Costa assume que PS já tem candidato presidencial

António Cotrim / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do PS pediu desculpa, numa entrevista à Visão, pelo episódio dos cartazes com fotografias não autorizadas, que levou à demissão do diretor da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 4 de outubro, e garante que o partido já tem um “candidato assumido” às Eleições Presidenciais.

“O episódio dos cartazes tratou-se de uma sucessão de equívocos, um caso lamentável e, por isso, pedimos desculpa”, afirma António Costa numa entrevista à edição desta semana da revista Visão, que está nas bancas esta quinta-feira, mas já foi hoje disponibilizada aos assinantes.

Esta é a primeira vez que o líder socialista se refere a esta polémica.

Na entrevista, em que são abordados diversos temas, entre os quais os europeus, António Costa, que é o cabeça de lista pelo círculo de Lisboa às próximas eleições legislativas, adianta que Portugal deve ter “um membro do Governo exclusivamente dedicado aos assuntos europeus com estatuto superior a secretário de Estado”.

Quanto às eleições presidenciais, António Costa reafirma que “já há um candidato assumido e próximo da família socialista” e que é António Sampaio da Nóvoa.

“Uma pessoa pela qual tenho muita estima. E não o revejo na caricatura esquerdista com que tem sido apresentado”, disse, referindo-se a Sampaio da Nóvoa.

Relativamente à hipótese da candidatura da antiga ministra da Saúde, Maria de Belém, o secretário-geral socialista defende apenas “o PS se orgulha muito da sua pluralidade”.

“Acho incompreensível que numa eleição por natureza proposta por cidadãos e que apela aos princípios da cidadania se defenda que só têm direito a candidatar-se os nascidos e criados nas estruturas partidárias quando a Presidência da República deve ser, por excelência, o espaço da cidadania”, responde o secretário-geral do PS na entrevista à Visão.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ciclicamente desaparece. Há que elaborar o próximo boneco… “…uma sucessão de equívocos”… É dos cartazes e depois “pedimos desculpa!” E o aeroporto de Beja? As PPPês? O que já foi com TGV 4 novas barragens, Aeroporto da OTA… E a facada nas costas do Seguro? E depois há a Mª de Belém…

      • Percebo-lhe os ‘intocáveis’ e a fidelização cega que não é pior do que a cegueira da mente…
        Saiba que por livre exercício de “liberdades”, M.Júdice num ano auto excluiu-se do PSD, em menos de um ano foi MADATÁRIO da cadidatura de A.Costa à presidência da câmara e antes de atingir o 2º ano após a tal exclusão foi nomeado Jul.2008 ‘grande líder’ da Sociedade Frente TEJO,sa com uma dotação inicial de 13,5 Milhões €uros, segundo o próprio, apenas e só ‘por teimosia do 1º ministro’ – J. Sócrates. Obviamente em gozo das liberdades que a democracia e o erário público lhes deu!
        Conforme referia em 2010 o jornal “I”, “esta s.a. de capitais exclusivamente públicos gastou em 2010 mais de 400 mil euros em salários, subsídios de refeição, seguros de saúde, telemóveis, combustíveis e viaturas ” de serviço…
        No final de 2011 foi extinta não por demérito dos objectivos (requalificação urbanística da Zona ribeirinha) mas tesos, aquela intervensão “podia ser da responsabilidade de serviços já existentes na administração central e pela Câmara Municipal de Lisboa!
        Encomenda? O exercício da democracia e de cidadania pode ter alvos – ‘presas’ – mas pelos vistos ‘virgens ofendidas’ tem certamente, ou então a cegueira não é dos olhos e sim da própria mente!

  2. Eu cá vou votar pela Maria de Belém. Afinal, depois do mamarracho que ainda ocupa o lugar de Presidente de “todos” os portugueses, já só lá falta mesmo este candeeiro de mesinha de cabeceira, a palavrear no seu tom monocórdico capaz de ainda adormecer mais o povo.

RESPONDER

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …