Costa assume que PS já tem candidato presidencial

António Cotrim / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do PS pediu desculpa, numa entrevista à Visão, pelo episódio dos cartazes com fotografias não autorizadas, que levou à demissão do diretor da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 4 de outubro, e garante que o partido já tem um “candidato assumido” às Eleições Presidenciais.

“O episódio dos cartazes tratou-se de uma sucessão de equívocos, um caso lamentável e, por isso, pedimos desculpa”, afirma António Costa numa entrevista à edição desta semana da revista Visão, que está nas bancas esta quinta-feira, mas já foi hoje disponibilizada aos assinantes.

Esta é a primeira vez que o líder socialista se refere a esta polémica.

Na entrevista, em que são abordados diversos temas, entre os quais os europeus, António Costa, que é o cabeça de lista pelo círculo de Lisboa às próximas eleições legislativas, adianta que Portugal deve ter “um membro do Governo exclusivamente dedicado aos assuntos europeus com estatuto superior a secretário de Estado”.

Quanto às eleições presidenciais, António Costa reafirma que “já há um candidato assumido e próximo da família socialista” e que é António Sampaio da Nóvoa.

“Uma pessoa pela qual tenho muita estima. E não o revejo na caricatura esquerdista com que tem sido apresentado”, disse, referindo-se a Sampaio da Nóvoa.

Relativamente à hipótese da candidatura da antiga ministra da Saúde, Maria de Belém, o secretário-geral socialista defende apenas “o PS se orgulha muito da sua pluralidade”.

“Acho incompreensível que numa eleição por natureza proposta por cidadãos e que apela aos princípios da cidadania se defenda que só têm direito a candidatar-se os nascidos e criados nas estruturas partidárias quando a Presidência da República deve ser, por excelência, o espaço da cidadania”, responde o secretário-geral do PS na entrevista à Visão.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ciclicamente desaparece. Há que elaborar o próximo boneco… “…uma sucessão de equívocos”… É dos cartazes e depois “pedimos desculpa!” E o aeroporto de Beja? As PPPês? O que já foi com TGV 4 novas barragens, Aeroporto da OTA… E a facada nas costas do Seguro? E depois há a Mª de Belém…

      • Percebo-lhe os ‘intocáveis’ e a fidelização cega que não é pior do que a cegueira da mente…
        Saiba que por livre exercício de “liberdades”, M.Júdice num ano auto excluiu-se do PSD, em menos de um ano foi MADATÁRIO da cadidatura de A.Costa à presidência da câmara e antes de atingir o 2º ano após a tal exclusão foi nomeado Jul.2008 ‘grande líder’ da Sociedade Frente TEJO,sa com uma dotação inicial de 13,5 Milhões €uros, segundo o próprio, apenas e só ‘por teimosia do 1º ministro’ – J. Sócrates. Obviamente em gozo das liberdades que a democracia e o erário público lhes deu!
        Conforme referia em 2010 o jornal “I”, “esta s.a. de capitais exclusivamente públicos gastou em 2010 mais de 400 mil euros em salários, subsídios de refeição, seguros de saúde, telemóveis, combustíveis e viaturas ” de serviço…
        No final de 2011 foi extinta não por demérito dos objectivos (requalificação urbanística da Zona ribeirinha) mas tesos, aquela intervensão “podia ser da responsabilidade de serviços já existentes na administração central e pela Câmara Municipal de Lisboa!
        Encomenda? O exercício da democracia e de cidadania pode ter alvos – ‘presas’ – mas pelos vistos ‘virgens ofendidas’ tem certamente, ou então a cegueira não é dos olhos e sim da própria mente!

  2. Eu cá vou votar pela Maria de Belém. Afinal, depois do mamarracho que ainda ocupa o lugar de Presidente de “todos” os portugueses, já só lá falta mesmo este candeeiro de mesinha de cabeceira, a palavrear no seu tom monocórdico capaz de ainda adormecer mais o povo.

RESPONDER

Uber cobrou 100 vezes mais a passageiros nos Estados Unidos

Vários passageiros da Uber nos Estados Unidos denunciaram que a empresa lhes cobrou 100 vezes mais do que o preço inicialmente apresentado na aplicação, noticia a BBC. A Uber já reagiu, dizendo que o problema …

Barbie alia-se à ESA para mostrar que as mulheres também podem ser astronautas

A Barbie e a Agência Espacial Europeia (ESA) deram as mãos para incentivar as crianças a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais, realçando as conquistas da única astronauta viva da Europa, …

Filho de Júlio Iglesias e portuguesa querem a sua parte da herança, que pode chegar aos 30 milhões

Agora que foi reconhecido, pelo tribunal, como filho de Júlio Iglesias, Javier Sánchez quer ter direito à sua parte da herança - 30 milhões de euros - e a uma indemnização por danos morais. Segundo divulgou …

Na terceira semana de julho contam-se cisnes no rio Tamisa (e é um assunto real)

Há vários séculos que contar cisnes no rio Tamisa é um assunto sério e real. Swan upping é o nome desta tradição que conta com a participação da coroa britânica. A tradição manda: na terceira semana …

Ciborgues vão dominar a Terra até ao final do século XXI, diz cientista

A ideia de que as máquinas com inteligência artificial irão coexistir, dominar ou até mesmo destruir a humanidade tem ganho destaque na ficção científica. Esta ideia está presente e tem ganho grande popularidade como, por exemplo, …

Concorrência acusa associações de anunciantes e de agências de publicidade de violarem regras de mercado

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) "de limitarem o normal funcionamento do mercado ao estipularem uma regra …

Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta …

KLM citou estudo sobre lugares onde é mais provável sobreviver

Citando um estudo da Time, a companhia aérea KLM escreveu que "a taxa de mortalidade para os assentos no meio do avião é maior" e foi muito criticada. Após a polémica recente em que a tripulação …

Elefantes são os nossos aliados na luta contra as alterações climáticas

Os elefantes-da-floresta desempenham um papel importantíssimo na luta contra as alterações climáticas, nomeadamente no armazenamento de carbono. No entanto, a espécie está em vias de extinção. Isto de acordo com um novo estudo publicado esta segunda-feira …

Há uma nova pista no misterioso caso do desaparecimento de Emanuela Orlandi

Foram encontradas ossadas de dezenas de pessoas numa cripta junto aos túmulos abertos no Vaticano em busca de Emanuela, mas estes ossários deviam estar vazios. Foram encontrados milhares de ossos numa cripta que se pensava estar …