António Vitorino a caminho da EDP

ISCTE / Flickr

O antigo comissário europeu e ex-dirigente socialista António Vitorino

O antigo comissário europeu e ex-dirigente socialista António Vitorino

O socialista António Vitorino, antigo comissário europeu, foi proposto para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da EDP e ainda para presidente da mesa da Assembleia Geral.

António Mexia deverá também continuar à frente da EDP, naquele que será o quarto mandato consecutivo, de 2015 a 2017, cuja comissão executiva terá ainda dois novos administradores.

A informação surge na documentação enviada pela EDP à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira a propósito da Assembleia-Geral de acionistas de 21 de abril, onde as propostas serão votadas.

António Vitorino será, assim, um dos novos elementos do órgão que supervisiona a gestão e o trabalho da comissão executiva da EDP e que tem ainda a incumbência de nomear a Comissão de Vencimentos e a Comissão de Auditoria.

Luís Amado, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros dos governos de José Sócrates, também é proposto para vice-presidente do Conselho Geral e de Supervisão, órgão continuará a ser presidido pelo social-democrata Eduardo Catroga, que (por ter atingido o limite de mandatos como representante independente na gestão da empresa) passa a ser o representante da China Three Gorges, segundo as informações da EDP, de acordo com o Dinheiro Vivo.

Neste órgão, que integra os representantes dos acionistas e ainda elementos independentes, António Vitorino e Luís Amado – que é o atual presidente do Conselho de Administração do Banif e até dezembro do ano passado era vogal da REN – serão elementos independentes do CGS, ou seja, não estarão em representação de nenhum acionista.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sendo este Senhor socialista agora é que vamos ter a energia mais barata, porque com o outro, amigo dos “outros” a electricidade vai continuar a aumentar para os seus bolsos. Sabem de quem estou a falar?!

  2. Ah ganda Vitorino… De bambino militante, do banho maria pós Sócrates, de candidato a candidato, homem da política com ciência e do direito que não se misturou… Bons ventos p’a ti, já agora, sem eólicas… N/ temos guita p’a tanto.

  3. Por causa destes tachos politicos é que há tanta corrupção. Este homem já leva, saldo erro, treze tachos. O dia dele deve ter 72 horas.

  4. Não Sr. Moutadas. Não sabemos de quem esta a falar? Sabe que os Socialistas até comem bébés ao pequeno almoço, …. e ele há tantos, a qual deles se refere? Ao Cavaco? Ao Passos? Informe por favor, precisamos de confirmar na lista vip, porque se forem, há que tomar cuidados…

    • Comem? Por cada grávidez pagariam 300€ até à idade escolar dos rebentos…. Era regabofe de campanha. Só alguns acreditaram e perderam p/ outra maioria.
      Da suposta lista, além do CR7 também lá estará o Costa… Mau ensaio contra o ‘voyeurismo’…
      Palpite: Por exemplo, para todos e por cada, um tal filtro temporizado a soar ao 2º ou 3º acesso consecutivo. Para todos, idênticos pressupostos enunciados, embora não eliminando, pelo menos condiciona a devassa de trabalhadores ‘voyeur’ e que até podem residir em fracções do mesmo patamar… Ainda haverá uns quantos proprietários (pagam IMI), para quem o mais importante não é o quanto mas quem deve ao condomínio!?!

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …