Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos.

O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em casa para acompanhar os filhos menores de 12 anos colocados em isolamento profilático, por decisão das autoridades de saúde, vai manter-se neste ano letivo, continuando a deixar de fora as situações em que as crianças são enviadas para casa porque a escola ou a sua sala encerraram por terem casos de covid-19, sem que lhes seja passada declaração de isolamento.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclareceu que o subsídio por assistência a filho ou neto por isolamento profilático “está em vigor”, lembrando que “a sua atribuição depende da existência de declaração de isolamento profilático para o filho ou dependente por parte da autoridade de saúde”.

Isto significa, noticia o Público, que apenas os pais (ou avós) cujos filhos (ou netos) têm declaração por isolamento profilático podem pedir este subsídio.

No caso das crianças que são enviadas para casa porque a escola ou a sua sala fecharam e não têm declaração de isolamento passada pelo delegado de saúde, os pais têm as faltas justificadas com perda de remuneração sem direito a qualquer apoio.

Esta situação já aconteceu em junho em algumas cidades que viram as suas escolas encerradas por decisão das autoridades, sendo que a alternativa para não perderem remuneração é os pais meterem férias.

O apoio para assistência a filho ou neto por isolamento profilático foi criado em março de 2020 e destina-se aos trabalhadores por conta de outrem que faltam ao trabalho para acompanharem os filhos ou outros dependentes a seu cargo, menores de 12 anos, ou com deficiência ou doença crónica independentemente da idade, que não podem ir à escola por estarem em isolamento profilático certificado pelo delegado de saúde.

Os pais têm direito a receber um apoio correspondente a 100% da remuneração de referência líquida, tendo como limite mínimo 65% da remuneração ilíquida.

Contudo, caso se trate de assistência a neto, o subsídio pago aos avós corresponde a 65% da remuneração de referência.

O subsídio é pedido na Segurança Social Direta, através do preenchimento de um formulário e do envio da certificação de isolamento profilático, e tem a duração máxima de 14 dias.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois caranguejos à beira-mar

Os caranguejos são "hipnotizados" pelos campos eletromagnéticos dos cabos submarinos

Um novo estudo mostrou que os cabos submarinos podem estar a ter um "efeito hipnotizante" nos caranguejos castanhos. Mais preocupante: o campo eletromagnético produzido pelos cabos pode causar alterações celulares nos caranguejos comestíveis, tornando-os mais …

Método usa "capa de invisibilidade sonora" para fazer desaparecer objetos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Geofísica de Zurique, na Suíça, desenvolveu um método que usa a acústica para ocultar objetos.  Quando ouvimos música, não ouvimos apenas as notas produzidas pelos instrumentos: estamos também imersos …

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …