“Ficaram a usufruir de uma renda”. André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

André Kosters / Lusa

O ex-líder do PAN, André Silva.

O ex-líder do PAN, André Silva.

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, “sempre estiveram concertados” e deixaram o partido por “ambições pessoais”, ficando a “usufruir de uma renda” à custa desses lugares políticos. A acusação é de André Silva, ex-líder do PAN.

A deputada Cristina Rodrigues deixou o PAN e passou a ocupar o lugar na Assembleia da República como independente. Da mesma forma, Francisco Guerreiro deixou o partido e manteve o lugar de eurodeputado independente no Parlamento Europeu.

As saídas dos dois elementos do PAN nunca foram devidamente explicadas, mas, agora, André Silva assegura que “Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro sempre estiveram concertados”, conforme declarações em entrevista ao Jornal Económico.

Invocaram razões várias para a saída, mas a verdade é que nenhuma dessas razões foi alguma vez debatida internamente ou levantada por eles”, relata André Silva ao diário.

“A verdade é que tinham projectos pessoais, não souberam gerir aquelas que são as suas ambições pessoais e decidiram abandonar o partido, desfiliando-se, mas não deixando os mandatos que são do partido, que foram conquistados pelo partido e não por eles, e ficaram a usufruir de uma renda“, aponta ainda o ex-líder do PAN.

“Esta postura e este comportamento diz tudo sobre eles, diz muito mais sobre eles do que da direcção ou do partido”, refere ainda André Silva.

O ex-líder do PAN deixou a liderança no congresso realizado no último fim-de-semana, onde Inês Sousa Real, actual líder parlamentar do partido, foi eleita a nova porta-voz.

Em Junho do ano passado, Cristina Rodrigues vincou que duvidava que a saída de André Silva do PAN estivesse relacionada com questões pessoais, mencionando a existência de divergências na origem da decisão.

“O que se via é que as pessoas que contrariavam determinadas pessoas ou tinham a coragem de contrariar a direcção eram de alguma forma colocadas de lado, não eram vistas com bons olhos”, apontava então a deputada.

Já Francisco Guerreiro disse que a sua saída se devia a “divergências políticas”, manifestando desagrado pela “crescente e vincada colagem do PAN à esquerda“.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. O André Silva mostra a sua ignorancia politica, sendo ele um politico diz muito sobre tudo o resto. Os mandatos não são dos partidos, os mandatos são dos deputados, por isso mesmo se saem dos partidos ficam nos lugares se quiserem e não cedem ao partido para que outros , mamem na “renda” que o Andre Silva se lamenta, até parece que o partido ou ele iria receber parte disso (?) , porque raio tem ele que se preocupar com o salario que um deputado legitimamente eleito recebe ou deixa de receber ? Podia ao menos disfarçar. Podia falar noutras coisas mas o que o preocupa é o salario que os deputados recebem . Vergonhoso .

      • Em Portugal elegem-se deputados. Não se elegem partidos e depois o partido escolhe quem quer para lá meter, isso não funciona assim .O deputado é eleito, por um partido, por uma coligação ou independente ( integrado numa lista ) mas o mandato é da pessoa e não do partido.

        • Parcialmente verdade. No boletim de voto constam apenas partidos. Não podemos escolher especificamente os deputados nem discutir a sua ordenação nas listas. Escolhemos o pacote completo e não somos tidos em conta em caso de desmembramento do mesmo. É um processo em que nos dão a escolher partidos e nos tentam convencer que escolhemos deputados.

  2. Os estúpidos dos Portugueses (eu incluído) pagamos. A politica se não for exercida / executada por gente séria é um trampolim para a corrupção.

RESPONDER

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …