Antigo professor de Dilma é o novo presidente da Petrobras

Valter Campanato / ABr

Luciano Coutinho, novo presidente do Conselho da Pretrobras

Luciano Coutinho, novo presidente do Conselho da Pretrobras

A Petrobras nomeou para novo presidente do conselho de administração Luciano Coutinho, até agora presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento, mas a partir de abril será Murilo Ferreira o novo líder da petrolífera brasileira.

A informação foi avançada pela própria empresa, no seguimento da reunião do conselho de administração, que aceitou a demissão do chairman e antigo ministro das Finanças Guido Mantega, e a sua substituição por Luciano Coutinho.

Coutinho, de 68 anos, foi professor de Economia da atual Presidente brasileira, Dilma Rousseff, na Universidade de Campinas e já era administrador da Petrobras desde 2008.

Toma posse da direção liderada pelo CEO Aldemir Bendine até à próxima reunião dos acionistas, marcada para 29 de abril, que deverá confirmar a entrega dos destinos da petrolífera brasileira a Murilo Ferreira, até agora presidente da Vale.

O novo homem forte da Petrobras tem de enfrentar, no imediato, o desafio de aplicar uma nova metodologia e o nível de reconhecimento das perdas financeiras nas declarações oficiais, o que levou já a um adiamento da apresentação de resultados e a saída da Petrobras dos mercados financeiros internacionais numa altura em que a descida do preço do petróleo ameaça os planos de despesa da empresa.

Tudo isto, juntando ao escândalo e às investigações sobre as relações com políticos – processo conhecido como Lava Jato -, levou a que a empresa tenha perdido mais de 200 mil milhões de dólares (185 mil milhões de euros) em valor de mercado.

“O mercado queria alguém mais independente, afastado do Governo”, comentou à Bloomberg o líder da consultora brasileira CBIE, considerando que “é uma má escolha porque é mais do mesmo”.

A nomeação acontece menos de dois meses depois de Aldemir Bendine, um banqueiro de 51 anos apoiado pelo partido de Dilma Rousseff, ter substituído Maria da Graça Foster, a 6 de fevereiro.

A petrolífera fundada em 1953 por Getúlio Vargas está no centro do maior escândalo de corrupção do Brasil, deixando a Presidente brasileira com a imagem política manchada.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …