Analista brasileiro demitido por espiar para a CIA

 

O Brasil demitiu um analista dos serviços de espionagem, suspeito de passar dados secretos da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) à norte-americana CIA, noticia hoje o diário Estado de São Paulo.

O analista 008997 da ABIN, um alto funcionário da subunidade da agência em Foz de Iguaçu, terá sido subornado por um agente norte-americano com a promessa de um posto diplomático na embaixada dos Estados Unidos na capital brasileira, revelou o periódico.

O agente dos Estados Unidos procurava dados sobre a actuação do governo na conhecida Fronteira Tripla, que separa o Paraguai do Brasil e da Argentina, e sobre os informadores do Governo brasileiro na região.

A “plotagem” (expressão que na terminologia das secretas significa ser descoberto) só ocorreu porque no decorrer da operação o espião americano cooptou o analista da ABIN, um alto funcionário do órgão que chefiara a estratégica subunidade da agência em Foz do Iguaçu, antes de assumir, em 28 de julho de 2011, a superintendência em Manaus.

O caso foi abafado na ABIN, sem abertura de um processo administrativo contra o analista. Do lado americano, que mantinha, naquela ocasião, o Brasil sob radar, segundo documentos divulgados em 2012 por Edward Snowden, a solução foi abreviar a missão do espião e enviá-lo para outro posto.

 

O meu nome é 008997, analista 008997.

Foram as acções funcionais do analista da ABIN que alertaram Brasília e desencadearam uma operação de contra-espionagem autorizada pelo diretor-geral da ABIN, Wilson Trezza.

A partir de Manaus, pelo sistema interno da ABIN, o analista 008997 acedia remotamente a documentos protegidos por sigilo do gabinete da Foz de Iguaçu, “que não tinha necessidade de conhecer” e aos quais não poderia ter acesso.

As provas documentais do comportamento inadequado do agente brasileiro foram obtidas em agosto de 2012, quando 008997 se encontrou para jantar com o agente americano em Curitiba.

No jantar, os dois trocaram informações sobre as regiões de fronteira do Brasil, entre outros temas, conversa que foi gravada por agentes da ABIN, ‘caloiros’ trazidos de outras divisões regionais da agência, que se sentaram na mesa ao lado da dupla de espiões.

Apesar da auto-confiança demonstrada na conversa, ambos os espiões usaram técnicas de contra-inteligência tanto à chegada quanto à saída do restaurante, dando voltas ao quarteirão, entre outras manobras de diversão.

Apesar de posições a favor de uma punição mais rigorosa, o agente 008997 foi exonerado e aconselhado a aposentar-se, o que fez em dezembro de 2012. Acabou assim, debaixo do tapete, um caso de espionagem americana em território brasileiro que não teve publicidade.

 

ZAP / MA / Lusa / Agência Estado

PARTILHAR

RESPONDER

“Os Maias” vão deixar de ser de leitura obrigatória no Secundário

Já a partir de setembro, os "Maias" e "A Ilustre Casa de Ramires", obras de Eça de Queirós, deixam de ser leituras obrigatórias no Ensino Secundário. Agora, cabe aos alunos em conjunto com os seus …

23 ex-gestores do BPN recebem carros topo de gama do Estado

A Parvalorem atribuiu a um grupo de altos quadros da empresa, ex-responsáveis do antigo BPN, 23 "viaturas familiares" topo de gama e várias regalias associadas como o pagamento do combustível até 300 euros por mês. O …

Preços praticados pela Airbnb não cumprem lei europeia

A plataforma Airbnb tem até ao final do mês de agosto para explicar os preços que pratica, dado que violam a legislação da União Europeia. A plataforma online de reserva de alojamento tem agora até ao …

Sarcófago negro encontrado no Egito pode pertencer a Alexandre, o Grande

O maior sarcófago já descoberto na cidade de Alexandria, no Egito, vai ser aberto nos próximos dias, depois de permanecer totalmente intacto mais de dois milénios. Os especialistas têm esperanças que o artefacto negro encontrado …

Vagas no Superior com aumento residual em ano de cortes em Lisboa e Porto

O concurso nacional de acesso ao Ensino Superior volta a registar um aumento de vagas, pelo terceiro ano consecutivo, ainda que residual e em ano de corte de vagas em Lisboa e Porto, por determinação …

A primavera chegou a Marte. E com ela, as misteriosas "aranhas marcianas"

A NASA publicou fotografias de um fenómeno peculiar avistado na superfície de Marte, que se assemelha com "aranhas". As imagens foram capturas na semana passada pela câmara HiRISE, instalada a bordo da nave espacial Mars …

As pessoas estão a ficar doentes após comerem salada do McDonald's

Mais de 100 pessoas apresentaram sintomas de contaminação pelo protozoário Cyclospora cayetanensis depois de comerem a salada do McDonald's, nos Estados Unidos. Mesmo que seja com a melhor das intenções, pedir uma salada no McDonald's pode …

Descobertas 12 novas luas em torno de Júpiter

Cientistas nos Estados Unidos descobriram mais 12 luas em torno do planeta Júpiter, conjeturando que as suas órbitas opostas resultam de colisões entre outros corpos celestes maiores. Com a descoberta das luas, que foram vistas pela …

Há 3.500 anos, os egípcios já faziam cosméticos

Cientistas sintetizaram tintas e cosméticos com cerca de 3.500 anos, uma descoberta feita graças ao facto de a equipa ter desenvolvido uma nova técnica de datação de compostos carbonatados inorgânicos. Uma equipa de cientistas internacional sintetizou …

Encontrados restos de pão de há 14.400 anos na Jordânia

Um grupo de investigadores encontrou vestígios de pão, feito por caçadores-recoletores que viveram há 14.400 anos, quatro milhares de anos antes do surgimento da agricultura. Esta é a mais antiga prova da existência de pão …