António Costa escreve a restaurantes a lembrar promessa eleitoral

José Sena Goulão / Lusa

António Costa quer garantir que os empresários de restauração estão cientes daquela que é uma das suas grandes promessas eleitorais, a reposição do IVA desta área para os 13%. E por isso está a enviar cartas aos restaurantes a recordar-lhes esse dado.

O Dinheiro Vivo descreve que os donos de restaurantes estão a receber cartas assinadas pelo líder do PS com essa ressalva.

A publicação teve acesso ao conteúdo destas missivas, onde António Costa salienta que o PS considera que a restauração é “um sector estratégico” e que, por isso, vai repor o IVA nos 13%.

O líder socialista promete ainda que esta alteração será “uma das primeiras medidas do Governo PS”.

Além disso, avança com o relançamento do programa “licenciamento zero” e promete criar medidas de combate à sazonalidade e promover a formação contínua dos profissionais da área.

“Conto consigo”, trata de evidenciar António Costa em jeito de despedida, facultando mesmo um endereço de e-mail para ser contactado, frisa o Dinheiro Vivo.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se bem me lembro quando em 1986 se implementou o IVA haviam 5 taxas: Agravada, Normal, Intermédia, Reduzida e isenta.

    Porquê não retomar essa estrutura?
    Uma reforma à séria onde a preocupação ambiental e com a balança comercial estivesse bem patente. Produtos de eletrónica, automóvel, bebidas espirituosas, eletrodomésticos, Produtos petrolíferos, detergentes e afins – taxar a 35%;

    Produtos alimentares embalados, energia elétrica, gás natural e água, transportes públicos, livros – Taxa Reduzida a 6%.

    Produtos alimentares não embalados, agrícolas, peixe e carne (cabaz básico), Livros escolares- taxar 0%.

    Taxa intermédia: Serviços de interesse Turísticos de Restauração, Hotéis, animação turística, Serviços de apoio ao domicilio (canalizador, eletricista etc), taxar a 12%

    Restantes produtos e Serviços – Taxa Normal 20%

  2. Ao 2º ano pós Troica talvez seja extemporâneo… Por alguma coisa a actual oposição só se compromete com o Iva da restauração! Contudo é fácil presumir, nesta fase de campanha eleitoral, que os que lá estão se fosse assim tão viável teriam anunciado qualquer coisa no tom da sua sugestão! Se nem eles nem os que se candidatam o fazem por alguma razão será! Ressalvo que A.Costa com a promessa que faz está a tentar arrebanhar a restauração – Golpe eleitoralista! Não se sabe onde vai compensar a quebra de receita!

RESPONDER

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …