Aos 85 anos, Siza Vieira vai construir uma torre de luxo em Nova Iorque

d.r. Fernando Guerra

Álvaro Siza Vieira

O arquiteto Álvaro Siza Vieira vai construir um prédio luxuoso em Nova Iorque, projeto que admitiu não esperar ter a oportunidade de levar a cabo nesta cidade norte-americana aos 85 anos.

Siza Vieira esteve em conversa com o crítico norte-americano Paul Goldberger no Átrio David Rubenstein do Lincoln Center, a que assistiram cerca de 200 pessoas, sobre a carreira do aclamado arquiteto português.

“Para qualquer arquiteto, as hipóteses de construir algo em Manhattan são muito pequenas. Eu pensava que com a minha idade, ninguém me ia convidar”, disse Siza Vieira, que é responsável pela construção de uma torre residencial de luxo no número 611 da Rua 56.

O projeto foi anunciado há quatro anos, como uma encomenda das empresas Sumaida+Khurana e LENY. Sabe-se que a torre terá uma altura de 120 metros, 80 habitações de luxo e uma dimensão de cerca de 16 mil metros quadrados.

A proximidade com outros edifícios já existentes foi algo que o preocupou no início, mas depois de desenhar um primeiro modelo, percebeu que tinha muitas outras condicionantes ao seu trabalho. Álvaro Siza disse que tem um engenheiro “fantástico” no projeto, com quem pode discutir todas as condições, necessidades e restrições de construção, como dar uma especial atenção à esquina do edifício que se vai situar na intersecção da 56 com a 11.ª Avenida.

Durante a conversa disse que em vários trabalhos, as referências aos edifícios nova-iorquinos eram frequentes, tendo acumulado conhecimentos sobre a construção da cidade, de tal forma que é como se este não fosse o seu primeiro trabalho na cidade.

“Quase que posso dizer que estava habituado a fazer trabalhos em Nova Iorque”, disse, embora lembrando que a realidade de contactar pessoalmente com os engenheiros e outros arquitetos é incomparável com a quantidade de estudo que tenha dedicado na teoria. É importante manter “o diálogo com as pessoas que vivem aqui, que trabalham aqui”, disse o arquiteto, para descobrir e perceber melhor os vários fatores da vida na habitação que está a construir.

Álvaro Siza acrescentou ainda que Nova Iorque tem a “qualidade” de os prédios aparecerem de repente e independentes um do outro, e que as construções são muito diferentes umas das outras, sem um design comum que as alinhe e quase “sem preocupação pelo vizinho”, ao contrário das cidades antigas da Europa.

A conversa, conduzida por Paul Goldberger, focou-se em grande parte na sua carreira, desde a paixão pela escultura, os estudos em arquitetura, os primeiros projetos, e a fase de “paranoia da especialização” em habitação social, como referiu.

Questionado pelo público sobre o que gostava de construir que ainda não o tenha feito, respondeu que ia sempre procurar fazer “outra coisa” e que ainda não desenhou um estádio de futebol, por exemplo. “Eu sempre achei que cada novo projeto ia ser interessante, e foi”, disse.

Álvaro Siza disse também que acredita na “continuidade da arquitetura” e que o ritmo de transformação da arquitetura altera-se com as gerações, porque os jovens da atualidade podem viajar mais, estudar com facilidade noutros países e comunicar através da Internet, oportunidades que não teve na juventude.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …