Angola vive “ambiente de democracia e liberdade”

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do PCP António Filipe

O deputado do Partido Comunista Português António Filipe considerou hoje que Angola vive um “ambiente de liberdade, democraticidade e participação cívica” no processo eleitoral em curso, o que, disse, contraria uma imagem passada por alguma comunicação social em Portugal.

O representante comunista falava aos jornalistas à saída de uma reunião na sede nacional do MPLA, em Luanda, entre o cabeça-de-lista do partido, João Lourenço, e observadores internacionais de “partidos amigos”, convidados para testemunharem as eleições gerais de quarta-feira, audiência em que participou também um representante do PSD português, o secretário-geral-adjunto do partido Luís Vales.

Segundo afirmou António Filipe, “o nosso testemunho será muito importante, na medida em que em Portugal há alguns setores políticos e alguns setores da comunicação social que transmitem uma opinião e uma informação sobre Angola e sobre a República angolana que não é verdadeira e que, portanto, distorce a realidade“.

Para o deputado comunista, será de “grande importância para a opinião pública portuguesa” o “testemunho de portugueses nestas eleições”, que “possam em Portugal transmitir aquela que é a realidade do processo político angolano e as suas características de democraticidade”.

“Verifica-se que há um ambiente de liberdade, de democraticidade, de participação cívica neste processo eleitoral, que é minha convicção de que se manterá durante o dia das eleições e após o dia das eleições”, insistiu.

O comunista acrescentou que, pelo que viu nos últimos dias de campanha em Luanda, o povo angolano “está de facto empenhado no processo democrático no seu país e em reforçar a democracia no seu país”, e o “ato eleitoral será um testemunho disso”.

“Eu creio que é muito importante dar esse testemunho em Portugal, na medida em que sabemos que há alguns órgãos de comunicação social que estão muito empenhados em dar em Portugal, em transmitir em Portugal uma realidade de Angola que não corresponde à verdade”, rematou.

Às eleições gerais angolanas concorrem o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), a Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), o Partido de Renovação Social (PRS), a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e a Aliança Patriótica Nacional (APN).

A Constituição angolana aprovada em 2010 prevê a realização de eleições gerais a cada cinco anos, elegendo 130 deputados pelo círculo nacional e mais cinco deputados pelos círculos eleitorais de cada uma das 18 províncias do país (total de 90).

O cabeça-de-lista pelo círculo nacional do partido ou coligação de partidos mais votado é automaticamente eleito Presidente da República e chefe do executivo.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “…Verifica-se que há um ambiente de liberdade, de democraticidade…”.
    Ó sr. deputado António Filipe, acredita realmente naquilo que disse? Eu não.
    Vamos lá repetir o que toda a gente sabe;
    1 – Angola tem uma democracia FALSA
    2- Credibilidade ZERO
    3- Integridade ZERO
    e, como é óbvio, o vencedor destas eleições há muito que está definido.
    Pobre povo angolano pobre

  2. Claro que só viu o que quis ver ou o que lhe mostraram.
    Já quando Bernard Shaw visitou a Rússia, após a Revolução de Outubro, foi assim.
    Se o MPLA conseguisse 99,9% dos votos, então é que António Filipe diria que a democracia angolana era perfeita e um exemplo a seguir. Assim a modos que uma Coreia do Norte mais abandalhada…

  3. Já Cunhal dizia que na URSS vigoravam as MAIS AMPLAS LIBERDADES! Foi por isso que o muro de Berlim foi derrubado!

  4. Não está a dizer nada que o PSD e o CDS não tivessem dito ou já se esqueceram que a catherine deneuve do parque eduardo VII, a frangota poedeira e o passas ganzas não saiam de angola e rasgavam gigantescos elogios à familia santos e toda a sua corte e até chegaram a instruir os merdia para que abafassem tudo o que se falasse contra essa corja.

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …