O apocalipse das abelhas não passa de um mito

Um estudo recente do Departamento de Agricultura dos EUA assinala que o número de colónias de abelhas de mel cresceu no país desde 2008.

Vários cientistas assinalaram que o alarme que anuncia um apocalipse de abelhas prestes a acontecer não tem fundamento, informa a Real Clear Science, citada pela RT.

No final de 2006, os meios de comunicação dos EUA começaram a falar de colapsos de colmeias, um fenómeno que se produz quando uma grande quantidade de abelhas obreiras desaparece e não volta às colmeias, abandonando assim as suas abelhas rainhas.

A situação descrita era grave, já que o contínuo desaparecimento de abelhas punha em perigo a produção de mel e a polinização de flores em plantas silvestres e cuturas agrícolas.

No entanto, segundo os dados do Departamento de Agricultura dos EUA, o número de colónias de abelhas de mel está em crescimento no país desde 2008. Dave Gulson, professor da Universidade de Sussex, assegurou durante uma entrevista ao podcast Science Vs que esta se trata de uma tendência global.

Apesar de tudo, as populações de abelhas, especialmente as silvestres, enfrentam muitas dificuldades. Mais do que pelo colapso de colónias, o seu declínio nos últimos anos deve-se a doenças, o uso de pesticidas e alterações climáticas.

Entre estas causas, o professor destaca o varroa, um ácaro que infesta colmeias inteiras de abelhas. Além disso, o crescente desenvolvimento industrial e das mononculturas está a fazer desaparecer muitos dos habitats naturais das abelhas.

Os especialistas acreditam, no entanto, que ainda é cedo para falar de um “apocalipse” das abelhas de mel, mas assinalam para preservar a sua população é necessário prestar mais atenção à proteção do meio ambiente.

//

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A natureza encarregar-se-á de mostrar o resultado das nossas acções. Estão a tentar agora negar o que já se sabe: cada vez mais abelhas e colmeias morrem passado pouco tempo, a produção de mel em Portugal desceu para cerca de metade este ano, com cada vez mais mortes prematuras. Basta falar com apicultores e eles podem confirmar a evolução ao longo dos anos que é a que transmiti no início.

RESPONDER

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …