Estado ainda não pagou. Livrarias ameaçam boicotar manuais escolares

Mário Cruz / Lusa

Há livrarias que ainda não receberam o pagamento dos manuais escolares. O Ministério diz que está a transferir verbas para as escolas desde setembro, mas há livrarias que ameaçam boicotar manuais do próximo ano letivo. 

Segundo avança o Jornal de Notícias esta sexta-feira, há livrarias que ainda não receberam o pagamento dos manuais escolares, uma ação que é da responsabilidade das escolas mediante as verbas transferidas pelo Ministério da Educação. Perante esta situação, ameaçam boicotar a venda dos manuais no próximo ano letivo.

Neste ano letivo, as famílias tiveram de se inscrever no portal MEGA para receberem um voucher que lhes permitiu receber os manuais escolares sem custos nas livrarias. Estes estabelecimentos ficaram com os vales para serem ressarcidos, mais tarde, pelas escolas, que deveria ter pago às livrarias após as verbas transferidas pelo Ministério da Educação.

No entanto, muitas escolas não receberam esse valor. Do outro lado, o Ministério da Educação garante já ter transferido as verbas para as escolas, mas as livrarias permanecem na corda bamba, com muitos comerciantes a confidenciarem que estão a enfrentar problemas financeiros. Aliás, muitos terão sido obrigadores a recorrer a empréstimos bancários para pagar às editoras.

A situação não está a deixar os empresários contentes, que ameaçam boicotar os manuais escolares para o próximo ano letivo. Esta situação pode colocar em perigo o alargamento da gratuitidade dos livros escolares até ao ensino secundário, tal como está previsto no Orçamento do Estado para 2019. Este ano, os livros foram gratuitos até ao 6.º ano.

Esta medida irá abranger 1,2 milhões de alunos. A medida pretende também abranger os alunos inscritos em escolas públicas do 1º ao 12º anos.

Os estudantes terão, no entanto, que devolver os manuais no final de cada ano letivo para que possam ser utilizados no ano escolar seguinte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presença de militares na fronteira com o México é “bom treino” para guerra

O secretário da Defesa norte-americano defendeu esta quarta-feira o uso ativo de forças militares de plantão na fronteira dos Estados Unidos da América com o México, considerando que de certa forma é um bom treino …

Propostas de lei sobre videovigilância não respeitam RGPD

A Comissão de Proteção de Dados (CNPD) diz que as novas regras de videovigilância em locais públicos pecam por "indefinição e imprevisibilidade". Segundo avança o jornal Público esta quinta-feira, os pareceres da Comissão de Proteção de …

Descoberta super-Terra gelada e sombria muito perto do Sistema Solar

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo mais próximo da Terra e tem uma massa 3,2 vezes superior à terrestre, divulgou o Observatório Europeu do Sul …

IVA da luz a 6%. Ministro sugere que famílias mudem para potência mais baixa

O ministro do Ambiente e Transição Energética não afastou a extensão a redução do IVA da luz a mais contratos, mas sugeriu que as famílias mudassem para a potência mais baixa para poderem beneficiar da …

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Carvalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …