Costa assume que PS já tem candidato presidencial

António Cotrim / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do PS pediu desculpa, numa entrevista à Visão, pelo episódio dos cartazes com fotografias não autorizadas, que levou à demissão do diretor da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 4 de outubro, e garante que o partido já tem um “candidato assumido” às Eleições Presidenciais.

“O episódio dos cartazes tratou-se de uma sucessão de equívocos, um caso lamentável e, por isso, pedimos desculpa”, afirma António Costa numa entrevista à edição desta semana da revista Visão, que está nas bancas esta quinta-feira, mas já foi hoje disponibilizada aos assinantes.

Esta é a primeira vez que o líder socialista se refere a esta polémica.

Na entrevista, em que são abordados diversos temas, entre os quais os europeus, António Costa, que é o cabeça de lista pelo círculo de Lisboa às próximas eleições legislativas, adianta que Portugal deve ter “um membro do Governo exclusivamente dedicado aos assuntos europeus com estatuto superior a secretário de Estado”.

Quanto às eleições presidenciais, António Costa reafirma que “já há um candidato assumido e próximo da família socialista” e que é António Sampaio da Nóvoa.

“Uma pessoa pela qual tenho muita estima. E não o revejo na caricatura esquerdista com que tem sido apresentado”, disse, referindo-se a Sampaio da Nóvoa.

Relativamente à hipótese da candidatura da antiga ministra da Saúde, Maria de Belém, o secretário-geral socialista defende apenas “o PS se orgulha muito da sua pluralidade”.

“Acho incompreensível que numa eleição por natureza proposta por cidadãos e que apela aos princípios da cidadania se defenda que só têm direito a candidatar-se os nascidos e criados nas estruturas partidárias quando a Presidência da República deve ser, por excelência, o espaço da cidadania”, responde o secretário-geral do PS na entrevista à Visão.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ciclicamente desaparece. Há que elaborar o próximo boneco… “…uma sucessão de equívocos”… É dos cartazes e depois “pedimos desculpa!” E o aeroporto de Beja? As PPPês? O que já foi com TGV 4 novas barragens, Aeroporto da OTA… E a facada nas costas do Seguro? E depois há a Mª de Belém…

      • Percebo-lhe os ‘intocáveis’ e a fidelização cega que não é pior do que a cegueira da mente…
        Saiba que por livre exercício de “liberdades”, M.Júdice num ano auto excluiu-se do PSD, em menos de um ano foi MADATÁRIO da cadidatura de A.Costa à presidência da câmara e antes de atingir o 2º ano após a tal exclusão foi nomeado Jul.2008 ‘grande líder’ da Sociedade Frente TEJO,sa com uma dotação inicial de 13,5 Milhões €uros, segundo o próprio, apenas e só ‘por teimosia do 1º ministro’ – J. Sócrates. Obviamente em gozo das liberdades que a democracia e o erário público lhes deu!
        Conforme referia em 2010 o jornal “I”, “esta s.a. de capitais exclusivamente públicos gastou em 2010 mais de 400 mil euros em salários, subsídios de refeição, seguros de saúde, telemóveis, combustíveis e viaturas ” de serviço…
        No final de 2011 foi extinta não por demérito dos objectivos (requalificação urbanística da Zona ribeirinha) mas tesos, aquela intervensão “podia ser da responsabilidade de serviços já existentes na administração central e pela Câmara Municipal de Lisboa!
        Encomenda? O exercício da democracia e de cidadania pode ter alvos – ‘presas’ – mas pelos vistos ‘virgens ofendidas’ tem certamente, ou então a cegueira não é dos olhos e sim da própria mente!

  2. Eu cá vou votar pela Maria de Belém. Afinal, depois do mamarracho que ainda ocupa o lugar de Presidente de “todos” os portugueses, já só lá falta mesmo este candeeiro de mesinha de cabeceira, a palavrear no seu tom monocórdico capaz de ainda adormecer mais o povo.

RESPONDER

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …