António Costa viveu em duplex construído contra parecer da Câmara

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa

António Costa residiu num duplex, no centro de Lisboa, cuja construção está envolta em polémica, depois de os técnicos da Câmara terem chumbado o projecto.

O jornal Público adianta que António Costa viveu, durante dois anos, num duplex novo na Avenida da Liberdade, que terá sido construído contra um parecer técnico do Núcleo Residente da Estrutura Consultiva do Plano Director Municipal.

O líder do PS terá residido no apartamento entre Julho de 2012 e o final de 2014, altura em que se mudou para a moradia onde reside actualmente, no concelho de Sintra, alegando uma queda nos seus rendimentos.

António Costa terá feito o contrato de arrendamento desse duplex em 2012 e pagaria 1.100 euros de renda.

O Público também faz referência ao facto de António Costa ter entregue, no Tribunal Constitucional, a sua declaração de rendimentos com um atraso de 46 dias, atestando valores do trabalho dependente, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, da ordem dos 63 a 73 mil euros, e verbas do trabalho independente que rondam os 76 a 93 mil euros.

Os valores alusivos ao trabalho independente “resultam exclusivamente da colaboração com a SIC Notícias, no programa Quadratura do Círculo, e na Cofina, relativos a coluna no jornal Correio da Manhã“, cita o jornal.

Quanto ao atraso na entrega da declaração, António Costa alegou que estava à espera de uma certidão predial relacionada com a aquisição de um apartamento por parte da mulher, mas o Público sustenta que esse documento não é necessário para entregar a declaração de rendimentos.

Quanto ao duplex na Avenida da Liberdade, no âmbito de obras de ampliação no edifício onde se situava, houve um parecer desfavorável do Núcleo Residente da Estrutura Consultiva do PDM, em Setembro de 2008, por causa da cobertura do edifício.

Mas, em Dezembro de 2008, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, terá optado por privilegiar outro parecer, emitido pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), que considerava que o projecto estava em “relação harmoniosa” com a estrutura já existente.

A obra acabou por ser aprovada em Janeiro de 2009, “com votos 12 votos a favor e quatro contra (do PSD e de um vereador independente)”, descreve o jornal.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O caso de viver numa casa que ainda não está totalmente acabada de obras não quer dizer nada mau. Mau mesmo mau é andarem a perder tempo com isso, não era melhor preocupare-se porquê as pessoas se transformam em sem abrigo.

  2. Eles estgudaram todos pela mesma cartilha.
    Uns mais que outros, mas é evidente os rabos de palha e sempre que se dá uma cavadela, é só minhocas.

  3. Eu não sou socialista, antes pelo contrário, mas não me parece correcto fazer deste caso uma notícia. O senhor não violou qualquer lei, a obra foi aprovada, e para além de tudo isso, ele é arrendatário.
    Não se pode fazer política a qualquer custo. Este é o tipo de jornalismo sensacionalista, que deveria ser banido dos média.

RESPONDER

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …