Antigo professor de Dilma é o novo presidente da Petrobras

Valter Campanato / ABr

Luciano Coutinho, novo presidente do Conselho da Pretrobras

Luciano Coutinho, novo presidente do Conselho da Pretrobras

A Petrobras nomeou para novo presidente do conselho de administração Luciano Coutinho, até agora presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento, mas a partir de abril será Murilo Ferreira o novo líder da petrolífera brasileira.

A informação foi avançada pela própria empresa, no seguimento da reunião do conselho de administração, que aceitou a demissão do chairman e antigo ministro das Finanças Guido Mantega, e a sua substituição por Luciano Coutinho.

Coutinho, de 68 anos, foi professor de Economia da atual Presidente brasileira, Dilma Rousseff, na Universidade de Campinas e já era administrador da Petrobras desde 2008.

Toma posse da direção liderada pelo CEO Aldemir Bendine até à próxima reunião dos acionistas, marcada para 29 de abril, que deverá confirmar a entrega dos destinos da petrolífera brasileira a Murilo Ferreira, até agora presidente da Vale.

O novo homem forte da Petrobras tem de enfrentar, no imediato, o desafio de aplicar uma nova metodologia e o nível de reconhecimento das perdas financeiras nas declarações oficiais, o que levou já a um adiamento da apresentação de resultados e a saída da Petrobras dos mercados financeiros internacionais numa altura em que a descida do preço do petróleo ameaça os planos de despesa da empresa.

Tudo isto, juntando ao escândalo e às investigações sobre as relações com políticos – processo conhecido como Lava Jato -, levou a que a empresa tenha perdido mais de 200 mil milhões de dólares (185 mil milhões de euros) em valor de mercado.

“O mercado queria alguém mais independente, afastado do Governo”, comentou à Bloomberg o líder da consultora brasileira CBIE, considerando que “é uma má escolha porque é mais do mesmo”.

A nomeação acontece menos de dois meses depois de Aldemir Bendine, um banqueiro de 51 anos apoiado pelo partido de Dilma Rousseff, ter substituído Maria da Graça Foster, a 6 de fevereiro.

A petrolífera fundada em 1953 por Getúlio Vargas está no centro do maior escândalo de corrupção do Brasil, deixando a Presidente brasileira com a imagem política manchada.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Nem favor, nem desfavor". Costa nega tratamento especial a Isabel dos Santos

O primeiro-ministro falou esta quarta-feira pela primeira vez do caso "Luanda Leaks", rejeitando a acusação do Bloco de Esquerda de que deu um tratamento especial à empresária angolana Isabel dos Santos. António Costa falava aos jornalistas …

Código de conduta para polícias na gaveta há dois anos

O manual de conduta para polícias começou a ser feito em 2018 com o objetivo de uniformizar os procedimentos da PSP e da GNR. A intenção era uniformizar a atuação das principais forças policiais que dependem …

Cientistas reconstruiram o rosto de uma escocesa nobre com lepra (e de um homem sem mandíbula)

A Câmara Municipal de Edimburgo e a Universidade de Dundee, na Escócia, uniram-se para reconstruir os rostos de pessoas cujos restos mortais foram descobertos sob a famosa Catedral de Santo Egídio nas décadas de 1980 e …

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Luanda Leaks. Gestor do EuroBic encontrado morto em Lisboa

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado sem vida na noite desta quarta-feira no …

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades. "Não …

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …

A Terra teve um campo magnético primitivo (e é mais forte do que se pensava)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, encontrou evidências que sugerem que o campo magnético primitivo que se formou à volta da Terra é mais forte do que os especialistas pensavam. …