Angela Merkel volta a ter episódio de tremores em público

Michael Kappeler / EPA

A chanceler alemã, Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a apresentar tremores nas mãos e pernas, durante uma cerimónia oficial realizada esta quinta-feira de manhã, incidente que aconteceu nove dias depois de um episódio semelhante, explicado na altura com uma desidratação.

Merkel estava na sede da presidência alemã para assistir à cerimónia de saída do cargo da ex-ministra da Justiça Katharina Barley, que irá para Bruxelas, e tomada de posse da sua sucessora, Christine Lambrecht.

Nas imagens divulgadas pelas televisões alemãs, é possível ver a chanceler alemã, que cumpre 65 anos a 17 de julho próximo, a tentar conter os tremores e a rejeitar um copo de água oferecido por um assistente.

O episódio, que desta vez durou cerca de dois minutos, aconteceu num momento em que a chanceler está ao lado do Presidente federal Frank-Walter Steinmeier e mostra Angela Merkel a cruzar os braços várias vezes para tentar controlar os tremores.

O tremor parou, no entanto, quando a chanceler pôde dar alguns passos.

Na semana passada, Angela Merkel tentou desvalorizar as especulações sobre o seu estado de saúde depois de um episódio semelhante ao desta manhã, quando foi vista a tentar controlar um tremor das mãos e pernas numa receção do Presidente da Ucrânia, Volodímir Zelenski, em Berlim.

As imagens da chanceler debaixo do Sol, com sinais de debilidade física e apertando repetidamente as mãos para tentar acalmar o tremor duraram cerca de meio minuto, enquanto tocava o hino alemão, mas converteram-se rapidamente em objeto de comentários de todos os meios de comunicação alemães.

“Estou bem, bebi pelo menos três copos de água, que parece que me estavam a fazer falta, e agora sinto-me de novo bem”, disse mais tarde a chanceler, atribuindo os tremores durante a cerimónia com Zelenski a um problema de desidratação.

A cerimónia com o Presidente ucraniano aconteceu ao ar livre, no pátio da chancelaria, mas esta quinta-feira, a tomada de posse foi feita no interior do palácio de Bellevue.

A Alemanha atravessa uma onda de calor, com temperaturas na ordem dos 39 graus centígrados registadas em alguns pontos do país.

Angela Merkel deverá partir para o Japão daqui a algumas horas, para assistir ao encontro do G20 que se realiza em Osaca. “Não há qualquer anulação de reuniões para esta quinta-feira e sexta-feira, a chanceler está bem e vai apanhar o avião para Osaca como previsto”, indicou a chancelaria à agência de notícias francesa AFP.

A chanceler aemã já tinha ficado doente em 2014, quando sofreu uma baixa de tensão durante uma entrevista que obrigou a suspender o trabalho durante alguns minutos. Na altura, o episódio também foi explicado com uma desidratação.

À frente de uma coligação frágil, Merkel, que está no poder na Alemanha desde 2005, prevê retirar-se da política no final do seu mandato, o mais tardar em 2021.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …