António Costa viveu em duplex construído contra parecer da Câmara

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa

António Costa residiu num duplex, no centro de Lisboa, cuja construção está envolta em polémica, depois de os técnicos da Câmara terem chumbado o projecto.

O jornal Público adianta que António Costa viveu, durante dois anos, num duplex novo na Avenida da Liberdade, que terá sido construído contra um parecer técnico do Núcleo Residente da Estrutura Consultiva do Plano Director Municipal.

O líder do PS terá residido no apartamento entre Julho de 2012 e o final de 2014, altura em que se mudou para a moradia onde reside actualmente, no concelho de Sintra, alegando uma queda nos seus rendimentos.

António Costa terá feito o contrato de arrendamento desse duplex em 2012 e pagaria 1.100 euros de renda.

O Público também faz referência ao facto de António Costa ter entregue, no Tribunal Constitucional, a sua declaração de rendimentos com um atraso de 46 dias, atestando valores do trabalho dependente, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, da ordem dos 63 a 73 mil euros, e verbas do trabalho independente que rondam os 76 a 93 mil euros.

Os valores alusivos ao trabalho independente “resultam exclusivamente da colaboração com a SIC Notícias, no programa Quadratura do Círculo, e na Cofina, relativos a coluna no jornal Correio da Manhã“, cita o jornal.

Quanto ao atraso na entrega da declaração, António Costa alegou que estava à espera de uma certidão predial relacionada com a aquisição de um apartamento por parte da mulher, mas o Público sustenta que esse documento não é necessário para entregar a declaração de rendimentos.

Quanto ao duplex na Avenida da Liberdade, no âmbito de obras de ampliação no edifício onde se situava, houve um parecer desfavorável do Núcleo Residente da Estrutura Consultiva do PDM, em Setembro de 2008, por causa da cobertura do edifício.

Mas, em Dezembro de 2008, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, terá optado por privilegiar outro parecer, emitido pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), que considerava que o projecto estava em “relação harmoniosa” com a estrutura já existente.

A obra acabou por ser aprovada em Janeiro de 2009, “com votos 12 votos a favor e quatro contra (do PSD e de um vereador independente)”, descreve o jornal.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O caso de viver numa casa que ainda não está totalmente acabada de obras não quer dizer nada mau. Mau mesmo mau é andarem a perder tempo com isso, não era melhor preocupare-se porquê as pessoas se transformam em sem abrigo.

  2. Eles estgudaram todos pela mesma cartilha.
    Uns mais que outros, mas é evidente os rabos de palha e sempre que se dá uma cavadela, é só minhocas.

  3. Eu não sou socialista, antes pelo contrário, mas não me parece correcto fazer deste caso uma notícia. O senhor não violou qualquer lei, a obra foi aprovada, e para além de tudo isso, ele é arrendatário.
    Não se pode fazer política a qualquer custo. Este é o tipo de jornalismo sensacionalista, que deveria ser banido dos média.

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …