António Vitorino a caminho da EDP

ISCTE / Flickr

O antigo comissário europeu e ex-dirigente socialista António Vitorino

O antigo comissário europeu e ex-dirigente socialista António Vitorino

O socialista António Vitorino, antigo comissário europeu, foi proposto para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da EDP e ainda para presidente da mesa da Assembleia Geral.

António Mexia deverá também continuar à frente da EDP, naquele que será o quarto mandato consecutivo, de 2015 a 2017, cuja comissão executiva terá ainda dois novos administradores.

A informação surge na documentação enviada pela EDP à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira a propósito da Assembleia-Geral de acionistas de 21 de abril, onde as propostas serão votadas.

António Vitorino será, assim, um dos novos elementos do órgão que supervisiona a gestão e o trabalho da comissão executiva da EDP e que tem ainda a incumbência de nomear a Comissão de Vencimentos e a Comissão de Auditoria.

Luís Amado, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros dos governos de José Sócrates, também é proposto para vice-presidente do Conselho Geral e de Supervisão, órgão continuará a ser presidido pelo social-democrata Eduardo Catroga, que (por ter atingido o limite de mandatos como representante independente na gestão da empresa) passa a ser o representante da China Three Gorges, segundo as informações da EDP, de acordo com o Dinheiro Vivo.

Neste órgão, que integra os representantes dos acionistas e ainda elementos independentes, António Vitorino e Luís Amado – que é o atual presidente do Conselho de Administração do Banif e até dezembro do ano passado era vogal da REN – serão elementos independentes do CGS, ou seja, não estarão em representação de nenhum acionista.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sendo este Senhor socialista agora é que vamos ter a energia mais barata, porque com o outro, amigo dos “outros” a electricidade vai continuar a aumentar para os seus bolsos. Sabem de quem estou a falar?!

  2. Ah ganda Vitorino… De bambino militante, do banho maria pós Sócrates, de candidato a candidato, homem da política com ciência e do direito que não se misturou… Bons ventos p’a ti, já agora, sem eólicas… N/ temos guita p’a tanto.

  3. Por causa destes tachos politicos é que há tanta corrupção. Este homem já leva, saldo erro, treze tachos. O dia dele deve ter 72 horas.

  4. Não Sr. Moutadas. Não sabemos de quem esta a falar? Sabe que os Socialistas até comem bébés ao pequeno almoço, …. e ele há tantos, a qual deles se refere? Ao Cavaco? Ao Passos? Informe por favor, precisamos de confirmar na lista vip, porque se forem, há que tomar cuidados…

    • Comem? Por cada grávidez pagariam 300€ até à idade escolar dos rebentos…. Era regabofe de campanha. Só alguns acreditaram e perderam p/ outra maioria.
      Da suposta lista, além do CR7 também lá estará o Costa… Mau ensaio contra o ‘voyeurismo’…
      Palpite: Por exemplo, para todos e por cada, um tal filtro temporizado a soar ao 2º ou 3º acesso consecutivo. Para todos, idênticos pressupostos enunciados, embora não eliminando, pelo menos condiciona a devassa de trabalhadores ‘voyeur’ e que até podem residir em fracções do mesmo patamar… Ainda haverá uns quantos proprietários (pagam IMI), para quem o mais importante não é o quanto mas quem deve ao condomínio!?!

RESPONDER

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …