Apagão também cortou a água em várias casas. Porquê?

Supermercados sem água nas prateleiras? Havia mesmo quem não conseguisse abrir a torneira esta segunda feira. O que tem o corte de luz a ver com isto tudo?

Ao longo da tarde desta segunda feira, vários foram os testemunhos que chegaram ao ZAP de pessoas sem água em casa.

Não, não se trata de água quente — essa faltou a toda a gente que conta com um sistema elétrico de aquecimento de água. Falamos mesmo de inexistência de fluxo. Mas porque é que uma falha de luz gera falha de água?

Já no início da tarde a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) alertara nas redes sociais que poderiam existir interrupções no fornecimento de água. Isto porque existem muitos edifícios que contam com caixas subterrâneas, que necessitam de bombeamento da água para as habitações.

Essa bomba precisa de energia, e sem ela a água não sai da caixa, pelo que deixa de existir água nas casas. Nos principais centros urbanos, como Lisboa e Porto, a maior parte dos sistemas de água são deste tipo e dependem desse mecanismo.

Quando a luz foi restabelecida, a água voltou a todas as habitações.

Ainda assim, durante a tarde, o caos instalou-se, e em vários supermercados (abertos) era possível encontrar prateleiras de água vazias. Nos carrinhos de compras, era um dos produtos que mais se via.

Esta situação levou o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a pedir aos habitantes que “não açambarcarem água” nos supermercados, uma vez que ao município tinha o suficiente para abastecer as casas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.