Angola vive “ambiente de democracia e liberdade”

Tiago Petinga / Lusa

O deputado do PCP António Filipe

O deputado do Partido Comunista Português António Filipe considerou hoje que Angola vive um “ambiente de liberdade, democraticidade e participação cívica” no processo eleitoral em curso, o que, disse, contraria uma imagem passada por alguma comunicação social em Portugal.

O representante comunista falava aos jornalistas à saída de uma reunião na sede nacional do MPLA, em Luanda, entre o cabeça-de-lista do partido, João Lourenço, e observadores internacionais de “partidos amigos”, convidados para testemunharem as eleições gerais de quarta-feira, audiência em que participou também um representante do PSD português, o secretário-geral-adjunto do partido Luís Vales.

Segundo afirmou António Filipe, “o nosso testemunho será muito importante, na medida em que em Portugal há alguns setores políticos e alguns setores da comunicação social que transmitem uma opinião e uma informação sobre Angola e sobre a República angolana que não é verdadeira e que, portanto, distorce a realidade“.

Para o deputado comunista, será de “grande importância para a opinião pública portuguesa” o “testemunho de portugueses nestas eleições”, que “possam em Portugal transmitir aquela que é a realidade do processo político angolano e as suas características de democraticidade”.

“Verifica-se que há um ambiente de liberdade, de democraticidade, de participação cívica neste processo eleitoral, que é minha convicção de que se manterá durante o dia das eleições e após o dia das eleições”, insistiu.

O comunista acrescentou que, pelo que viu nos últimos dias de campanha em Luanda, o povo angolano “está de facto empenhado no processo democrático no seu país e em reforçar a democracia no seu país”, e o “ato eleitoral será um testemunho disso”.

“Eu creio que é muito importante dar esse testemunho em Portugal, na medida em que sabemos que há alguns órgãos de comunicação social que estão muito empenhados em dar em Portugal, em transmitir em Portugal uma realidade de Angola que não corresponde à verdade”, rematou.

Às eleições gerais angolanas concorrem o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), a Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), o Partido de Renovação Social (PRS), a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e a Aliança Patriótica Nacional (APN).

A Constituição angolana aprovada em 2010 prevê a realização de eleições gerais a cada cinco anos, elegendo 130 deputados pelo círculo nacional e mais cinco deputados pelos círculos eleitorais de cada uma das 18 províncias do país (total de 90).

O cabeça-de-lista pelo círculo nacional do partido ou coligação de partidos mais votado é automaticamente eleito Presidente da República e chefe do executivo.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “…Verifica-se que há um ambiente de liberdade, de democraticidade…”.
    Ó sr. deputado António Filipe, acredita realmente naquilo que disse? Eu não.
    Vamos lá repetir o que toda a gente sabe;
    1 – Angola tem uma democracia FALSA
    2- Credibilidade ZERO
    3- Integridade ZERO
    e, como é óbvio, o vencedor destas eleições há muito que está definido.
    Pobre povo angolano pobre

  2. Claro que só viu o que quis ver ou o que lhe mostraram.
    Já quando Bernard Shaw visitou a Rússia, após a Revolução de Outubro, foi assim.
    Se o MPLA conseguisse 99,9% dos votos, então é que António Filipe diria que a democracia angolana era perfeita e um exemplo a seguir. Assim a modos que uma Coreia do Norte mais abandalhada…

  3. Já Cunhal dizia que na URSS vigoravam as MAIS AMPLAS LIBERDADES! Foi por isso que o muro de Berlim foi derrubado!

  4. Não está a dizer nada que o PSD e o CDS não tivessem dito ou já se esqueceram que a catherine deneuve do parque eduardo VII, a frangota poedeira e o passas ganzas não saiam de angola e rasgavam gigantescos elogios à familia santos e toda a sua corte e até chegaram a instruir os merdia para que abafassem tudo o que se falasse contra essa corja.

RESPONDER

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …