António Costa viveu em duplex construído contra parecer da Câmara

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa

António Costa residiu num duplex, no centro de Lisboa, cuja construção está envolta em polémica, depois de os técnicos da Câmara terem chumbado o projecto.

O jornal Público adianta que António Costa viveu, durante dois anos, num duplex novo na Avenida da Liberdade, que terá sido construído contra um parecer técnico do Núcleo Residente da Estrutura Consultiva do Plano Director Municipal.

O líder do PS terá residido no apartamento entre Julho de 2012 e o final de 2014, altura em que se mudou para a moradia onde reside actualmente, no concelho de Sintra, alegando uma queda nos seus rendimentos.

António Costa terá feito o contrato de arrendamento desse duplex em 2012 e pagaria 1.100 euros de renda.

O Público também faz referência ao facto de António Costa ter entregue, no Tribunal Constitucional, a sua declaração de rendimentos com um atraso de 46 dias, atestando valores do trabalho dependente, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, da ordem dos 63 a 73 mil euros, e verbas do trabalho independente que rondam os 76 a 93 mil euros.

Os valores alusivos ao trabalho independente “resultam exclusivamente da colaboração com a SIC Notícias, no programa Quadratura do Círculo, e na Cofina, relativos a coluna no jornal Correio da Manhã“, cita o jornal.

Quanto ao atraso na entrega da declaração, António Costa alegou que estava à espera de uma certidão predial relacionada com a aquisição de um apartamento por parte da mulher, mas o Público sustenta que esse documento não é necessário para entregar a declaração de rendimentos.

Quanto ao duplex na Avenida da Liberdade, no âmbito de obras de ampliação no edifício onde se situava, houve um parecer desfavorável do Núcleo Residente da Estrutura Consultiva do PDM, em Setembro de 2008, por causa da cobertura do edifício.

Mas, em Dezembro de 2008, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, terá optado por privilegiar outro parecer, emitido pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), que considerava que o projecto estava em “relação harmoniosa” com a estrutura já existente.

A obra acabou por ser aprovada em Janeiro de 2009, “com votos 12 votos a favor e quatro contra (do PSD e de um vereador independente)”, descreve o jornal.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O caso de viver numa casa que ainda não está totalmente acabada de obras não quer dizer nada mau. Mau mesmo mau é andarem a perder tempo com isso, não era melhor preocupare-se porquê as pessoas se transformam em sem abrigo.

  2. Eles estgudaram todos pela mesma cartilha.
    Uns mais que outros, mas é evidente os rabos de palha e sempre que se dá uma cavadela, é só minhocas.

  3. Eu não sou socialista, antes pelo contrário, mas não me parece correcto fazer deste caso uma notícia. O senhor não violou qualquer lei, a obra foi aprovada, e para além de tudo isso, ele é arrendatário.
    Não se pode fazer política a qualquer custo. Este é o tipo de jornalismo sensacionalista, que deveria ser banido dos média.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …