Costa assume que PS já tem candidato presidencial

António Cotrim / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do PS pediu desculpa, numa entrevista à Visão, pelo episódio dos cartazes com fotografias não autorizadas, que levou à demissão do diretor da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 4 de outubro, e garante que o partido já tem um “candidato assumido” às Eleições Presidenciais.

“O episódio dos cartazes tratou-se de uma sucessão de equívocos, um caso lamentável e, por isso, pedimos desculpa”, afirma António Costa numa entrevista à edição desta semana da revista Visão, que está nas bancas esta quinta-feira, mas já foi hoje disponibilizada aos assinantes.

Esta é a primeira vez que o líder socialista se refere a esta polémica.

Na entrevista, em que são abordados diversos temas, entre os quais os europeus, António Costa, que é o cabeça de lista pelo círculo de Lisboa às próximas eleições legislativas, adianta que Portugal deve ter “um membro do Governo exclusivamente dedicado aos assuntos europeus com estatuto superior a secretário de Estado”.

Quanto às eleições presidenciais, António Costa reafirma que “já há um candidato assumido e próximo da família socialista” e que é António Sampaio da Nóvoa.

“Uma pessoa pela qual tenho muita estima. E não o revejo na caricatura esquerdista com que tem sido apresentado”, disse, referindo-se a Sampaio da Nóvoa.

Relativamente à hipótese da candidatura da antiga ministra da Saúde, Maria de Belém, o secretário-geral socialista defende apenas “o PS se orgulha muito da sua pluralidade”.

“Acho incompreensível que numa eleição por natureza proposta por cidadãos e que apela aos princípios da cidadania se defenda que só têm direito a candidatar-se os nascidos e criados nas estruturas partidárias quando a Presidência da República deve ser, por excelência, o espaço da cidadania”, responde o secretário-geral do PS na entrevista à Visão.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ciclicamente desaparece. Há que elaborar o próximo boneco… “…uma sucessão de equívocos”… É dos cartazes e depois “pedimos desculpa!” E o aeroporto de Beja? As PPPês? O que já foi com TGV 4 novas barragens, Aeroporto da OTA… E a facada nas costas do Seguro? E depois há a Mª de Belém…

      • Percebo-lhe os ‘intocáveis’ e a fidelização cega que não é pior do que a cegueira da mente…
        Saiba que por livre exercício de “liberdades”, M.Júdice num ano auto excluiu-se do PSD, em menos de um ano foi MADATÁRIO da cadidatura de A.Costa à presidência da câmara e antes de atingir o 2º ano após a tal exclusão foi nomeado Jul.2008 ‘grande líder’ da Sociedade Frente TEJO,sa com uma dotação inicial de 13,5 Milhões €uros, segundo o próprio, apenas e só ‘por teimosia do 1º ministro’ – J. Sócrates. Obviamente em gozo das liberdades que a democracia e o erário público lhes deu!
        Conforme referia em 2010 o jornal “I”, “esta s.a. de capitais exclusivamente públicos gastou em 2010 mais de 400 mil euros em salários, subsídios de refeição, seguros de saúde, telemóveis, combustíveis e viaturas ” de serviço…
        No final de 2011 foi extinta não por demérito dos objectivos (requalificação urbanística da Zona ribeirinha) mas tesos, aquela intervensão “podia ser da responsabilidade de serviços já existentes na administração central e pela Câmara Municipal de Lisboa!
        Encomenda? O exercício da democracia e de cidadania pode ter alvos – ‘presas’ – mas pelos vistos ‘virgens ofendidas’ tem certamente, ou então a cegueira não é dos olhos e sim da própria mente!

  2. Eu cá vou votar pela Maria de Belém. Afinal, depois do mamarracho que ainda ocupa o lugar de Presidente de “todos” os portugueses, já só lá falta mesmo este candeeiro de mesinha de cabeceira, a palavrear no seu tom monocórdico capaz de ainda adormecer mais o povo.

RESPONDER

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …

Brexit: Hoje era o Dia D (mas afinal, fica tudo na mesma)

Devia ter sido o dia decisivo para o Brexit no Parlamento do Reino Unido, mas o processo foi mais uma vez adiado.  Foi aprovada uma emenda que obriga o primeiro-ministro Boris Johnson a pedir um novo …

"Mais Siza e menos Centeno". Emprego e salários são as chaves do novo Governo de Costa

O novo Executivo para a próxima legislatura, que António Costa apresentou esta terça-feira ao Presidente da República, tem como chaves de governação o emprego e os salários, escreve este sábado o Expresso. De acordo com …

FBI já apurou a causa da morte de três turistas na República Dominicana

Testes toxicológicos apresentados esta semana pelo FBI determinaram que a morte de três turistas norte-americanos na República Dominicana se deveu a causas naturais, avança o jornal New York Times. De acordo com o diário, no caso …

"Discos encriptados de Rui Pinto são pisa papéis para a Judiciária"

A Polícia Judiciária "precisaria de milhares de anos" para conseguir" descodificar os discos encriptados pelo hacker Rui Pinto, onde se acredita que estejam provas relevantes sobre os alegados roubos de emails e os acessos ilegais …