ANAC não sabe quem manda na TAP e chumba acordo de Passos

A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) chumbou o acordo inicial de privatização da TAP, assinado durante o governo de Passos Coelho, por ter dúvidas quanto a quem manda de facto no consórcio Atlantic Gateway.

O acordo negociado pelo governo PSD/CDS entregava ao consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neelman, a maioria do capital da TAP (61%).

O processo foi agora bloqueado pela ANAC, por alegada “existência de fundados indícios de desconformidade da estrutura de controlo societário e financiamento apresentada para a TAP e para a PGA, com as imposições decorrentes do Regulamento 1008/2008 no que respeita ao requisito de controlo efectivo por parte de nacional de Estado-Membro da União Europeia”, revela o DE.

As dúvidas da ANAC prendem-se assim, com quem tem de facto, o poder na TAP e controla o consórcio, se David Neeleman ou Humberto Pedrosa.

A entidade frisa também que não está ainda, preparada para avaliar o novo acordo renegociado por António Costa que garantiu para o Estado 50% da TAP, em troca de 1,9 milhões de euros, enquanto o consórcio fica com 45%.

Para acautelar o futuro da empresa, a ANAC decretou medidas cautelares que limitam a actuação dos administradores a actos de gestão corrente, durante os próximos três meses.

O ministro das Infra-estruturas e do Planeamento, Pedro Marques, já reagiu à decisão da ANAC considerando que “dá razão ao PS e ao Governo quando criticou a forma apressada com que foi concluída a fase anterior da privatização”, conforme declarações divulgadas pelo Diário Económico.

“Agora é muito evidente que a opção privatizadora podia ter demasiadas consequências para o país. Ainda bem que fizemos a negociação de um novo memorando”, acrescenta o governante.

O porta-voz da Comissão de Trabalhadores da TAP, José Manuel Caixaria, alinha pela mesma ideia, constatando, também no Diário Económico, que o parecer da ANAC “vem de encontro àquilo que já foi denunciado por muita gente”.

“Tal como suspeitávamos, a composição do consórcio ganhador da privatização nos moldes em que foi desenhada pelo anterior Governo tinha aspectos nebulosos que o regulador veio agora desmontar”, refere José Manuel Caixaria.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estão “eles” a tentar lavar o cérebro dos portugueses, mas nem de todos podem crer. O que outros fizeram foi á pressa e o que voçês fazem não o é!! Devem mesmo achar que todos nós somos OTARIOS.

RESPONDER

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …