/

Apple apresenta novo Mac Pro e mudanças nos sistemas operativos

A Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple começou ontem, nos Estados Unidos, e foram desde já anunciadas grandes novidades para o futuro da marca, nomeadamente um novo Mac Pro e mudanças nos sistemas operativos.

De 3 a 7 de junho, a The Apple Worldwide Developers Conference divulga as mais recentes criações e inovações da empresa norte-americana líder do setor tecnológico. Os amantes da marca foram presenteados com uma série de novidades, incluindo mudanças nos sistemas operativos e um novo Mac Pro.

As mudanças começam pelo sistema operativo do serviço de televisão da Apple. O novo tvOS conta com uma ecrã inicial totalmente remodelado. Uma nova secção chamada Up Next mostrará sugestões personalizadas para cada utilizador, tudo de acordo com o histórico de visualizações e gostos pessoais.

O Apple Music no tvOS terá letras de músicas sincronizadas com o que estiver a tocar, tudo em tempo real. O Apple Arcade também estará no tvOS 13, com a empresa a expandir o suporte do streaming de jogos para comandos da Xbox One S e o DualShock da PlayStation 4.

O novo sistema operativo do relógio Apple, o watchOS 6, chega também com novas alterações no design e novas aplicações para o Apple Watch, incluindo um gravador de voz, áudio livros e uma calculadora.

Já para telemóvel, a principal mudança no sistema operativo iOS é a nível visual. Será introduzido um novo “modo noturno”, que também traz mudanças de aparência do teclado. Nos mapas, virar o telemóvel na horizontal vai permitir ao utilizador ter um acesso mais alargado ao mapa.

As mudanças chegam também ao iPad, que vai contar com uma melhor gestão de ficheiros, uma maior capacidade de multitasking e vai conseguir ler pens USB. “O iPad foi construído nas fundações técnicas do iOS, mas ao longo dos anos o iPad evoluiu para algo único. Chegou a hora de reconhecer a plataforma de uma forma especial”, disse Craig Federighi, citado pelo dn_insider.

No computador, a nova atualização no sistema operativo macOS permite converter aplicações do iPad para Mac. A maior inovação é o Project Catalyst, um programa de desenvolvimento de aplicações Apple, que permite rapidamente converter de iPad para Mac. “Pela primeira vez podes criar uma aplicação que funciona em iPhone, iPad e Mac”, revelou-se no WWDC.

Um novo Mac Pro

Além dos sistemas operacionais, a Apple aproveitou para revelar um novo Mac Pro, admitindo que o Mac Pro de 2013 foi um erro. O novo computador chega totalmente redesenhado por dentro e por fora.

Por dentro, o novo Mac Pro é modular e flexível, o que resolve grande parte das críticas anteriores. A máquina tem processador Intel Xeon de até 28 núcleos e 300W de potência, além de contar com um sistema de cooling potente para evitar qualquer sobreaquecimento.

O Mac Pro de 2019 chega ainda com um módulo de expansão personalizado chamado MPX, que aproveita um backbone Thunderbolt 3 dedicado na motherboard para fornecer energia adicional e conectividade de alta velocidade.

O produto chega aos EUA no próximo outono, custando a partir de 6 mil dólares — preço que vale para a versão mais modesta da máquina, com 32 GB de RAM, processador Intel Xeon de oito núcleos, GPU Radeon 580X e SSD de 256 GB. E para o novo Mac, a Apple preparou um monitor 6K de 32 polegadas, com preço de 5 mil dólares.

ZAP // CanalTech

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.