Estado ainda não pagou. Livrarias ameaçam boicotar manuais escolares

Mário Cruz / Lusa

Há livrarias que ainda não receberam o pagamento dos manuais escolares. O Ministério diz que está a transferir verbas para as escolas desde setembro, mas há livrarias que ameaçam boicotar manuais do próximo ano letivo. 

Segundo avança o Jornal de Notícias esta sexta-feira, há livrarias que ainda não receberam o pagamento dos manuais escolares, uma ação que é da responsabilidade das escolas mediante as verbas transferidas pelo Ministério da Educação. Perante esta situação, ameaçam boicotar a venda dos manuais no próximo ano letivo.

Neste ano letivo, as famílias tiveram de se inscrever no portal MEGA para receberem um voucher que lhes permitiu receber os manuais escolares sem custos nas livrarias. Estes estabelecimentos ficaram com os vales para serem ressarcidos, mais tarde, pelas escolas, que deveria ter pago às livrarias após as verbas transferidas pelo Ministério da Educação.

No entanto, muitas escolas não receberam esse valor. Do outro lado, o Ministério da Educação garante já ter transferido as verbas para as escolas, mas as livrarias permanecem na corda bamba, com muitos comerciantes a confidenciarem que estão a enfrentar problemas financeiros. Aliás, muitos terão sido obrigadores a recorrer a empréstimos bancários para pagar às editoras.

A situação não está a deixar os empresários contentes, que ameaçam boicotar os manuais escolares para o próximo ano letivo. Esta situação pode colocar em perigo o alargamento da gratuitidade dos livros escolares até ao ensino secundário, tal como está previsto no Orçamento do Estado para 2019. Este ano, os livros foram gratuitos até ao 6.º ano.

Esta medida irá abranger 1,2 milhões de alunos. A medida pretende também abranger os alunos inscritos em escolas públicas do 1º ao 12º anos.

Os estudantes terão, no entanto, que devolver os manuais no final de cada ano letivo para que possam ser utilizados no ano escolar seguinte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava. Estes são os resultados de um novo artigo publicado a …

Portugal sob risco de "chuvas de lama"

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana. A APA prevê que as regiões de …

CIA concluiu que príncipe saudita ordenou morte de Jamal Khashoggi

O jornal Washington Post noticiou na sexta-feira que a Agência Central de Informações, CIA, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, citando fontes anónimas. A informação veiculada pelo …

Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa …