António Costa escreve a restaurantes a lembrar promessa eleitoral

José Sena Goulão / Lusa

António Costa quer garantir que os empresários de restauração estão cientes daquela que é uma das suas grandes promessas eleitorais, a reposição do IVA desta área para os 13%. E por isso está a enviar cartas aos restaurantes a recordar-lhes esse dado.

O Dinheiro Vivo descreve que os donos de restaurantes estão a receber cartas assinadas pelo líder do PS com essa ressalva.

A publicação teve acesso ao conteúdo destas missivas, onde António Costa salienta que o PS considera que a restauração é “um sector estratégico” e que, por isso, vai repor o IVA nos 13%.

O líder socialista promete ainda que esta alteração será “uma das primeiras medidas do Governo PS”.

Além disso, avança com o relançamento do programa “licenciamento zero” e promete criar medidas de combate à sazonalidade e promover a formação contínua dos profissionais da área.

“Conto consigo”, trata de evidenciar António Costa em jeito de despedida, facultando mesmo um endereço de e-mail para ser contactado, frisa o Dinheiro Vivo.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se bem me lembro quando em 1986 se implementou o IVA haviam 5 taxas: Agravada, Normal, Intermédia, Reduzida e isenta.

    Porquê não retomar essa estrutura?
    Uma reforma à séria onde a preocupação ambiental e com a balança comercial estivesse bem patente. Produtos de eletrónica, automóvel, bebidas espirituosas, eletrodomésticos, Produtos petrolíferos, detergentes e afins – taxar a 35%;

    Produtos alimentares embalados, energia elétrica, gás natural e água, transportes públicos, livros – Taxa Reduzida a 6%.

    Produtos alimentares não embalados, agrícolas, peixe e carne (cabaz básico), Livros escolares- taxar 0%.

    Taxa intermédia: Serviços de interesse Turísticos de Restauração, Hotéis, animação turística, Serviços de apoio ao domicilio (canalizador, eletricista etc), taxar a 12%

    Restantes produtos e Serviços – Taxa Normal 20%

  2. Ao 2º ano pós Troica talvez seja extemporâneo… Por alguma coisa a actual oposição só se compromete com o Iva da restauração! Contudo é fácil presumir, nesta fase de campanha eleitoral, que os que lá estão se fosse assim tão viável teriam anunciado qualquer coisa no tom da sua sugestão! Se nem eles nem os que se candidatam o fazem por alguma razão será! Ressalvo que A.Costa com a promessa que faz está a tentar arrebanhar a restauração – Golpe eleitoralista! Não se sabe onde vai compensar a quebra de receita!

RESPONDER

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …