Antiga “cadeia dos polícias” vai ser transformada em residência universitária

1

 

TUU

Antigo estabelecimento prisional de Santarém

O antigo estabelecimento prisional de Santarém, mais conhecido como a “cadeia dos polícias”, vai ser transformado numa residência para estudantes universitários.

A prisão recebeu este nome porque era o destino de vários condenados das forças policiais.

As obras serão feitas pela Estamo, um fundo imobiliário do Estado, que candidatou o projeto ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 6,7 milhões de euros.

O edifício, construído no século XIX, fica no centro da cidade de Santarém e está ao abandono desde 2009. Com uma área de sensivelmente 7 mil metros quadrados, a futura residência universitária vai conseguir abrigar cerca de 200 estudantes.

“A 29 de dezembro de 2022 foi assinado o contrato do projeto de reabilitação e reconversão do antigo estabelecimento prisional de Santarém para uma residência de estudantes”, anunciou a TUU – Building Design Management, citada pelo Jornal de Negócios.

“O RESA (Residências Estamo de Santarém) trata-se um projeto onde a TUU tem um papel fundamental com o projeto de arquitetura, uma vez que o antigo estabelecimento prisional é um Monumento Nacional no centro da cidade de Santarém, com uma identidade única que deverá ser mantida, tornando o projeto muito desafiante”, acrescentou a empresa.

Hugo Tocha de Carvalho, fundador da TUU, diz que a empresa tem o compromisso de “criar uma atmosfera positiva num edifício que albergou tantas histórias de vida difíceis e onde se sente uma carga bastante negativa”.

ZAP //

1 Comment

  1. Má decisão ! . Os corruptos andam a solta por falta de lugares nas prisões ( penso que seja essa a razão) jà que temos uma Justiça altamente eficaz e cega . Porque não dar o bom uso a este Estabelecimento e reabilitar também o Tarrafal?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.