Apple compra Shazam por 400 milhões de dólares

Depois dos rumores que surgiram nos últimos dias a dar conta do interesse da Apple na compra deste serviço de reconhecimento de música, o negócio acabou mesmo por acontecer.

Segundo o Recode, a marca de maçã confirmou esta segunda-feira a aquisição do Shazam por 400 milhões de dólares, algo como 340 milhões de euros, montante muito abaixo dos mil milhões de dólares que a empresa valia em 2015. Este reduzido valor deve-se ao facto de a empresa ter revelado receitas de “apenas” 54 milhões de dólares o ano passado.

O serviço de reconhecimento de música conta com cerca de 100 milhões de utilizadores mensais. Não se sabe ao certo a razão da aquisição pela Apple, mas  alguns rumores referem que a Apple tem interesse na tecnologia de realidade aumentada do Shazam, já que a aplicação em si tem tecnologia de reconhecimento visual.

Ainda assim, esta compra por parte da Apple pode vir a mudar por completo o serviço Apple Music, já que a equipa do Shazam pode melhorar imenso a experiência de utilização e ajudar numa integração mais profunda com o iOS

Já o The Verge aponta ainda um detalhe importante: a partir de agora, quem usar o Shazam e clicar numa das músicas, será automaticamente redireccionado para o Apple Music, o que deverá originar um “desvio” de mais de um milhão de cliques do Spotify para o Apple Music.

Esta é a maior aquisição feita pela empresa da maçã desde a Beats, comprada há três anos por três mil milhões de dólares.

PARTILHAR

RESPONDER

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …

Líder dos vinhos da Bacalhôa deixa grupo de Joe Berardo

Nomeado há um ano administrador delegado na Sociedade da Bacalhôa, Frederico Falcão deixou o grupo de Joe Berardo, investidor e empresário que está no centro da polémica devido às dívidas à banca de mais de …

PSP alerta: cuidado com as burlas com falsos acidentes em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou esta quinta-feira a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas. Em comunicado, a PSP explica …

Manifestantes barricam-se em estação de metro de Hong Kong contra polícia antimotim

Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de Hong Kong. Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de …