Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa “atestado de incompetência”

2

FPF

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um “atestado de incompetência” aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais.

Segundo a edição deste sábado do jornal A Bola, o Conselho de Arbitragem está a preparar um programa de intercâmbio com “um país relevante do futebol europeu” que levará a que os jogos das ligas profissionais portuguesas tenham árbitros estrangeiros já a partir da próxima época.

Em declarações à agência Lusa, Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, disse preferir “aguardar para perceber a dimensão e intenção deste protocolo”.

“Temos a certeza que o presidente do Conselho de Arbitragem [José Fontelas Gomes] não aceitará que possa ser passado um atestado de incompetência aos nossos árbitros”, reagiu.

O líder da associação de árbitros garantiu que a APAF “não foi consultada” sobre este tema, do qual soube “através dos jornais”, o que considerou “grave” e com um sentido de oportunidade, “no mínimo, discutível”.

Segundo Luciano Gonçalves, o intercâmbio até “pode fazer sentido”, mas apenas “ao nível da formação”. “Mais do que isso, é apenas desvalorizar os nossos árbitros e as nossas competições”, considerou.

O presidente dos árbitros quis sublinhar que os juízes nacionais são “muito competentes para as nossas competições e para todas as grandes competições internacionais”.

“Confiamos nos nossos árbitros de futebol e futsal a 100% e temos imenso orgulho no seu profissionalismo, mesmo sabendo que existe caminho para melhorar e que existirá sempre margem para sermos melhores do que ontem”, frisou.

De resto, Luciano Gonçalves lamentou que não se fale “dos problemas de base da arbitragem” e lamentou o que aparenta ser uma tentativa de “resolver os problemas pela opinião pública e pelos media“.

“O importante e urgente é dotar o nosso futebol e os nossos árbitros com todas as competências e condições para que se tenha um futebol melhor. Com melhores regulamentos, com melhores condições, mais foco na política desportiva e menos na política de distração”, apontou o dirigente associativo.

// Lusa

2 Comments

  1. Eu era um fã de futebol. Adepto que via os jogos e ia ao estádio.
    A partir de uma certa altura, deixou tudo de fazer sentido. As arbitragens tiraram qualquer vontade de ver futebol e deixou de haver qualquer interesse.

    Os árbitros portugueses são convenientemente maus e incompetentes. Digo convenientemente porque decidem ser árbitros a sério em alguns jogos para manter a nota.

    Os árbitros portugueses são a causa do desinteresse que se sente pelo futebol.
    Digo isto, porque pessoalmente, conheço casos similares.

  2. Se tentassem a troca com os árbitros ingleses talvez os nossos aprendessem alguma coisa.
    Os franceses pelo que se vê nos jogos do campeonato deles ainda são piores.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.