O apocalipse das abelhas não passa de um mito

Um estudo recente do Departamento de Agricultura dos EUA assinala que o número de colónias de abelhas de mel cresceu no país desde 2008.

Vários cientistas assinalaram que o alarme que anuncia um apocalipse de abelhas prestes a acontecer não tem fundamento, informa a Real Clear Science, citada pela RT.

No final de 2006, os meios de comunicação dos EUA começaram a falar de colapsos de colmeias, um fenómeno que se produz quando uma grande quantidade de abelhas obreiras desaparece e não volta às colmeias, abandonando assim as suas abelhas rainhas.

A situação descrita era grave, já que o contínuo desaparecimento de abelhas punha em perigo a produção de mel e a polinização de flores em plantas silvestres e cuturas agrícolas.

No entanto, segundo os dados do Departamento de Agricultura dos EUA, o número de colónias de abelhas de mel está em crescimento no país desde 2008. Dave Gulson, professor da Universidade de Sussex, assegurou durante uma entrevista ao podcast Science Vs que esta se trata de uma tendência global.

Apesar de tudo, as populações de abelhas, especialmente as silvestres, enfrentam muitas dificuldades. Mais do que pelo colapso de colónias, o seu declínio nos últimos anos deve-se a doenças, o uso de pesticidas e alterações climáticas.

Entre estas causas, o professor destaca o varroa, um ácaro que infesta colmeias inteiras de abelhas. Além disso, o crescente desenvolvimento industrial e das mononculturas está a fazer desaparecer muitos dos habitats naturais das abelhas.

Os especialistas acreditam, no entanto, que ainda é cedo para falar de um “apocalipse” das abelhas de mel, mas assinalam para preservar a sua população é necessário prestar mais atenção à proteção do meio ambiente.

//

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A natureza encarregar-se-á de mostrar o resultado das nossas acções. Estão a tentar agora negar o que já se sabe: cada vez mais abelhas e colmeias morrem passado pouco tempo, a produção de mel em Portugal desceu para cerca de metade este ano, com cada vez mais mortes prematuras. Basta falar com apicultores e eles podem confirmar a evolução ao longo dos anos que é a que transmiti no início.

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …