Costa assume que PS já tem candidato presidencial

António Cotrim / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do PS pediu desculpa, numa entrevista à Visão, pelo episódio dos cartazes com fotografias não autorizadas, que levou à demissão do diretor da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 4 de outubro, e garante que o partido já tem um “candidato assumido” às Eleições Presidenciais.

“O episódio dos cartazes tratou-se de uma sucessão de equívocos, um caso lamentável e, por isso, pedimos desculpa”, afirma António Costa numa entrevista à edição desta semana da revista Visão, que está nas bancas esta quinta-feira, mas já foi hoje disponibilizada aos assinantes.

Esta é a primeira vez que o líder socialista se refere a esta polémica.

Na entrevista, em que são abordados diversos temas, entre os quais os europeus, António Costa, que é o cabeça de lista pelo círculo de Lisboa às próximas eleições legislativas, adianta que Portugal deve ter “um membro do Governo exclusivamente dedicado aos assuntos europeus com estatuto superior a secretário de Estado”.

Quanto às eleições presidenciais, António Costa reafirma que “já há um candidato assumido e próximo da família socialista” e que é António Sampaio da Nóvoa.

“Uma pessoa pela qual tenho muita estima. E não o revejo na caricatura esquerdista com que tem sido apresentado”, disse, referindo-se a Sampaio da Nóvoa.

Relativamente à hipótese da candidatura da antiga ministra da Saúde, Maria de Belém, o secretário-geral socialista defende apenas “o PS se orgulha muito da sua pluralidade”.

“Acho incompreensível que numa eleição por natureza proposta por cidadãos e que apela aos princípios da cidadania se defenda que só têm direito a candidatar-se os nascidos e criados nas estruturas partidárias quando a Presidência da República deve ser, por excelência, o espaço da cidadania”, responde o secretário-geral do PS na entrevista à Visão.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ciclicamente desaparece. Há que elaborar o próximo boneco… “…uma sucessão de equívocos”… É dos cartazes e depois “pedimos desculpa!” E o aeroporto de Beja? As PPPês? O que já foi com TGV 4 novas barragens, Aeroporto da OTA… E a facada nas costas do Seguro? E depois há a Mª de Belém…

      • Percebo-lhe os ‘intocáveis’ e a fidelização cega que não é pior do que a cegueira da mente…
        Saiba que por livre exercício de “liberdades”, M.Júdice num ano auto excluiu-se do PSD, em menos de um ano foi MADATÁRIO da cadidatura de A.Costa à presidência da câmara e antes de atingir o 2º ano após a tal exclusão foi nomeado Jul.2008 ‘grande líder’ da Sociedade Frente TEJO,sa com uma dotação inicial de 13,5 Milhões €uros, segundo o próprio, apenas e só ‘por teimosia do 1º ministro’ – J. Sócrates. Obviamente em gozo das liberdades que a democracia e o erário público lhes deu!
        Conforme referia em 2010 o jornal “I”, “esta s.a. de capitais exclusivamente públicos gastou em 2010 mais de 400 mil euros em salários, subsídios de refeição, seguros de saúde, telemóveis, combustíveis e viaturas ” de serviço…
        No final de 2011 foi extinta não por demérito dos objectivos (requalificação urbanística da Zona ribeirinha) mas tesos, aquela intervensão “podia ser da responsabilidade de serviços já existentes na administração central e pela Câmara Municipal de Lisboa!
        Encomenda? O exercício da democracia e de cidadania pode ter alvos – ‘presas’ – mas pelos vistos ‘virgens ofendidas’ tem certamente, ou então a cegueira não é dos olhos e sim da própria mente!

  2. Eu cá vou votar pela Maria de Belém. Afinal, depois do mamarracho que ainda ocupa o lugar de Presidente de “todos” os portugueses, já só lá falta mesmo este candeeiro de mesinha de cabeceira, a palavrear no seu tom monocórdico capaz de ainda adormecer mais o povo.

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …