/

Ano letivo pode começar sem manuais escolares para todos os alunos

Um relatório do Tribunal de Contas, divulgado esta quinta-feira, revela que os manuais escolares gratuitos irão custar mais 100 milhões de euros do que aquilo que estava previsto no Orçamento do Estado.

Dada a escala do buraco nas contas, a deputada do CDS Ana Rita Bessa teme que a dívida do Estado às livrarias aumente e que estas não consigam abastecer o mercado, o que levará a que muitos alunos iniciem o ano letivo sem manuais escolares.

No entanto, tanto CDS como PSD não estranham esta diferença de valores, para a qual já tinham alertado na discussão do Orçamento do Estado na especialidade. Já PCP e BE defendem que a medida tem de continuar a ser posta em prática, não havendo impedimentos à sua execução.

A preocupação de Ana Rita Bessa, escreve o Observador, está sustentada no relatório do Tribunal de Contas (TdC), que refere que a suborçamentação já tinha acontecido em 2018 e aponta essa razão como o principal motivo para, em março de 2019, ainda haver uma dívida de 3,1 milhões de euros às livrarias. Apesar de ter havido reforços de dotação, o ano passado a diferença final entre o custo previsto e o real era de cerca de um milhão de euros.

“O orçamento comportou 28,7 milhões de euros e os compromissos atingiram 29,8 milhões de euros”, lê-se no relatório do TdC, valores onde ainda faltam os 9,5 milhões de euros para licenças digitais que, segundo Ana Rita Bessa, “continuam por pagar”.

Se essa diferença de um milhão de euros causou atrasos no pagamento às livrarias, Ana Rita Bessa acredita que uma diferença de 100 milhões de euros trará muitos mais constrangimentos. No ano letivo passado os manuais escolares eram gratuitos apenas para o 1.º e 2.º ciclo, o que fazia com que as livrarias se conseguissem financiar através dos manuais escolares do 7.º ao 12.º ano, pagos pelos pais.

“No próximo ano letivo, todos os manuais serão gratuitos, portanto as livrarias não podem contar com esse valor pago pelas famílias. E dificilmente têm fundo de maneio para irem buscar os manuais às editoras e ficar a aguardar pelo pagamento do Estado”, defende a deputada.

Dois meses após o ano letivo arrancar, muitas pequenas livrarias ameaçavam não voltar a aderir à distribuição de manuais gratuitos, uma vez que as dívidas do Estado lhes provocam problemas graves de tesouraria.

“A situação é preocupante. Mesmo que se esteja a tentar encontrar uma solução através do IGeFE [Instituto de Gestão Financeira da Educação], e com a qual estamos de acordo, a prática de pagamento é de 30 dias. Mesmo que tudo corra bem, e queremos acreditar que sim, mesmo que a plataforma funcione sem problemas, mesmo que as escolas consigam fazer a sua parte a tempo e horas. Se houve problemas com uma suborçamentação de um milhão de euros, como é que vai ser como uma desta escala?”, questiona a deputada centrista.

Para fazer face aos atrasos de pagamento, o Ministério da Educação anunciou no Parlamento, em final de abril, que deixariam de ser as escolas a fazer os pagamentos às livrarias depois de receberem as verbas do IGeFE. Será o instituto que passará a centralizar todo o processo.

Entre os partidos da esquerda, tanto Bloco de Esquerda como Partido Comunista assumem que a gratuitidade dos manuais escolares é para avançar e rejeitam a ideia de que a suborçamentação possa pôr a medida em causa.

Num comunicado enviado às redações, o PCP acrescenta que apresentou um projeto de lei que garante a gratuitidade dos manuais escolares na escolaridade obrigatória no ensino público e que será discutido em plenário a 12 junho. “O PCP propõe que se fixe em lei este direito conquistado, deixando de estar dependente, como até aqui, de uma norma constante em Orçamento do Estado”, lê-se na nota.

Já a candidata bloquista ao Parlamento Europeu defendeu que a medida é absolutamente fundamental, não podendo ser posta em causa. “Eu acredito que esta medida não pode ser posta em causa, nem deve ser posta em causa porque é uma medida fundamental”, sublinhou. “A sua implementação tem que responder àquilo que é o desígnio inicial dessa medida”, detalhou, considerando que a auditoria do TdC “é para seguir com atenção”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.