António Costa viveu em duplex construído contra parecer da Câmara

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa

António Costa residiu num duplex, no centro de Lisboa, cuja construção está envolta em polémica, depois de os técnicos da Câmara terem chumbado o projecto.

O jornal Público adianta que António Costa viveu, durante dois anos, num duplex novo na Avenida da Liberdade, que terá sido construído contra um parecer técnico do Núcleo Residente da Estrutura Consultiva do Plano Director Municipal.

O líder do PS terá residido no apartamento entre Julho de 2012 e o final de 2014, altura em que se mudou para a moradia onde reside actualmente, no concelho de Sintra, alegando uma queda nos seus rendimentos.

António Costa terá feito o contrato de arrendamento desse duplex em 2012 e pagaria 1.100 euros de renda.

O Público também faz referência ao facto de António Costa ter entregue, no Tribunal Constitucional, a sua declaração de rendimentos com um atraso de 46 dias, atestando valores do trabalho dependente, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, da ordem dos 63 a 73 mil euros, e verbas do trabalho independente que rondam os 76 a 93 mil euros.

Os valores alusivos ao trabalho independente “resultam exclusivamente da colaboração com a SIC Notícias, no programa Quadratura do Círculo, e na Cofina, relativos a coluna no jornal Correio da Manhã“, cita o jornal.

Quanto ao atraso na entrega da declaração, António Costa alegou que estava à espera de uma certidão predial relacionada com a aquisição de um apartamento por parte da mulher, mas o Público sustenta que esse documento não é necessário para entregar a declaração de rendimentos.

Quanto ao duplex na Avenida da Liberdade, no âmbito de obras de ampliação no edifício onde se situava, houve um parecer desfavorável do Núcleo Residente da Estrutura Consultiva do PDM, em Setembro de 2008, por causa da cobertura do edifício.

Mas, em Dezembro de 2008, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, terá optado por privilegiar outro parecer, emitido pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), que considerava que o projecto estava em “relação harmoniosa” com a estrutura já existente.

A obra acabou por ser aprovada em Janeiro de 2009, “com votos 12 votos a favor e quatro contra (do PSD e de um vereador independente)”, descreve o jornal.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O caso de viver numa casa que ainda não está totalmente acabada de obras não quer dizer nada mau. Mau mesmo mau é andarem a perder tempo com isso, não era melhor preocupare-se porquê as pessoas se transformam em sem abrigo.

  2. Eles estgudaram todos pela mesma cartilha.
    Uns mais que outros, mas é evidente os rabos de palha e sempre que se dá uma cavadela, é só minhocas.

  3. Eu não sou socialista, antes pelo contrário, mas não me parece correcto fazer deste caso uma notícia. O senhor não violou qualquer lei, a obra foi aprovada, e para além de tudo isso, ele é arrendatário.
    Não se pode fazer política a qualquer custo. Este é o tipo de jornalismo sensacionalista, que deveria ser banido dos média.

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …