/

Angela Merkel volta a ter episódio de tremores em público

Michael Kappeler / EPA

A chanceler alemã, Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a apresentar tremores nas mãos e pernas, durante uma cerimónia oficial realizada esta quinta-feira de manhã, incidente que aconteceu nove dias depois de um episódio semelhante, explicado na altura com uma desidratação.

Merkel estava na sede da presidência alemã para assistir à cerimónia de saída do cargo da ex-ministra da Justiça Katharina Barley, que irá para Bruxelas, e tomada de posse da sua sucessora, Christine Lambrecht.

Nas imagens divulgadas pelas televisões alemãs, é possível ver a chanceler alemã, que cumpre 65 anos a 17 de julho próximo, a tentar conter os tremores e a rejeitar um copo de água oferecido por um assistente.

O episódio, que desta vez durou cerca de dois minutos, aconteceu num momento em que a chanceler está ao lado do Presidente federal Frank-Walter Steinmeier e mostra Angela Merkel a cruzar os braços várias vezes para tentar controlar os tremores.

O tremor parou, no entanto, quando a chanceler pôde dar alguns passos.

Na semana passada, Angela Merkel tentou desvalorizar as especulações sobre o seu estado de saúde depois de um episódio semelhante ao desta manhã, quando foi vista a tentar controlar um tremor das mãos e pernas numa receção do Presidente da Ucrânia, Volodímir Zelenski, em Berlim.

As imagens da chanceler debaixo do Sol, com sinais de debilidade física e apertando repetidamente as mãos para tentar acalmar o tremor duraram cerca de meio minuto, enquanto tocava o hino alemão, mas converteram-se rapidamente em objeto de comentários de todos os meios de comunicação alemães.

“Estou bem, bebi pelo menos três copos de água, que parece que me estavam a fazer falta, e agora sinto-me de novo bem”, disse mais tarde a chanceler, atribuindo os tremores durante a cerimónia com Zelenski a um problema de desidratação.

A cerimónia com o Presidente ucraniano aconteceu ao ar livre, no pátio da chancelaria, mas esta quinta-feira, a tomada de posse foi feita no interior do palácio de Bellevue.

A Alemanha atravessa uma onda de calor, com temperaturas na ordem dos 39 graus centígrados registadas em alguns pontos do país.

Angela Merkel deverá partir para o Japão daqui a algumas horas, para assistir ao encontro do G20 que se realiza em Osaca. “Não há qualquer anulação de reuniões para esta quinta-feira e sexta-feira, a chanceler está bem e vai apanhar o avião para Osaca como previsto”, indicou a chancelaria à agência de notícias francesa AFP.

A chanceler aemã já tinha ficado doente em 2014, quando sofreu uma baixa de tensão durante uma entrevista que obrigou a suspender o trabalho durante alguns minutos. Na altura, o episódio também foi explicado com uma desidratação.

À frente de uma coligação frágil, Merkel, que está no poder na Alemanha desde 2005, prevê retirar-se da política no final do seu mandato, o mais tardar em 2021.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.