Analista brasileiro demitido por espiar para a CIA

 

O Brasil demitiu um analista dos serviços de espionagem, suspeito de passar dados secretos da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) à norte-americana CIA, noticia hoje o diário Estado de São Paulo.

O analista 008997 da ABIN, um alto funcionário da subunidade da agência em Foz de Iguaçu, terá sido subornado por um agente norte-americano com a promessa de um posto diplomático na embaixada dos Estados Unidos na capital brasileira, revelou o periódico.

O agente dos Estados Unidos procurava dados sobre a actuação do governo na conhecida Fronteira Tripla, que separa o Paraguai do Brasil e da Argentina, e sobre os informadores do Governo brasileiro na região.

A “plotagem” (expressão que na terminologia das secretas significa ser descoberto) só ocorreu porque no decorrer da operação o espião americano cooptou o analista da ABIN, um alto funcionário do órgão que chefiara a estratégica subunidade da agência em Foz do Iguaçu, antes de assumir, em 28 de julho de 2011, a superintendência em Manaus.

O caso foi abafado na ABIN, sem abertura de um processo administrativo contra o analista. Do lado americano, que mantinha, naquela ocasião, o Brasil sob radar, segundo documentos divulgados em 2012 por Edward Snowden, a solução foi abreviar a missão do espião e enviá-lo para outro posto.

 

O meu nome é 008997, analista 008997.

Foram as acções funcionais do analista da ABIN que alertaram Brasília e desencadearam uma operação de contra-espionagem autorizada pelo diretor-geral da ABIN, Wilson Trezza.

A partir de Manaus, pelo sistema interno da ABIN, o analista 008997 acedia remotamente a documentos protegidos por sigilo do gabinete da Foz de Iguaçu, “que não tinha necessidade de conhecer” e aos quais não poderia ter acesso.

As provas documentais do comportamento inadequado do agente brasileiro foram obtidas em agosto de 2012, quando 008997 se encontrou para jantar com o agente americano em Curitiba.

No jantar, os dois trocaram informações sobre as regiões de fronteira do Brasil, entre outros temas, conversa que foi gravada por agentes da ABIN, ‘caloiros’ trazidos de outras divisões regionais da agência, que se sentaram na mesa ao lado da dupla de espiões.

Apesar da auto-confiança demonstrada na conversa, ambos os espiões usaram técnicas de contra-inteligência tanto à chegada quanto à saída do restaurante, dando voltas ao quarteirão, entre outras manobras de diversão.

Apesar de posições a favor de uma punição mais rigorosa, o agente 008997 foi exonerado e aconselhado a aposentar-se, o que fez em dezembro de 2012. Acabou assim, debaixo do tapete, um caso de espionagem americana em território brasileiro que não teve publicidade.

 

ZAP / MA / Lusa / Agência Estado

PARTILHAR

RESPONDER

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais. A Nebulosa …

Novo partido da direita francesa quer o Frexit

O ex-número dois de Marine Le Pen desfiliou-se da Frente Nacional em setembro do ano passado e assumiu no domingo a liderança do recém-criado partido: Os Patriotas. Nasceram oficialmente no domingo mas já contam com 6500 …