa.

O efeito deste motor é que, no vácuo, a caixa irá oscilar, enquanto a carga permacerá imóvel. Se a massa da carga aumentar repentinamente durante as oscilações, causará um impulso, explica a Russia Today.

O que diz a Relatividade Espacial

De acordo com a relatividade especial, os objetos ganham massa à medida que se aproximam da velocidade da luz. Então, se o peso for substituído por iões e a caixa por um loop, em teoria, pode conseguir-se que os iões se movam mais rapidamente numa extremidade do loop e mais lentamente na outra.

Contudo, o motor hipotético de Burns não é um circuito fechado: é antes helicoidal, com uma mola esticada, daí o termo de “motor helicoidal”.

Nestas circunstâncias, os iões são a carga e a caixa é o circuito no qual as partículas se movem. Os iões aceleram a velocidades relativísticas moderadas, sendo que a sua massa começa a mudar um pouco à medida que a velocidade aumenta. Estas partículas movem-se para frente e para trás ao longo do contorno, criando impulso numa dada direção.

No caso de um motor helicoidal, a espiral deve atingir cerca de 200 metros de comprimento e 12 metros de diâmetro, de acordo com os cálculos de Burns. Serão ainda necessários 165 megawatts de energia para produzir um Newton (1N) de impulso.

Ainda assim, Burns acredita que o seu projeto para o motor ainda hipotético tem potencial para o futuro, principalmente em ambientes de baixa fricção, como o Espaço sideral. “[No vácuo do Espaço] O próprio motor seria capaz de atingir 99% da velocidade da luz se tivéssemos tempo e energia suficientes”, rematou Burns.

ZAP //

30 Comments

  1. A ideia é simples e imaginativa mas… não funciona…. Segundo a proposta uma nave faz oscilar uma massa entre a parte da frente a parte de trás: na traseira tem um momento no sentido longitudinal p1=m.v quando chega à parte dianteira sem ter qualquer força aplicada longitudinal terá um momento p2= m2 .v. A massa m2 agora é superior (efeito relativistico com velocidades próximas da velocidade da luz) devido à sua velocidade de rotação, e a velocidade longitudinal v mantém-se constante porque não houve forças longitudinais aplicadas portanto quando for refletida na dianteira terá um impulso superior do que quando é refletida na traseira. Portanto isto funciona, certo ? Errado! Segundo a mecânica relativistica mesmo que não haja Força aplicada numa direção a velocidade nessa direção pode alterar-se. O que sabemos é que, sem forças externas aplicadas o momento se mantém. Logo na parte dianteira a massa m2 pode aumentar mas a velocidade v2 diminuirá proporcionalmente. O momento resultante no sentido longitudinal mantém-se constante, logo não há diferença nos impulsos nos dois extremos da nave. Portanto simplesmente não funciona. O que é estranho, é porque é que um “engenheiro da NASA” não percebeu isso …. (o relatório interno da NASA com a proposta está acessível em https://ntrs.nasa.gov/search.jsp?R=20190029657 )

  2. Muita firula e nada de concreto, mais de 50 anos que dizem terem ido a Lua, tecnologia perdida que não consegui reproduzir, filmagens Históricas perdidas, suposto foguete pra ir a Marte que não alcança nem 200 metros de altitude…
    Astronautas que só fazem treinos embaixo D’água , sendo que o meio onde atuaram é o Vácuo do Espaço… WTF
    Só teoria e mais teoria Star Trek…
    Minha Opinião, até às Histórias da Carochinha são mais convincentes !!!

    • Não é por falta de vídeos que você não vai acreditar, procure no YouTube, tem um monte de vídeos e embora sejamos leigos, dá pra ver que os vídeos são originais! São feitos treinamentos debaixo d’água, com aviões e no espaço também! Tem diversas sondas em Marte! Não faz sentido algum a NASA inventar história a esse respeito, já que são coisas plenamente possíveis de fazer!

      • Hahahahah….
        Coisas plenamente possíveis de se fazer !?
        O problema são pessoas com um pouco mais de curiosidade, e não simplesmente ficar igual filhote de passarinho de boca aberta aceitando tudo que vomitam pra elas.
        Possíveis de se fazer seria diversos Países em grande escala fazendo viagens até a estação Espacial, nesses 50 anos no mínimo uns 5 Países já terem pousado na Lua e cada qual já ter estabelecido sua Base.
        E quando você procurar no YouTube dúvido conseguir achar vários e vários vídeos de treinamento dos Astronautas em câmaras de Vácuo, testes de motores dos Foguetes sendo em câmaras de Vácuo e não apenas todo aquele Carnaval pra mostrar Motores fazendo fumaça com toda sua potência e os Astronautas nadando o tempo todo em Piscina.
        O AMBIENTE ONDE SUPOSTAMENTE OS ASTRONAUTAS VÃO ATUAR É TOTALMENTE LAZARENTO O TEMPO TODO, TEMPERATURAS ADVERSAS A CADA SEGUNDO, RADIAÇÕES DAS MAIS FODIDAS CITANDO APENAS A GAMA QUE POR SI SÓ JÁ É CAPAZ DE ATRASAR QUALQUER COISA.
        E O VÁCUO QUE NINGUÉM PARECE ENTENDER A SUA FORÇA.

        https://youtu.be/6MDUy_uyTro

        NESTE VIDEO MOSTRANDO A FORÇA DO VÁCUO SOBRE UM VAGÃO DE TREM NÃO CHEGA NEM PERTO DA FORÇA DO VÁCUO NO ESPAÇO !!!
        AGORA COMO AQUELE PIJAMINHA É CAPAZ DE AQUENTAR TAMANHA PRESSÃO ???

        20 Bilhões de Dólares por Ano é mais do que suficiente pra esses caras a cada momento inventar uma Desculpa aqui e outra ali.
        Nas Histórias da NASA você olhando e estudando com mais cuidado, você vai encontrar mais discrepâncias e Gagadas Históricas. Do que algo que faça você acreditar nestas Histórias.

      • Cara, concordo contigo em tudo!!! Ainda bem que existem pessoas como nós com bom senso e inteligência o suficiente para não acreditar em tudo que tentam nos empurrar goela abaixo. Abraço

      • Ainda bem que tem pessoas que se vêem como mais inteligentes que as outras! Isso é importante! Me lembrei de um ditado: Se uma pessoa tem que afirmar o tempo todo que é inteligente, é porque seus argumentos não são suficientes!

      • Que grande confusão por aí vai. Não é necessário gritar besteiras para que deixem de ser besteiras. Existem provas factuais, documentais, amostras, testes, experiencias e muito material diverso disponível online ( não procure no YouTube que só encontra o lixo que quer ver produzido por pessoas que querem ganhar uns troços com conteúdos populistas tipo teoria da conspiração).

      • Caro Jorge, não vale a pena. É o efeito de Dunning–Kruger em toda a sua plenitude. Quanto menos sabem mais pensam que sabem.

      • Aí meu caro é uma questão de financiamento e interesse de cada país! Cada um tem sua prioridade e orçamento! Colocar o homem no espaço custa muito caro, muito mesmo! Além de ser necessário muita pesquisa! Acredita ou não quem quiser e isso tem que ser respeitado!

      • Nós sabemos e percebemos o vácuo, logo conseguimos criá-lo, a única coisa que não sabemos é como funciona e e cria a Gravidade, e mesmo assim você disse que mandam os foguetões para o espaço, logo a parte mais complicada de um lançamento é ao inicio e ao fim.
        Se conseguiram fazer e está gravado e comprovado, lançaram o foguetão, após chegar ao tal vácuo os corpos mexem-se á mesma velocidade que foram insurgidos ao inicio ou quando entraram nesse meio, logo nem é preciso gastar combustivel para chegar á lua ou a outro qualquer local no espaço, só se necessita de maneira de sobreviver no espaça mais á conta de oxigénio vitalício e comida/água.

  3. Incrível como fazem de tudo pra se promover mesmo, como disse meu amigo Luiz rato, “como um engenheiro da NASA não sabe que isso vai dar errado”
    Errado pelo motivo já exposto e também por não haver impulso pois a força aplicada na parte de trás, é a mesma que retornaria para frente se anulando, quando para um corpo sair da inércia, precisaria de uma força no sentindo agindo no sentido inverso ao do objeto que quer se deslocar

    • Se o impulso se carregar de forma lenta? Sei lá, sou leigo no assunto, mas entendi assim.. uma nave com um dispositivo que gera força como se fosse uma mola que você estica e solta, na hr que solta ela colide com força e velocidade gerando impulso, mas pra carregar denovo indo de forma mais lenta ja instável com a nova velocidade será que não daria?

  4. É por isso que os estadunidenses estão onde estão, eles acreditam. Todo grande gênio, sempre antes de fazer algo histórico é chamado de louco. Nicolas Tesla que o diga. Não estou dizendo que o tal engenheiro será gênio ou que o projeto dele vai se concretizar. Mas nós sempre começamos errado. Idéias devem ser encorajadas, as críticas podem vir depois.

  5. Cara é uma hipótese fantástica, se ela se concretizar isso poderia mudar a forma de ver as coisas a nossa volta em um nível quântico, se conseguirmos atingir a velocidade da luz nós poderíamos até mesmo voltar no tempo, assim como diz na teoria de Albert Einstein, porém o único problema seria de criar paradoxos temporais, mas são apenas detalhes, achei genial a forma de se pensar, se realmente der certo está ideia nós estaríamos muito perto de um grande avanço na tecnologia, além também de podermos abrir várias incógnitas sobre o quanto nos realmente sabemos do universo

  6. Se está lá na NASA é por ser alguém, não entrem ali qualquer formado em fizica, apenas os melhores… Vocês nem sabem nem 1% do que se está a fazer ali dentro mas criticam, vocês têm direito mas ele disse de primeira vez ” vale tentar”

  7. O caminho será o de aproveitar as forças magnéticas criadas entre cada planeta e controlar a nave de forma a ser puxado ou empurrado por elas, sem mesmo ser necessário um “motor interno comum”, como se a nave fosse um pequeno planeta circulando ao sabor das forças exteriores. Terá que haver um motor auxiliar sim, mas nos voos planetários, as forças exteriores serão as que darão propulsão (atracção repulsão) e será assim possível atingir velocidades superiores e com energia inesgotável.

  8. O engraçado é que nenhum de vcs trabalha na nasa, finge que intende do assunto. Ae eu pergunto… Ja fizeram alguma nave? Não né? Agora parem de teoria!

    • Na verdade eu acredito sim! Piadas a parte, é totalmente possível! Como foi dito acima por um colega, “todo gênio é chamado de louco antes de mostrar todo seu potencial”. Tudo que foi inventado começou com a teoria e imaginação de alguém, depois foi colocada em pratica…Veja a invenção do telefone ou da lâmpada elétrica! Até mesmo do primeiro foguete que levou o primeiro homem ao espaço!

  9. Admiro pessoas que pensam diferente. Pena que ele errou nas considerações e o motor não irá funcionar. Mesmo assim devemos ter mais pessoas com pensamentos audaciosos para continuarmos em uma possibilidade real.

  10. Leiam a respeito do elemento 115,tudo e possível.Através dos questionamentos e das dúvidas com devido respeito as opiniões alheias e com bom senso se chega a grandes descobertas.
    Descutir idéias é sempre muito bom.

  11. Lembro uma historinha. Um corredor estava bem tranquilo na prova. Ao seu redor as pessoas fazendo críticas, desestimulando, chamando de louco… No entanto, ele venceu. Foram reparar, o corredor era surdo.
    A teoria deste motor promete. Embora seja comparado a um motor de um só “pistão” (mono).
    Precisa pensar em algo com dois ou mais “pistões”. Melhor ainda se as laterais fossem giratórias para aumentar o impulso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.