Apple retira voz feminina como definição padrão da Siri

Siri, assistente virtual da Apple

O assistente virtual da Apple vai deixar de ter a voz feminina como definição padrão, passando os consumidores a poder escolher entre várias opções.

A Apple anunciou, esta quarta-feira, que os seus dispositivos móveis vão começar a dar aos consumidores a possibilidade de escolher entre várias vozes no momento em que estiverem a configurar o assistente virtual Siri, conta a cadeia televisiva CNN.

Atualmente, a gigante tecnológica permite que os utilizadores escolham entre uma voz masculina e feminina, bem como entre vários sotaques diferentes, nos quais se inclui o americano, o britânico, o indiano e o irlandês.

No entanto, nos Estados Unidos, a definição padrão do assistente virtual é a voz feminina, enquanto que em alguns países, como o Reino Unido, a definição padrão é a voz masculina.

Além desta novidade, a Apple disse ainda que vai acrescentar duas novas vozes. “Estamos entusiasmados por introduzir duas novas vozes Siri para pessoas que falam Inglês e a opção para que os utilizadores possam selecionar a voz que desejam no momento de configurar os seus dispositivos”, disse a empresa em comunicado.

“Esta é a continuação do compromisso de longa data da Apple com a diversidade e a inclusão, assim como produtos e serviços que são desenvolvidos para melhor refletir a diversidade do mundo em que vivemos.”

Segundo a estação norte-americana, estas alterações já estão disponíveis no novo sistema operativo iOS 14.5 beta, que foi lançada esta quarta-feira, e também entrarão em vigor para os consumidores que tiverem de configurar um novo dispositivo da Apple quando a atualização de software for lançada de forma mais ampla, ainda este ano.

Os estereótipos de género entre assistentes virtuais como a Siri, a Alexa (da Amazon) e o Google Assistant há muito que são uma preocupação. Em 2019, um relatório das Nações Unidas alertou para o facto destas assistentes virtuais perpetuarem a ideia de que as “mulheres são prestáveis, dóceis e estão ansiosas por agradar”.

Numa entrevista ao ZAP, à margem da sua participação na Web Summit desse ano, a diretora para a Igualdade de Género da UNESCO, Saniye Gülser Corat, explicou que o problema não está nas assistentes virtuais em si, mas sim na forma como as pessoas que estão por detrás delas as estão a desenvolver.

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …