A única mulher que está atualmente ativa no corpo de cosmonautas da Rússia tem agora uma Barbie que a representa. Anna Kikina deverá ir a Estação Espacial Internacional no outono de 2022 e realizar uma caminhada espacial.
A figura da cosmonauta está entre os modelos escolhidos para a campanha “Podes ser quem quiseres” da Mattel, que tem como objetivo inspirar as meninas a seguirem a profissão que desejarem. “A boneca mais popular do mundo continua a inspirar as meninas a seguirem os seus sonhos, mostrando que cada uma delas pode se tornar em quem quiser!”, refere a marca.
A Barbie Anna Kikina foi produzida em dois modelos: um deles veste um fato azul com o padrão do macacão da cosmonauta que era usado durante os treinos, e o outro está vestido com uma versão do traje espacial de atividade extra-veicular (EVA) da Rússia.
Kikina reagiu à criação da boneca partilhando memórias de sua infância. “Quando era criança não sonhava ser astronauta, mas se eu tivesse uma boneca cosmonauta Barbie, então a ideia provavelmente teria-me ocorrido”, disse num comunicado divulgado pela Roscosmos.
Pode ainda ler-se que “a Barbie cosmonauta não representa apenas a profissão para as crianças, mas também deixa claro que todos que a virem têm a possibilidade de se tornar cosmonauta”.
Com 36 anos, Kikina é apenas a quarta mulher russa a ser selecionada para ir ao espaço. A engenheira está destacada para envergar na primeira missão em 2022, num voo à Estação Espacial Internacional.
“Atualmente, a Anna é um modelo para muitos. É forte e feminina, ousada e gentil, sábia e com um excelente senso de humor – uma personalidade brilhante na qual o profissionalismo e a cordialidade combinam harmoniosamente”, refere a Roscosmos.
Tal como outras bonecas da campanha da Mattel, a Barbie Anna Kikina não está a ser produzida para venda ao público, avança o Space.com.
A primeira roupa de astronauta da Barbie, a “Barbie Miss Astronaut”, criada em 1965, foi inspirada pela cosmonauta Valentina Tereshkova, tornando-se a primeira mulher do mundo a ir ao espaço dois anos antes – em 1963.
Em 2017, a Mattel também colaborou com a Agência Espacial Europeia (ESA) para desenvolver duas bonecas Barbie únicas inspiradas na astronauta italiana Samantha Cristoforetti.