ANAC não sabe quem manda na TAP e chumba acordo de Passos

A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) chumbou o acordo inicial de privatização da TAP, assinado durante o governo de Passos Coelho, por ter dúvidas quanto a quem manda de facto no consórcio Atlantic Gateway.

O acordo negociado pelo governo PSD/CDS entregava ao consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neelman, a maioria do capital da TAP (61%).

O processo foi agora bloqueado pela ANAC, por alegada “existência de fundados indícios de desconformidade da estrutura de controlo societário e financiamento apresentada para a TAP e para a PGA, com as imposições decorrentes do Regulamento 1008/2008 no que respeita ao requisito de controlo efectivo por parte de nacional de Estado-Membro da União Europeia”, revela o DE.

As dúvidas da ANAC prendem-se assim, com quem tem de facto, o poder na TAP e controla o consórcio, se David Neeleman ou Humberto Pedrosa.

A entidade frisa também que não está ainda, preparada para avaliar o novo acordo renegociado por António Costa que garantiu para o Estado 50% da TAP, em troca de 1,9 milhões de euros, enquanto o consórcio fica com 45%.

Para acautelar o futuro da empresa, a ANAC decretou medidas cautelares que limitam a actuação dos administradores a actos de gestão corrente, durante os próximos três meses.

O ministro das Infra-estruturas e do Planeamento, Pedro Marques, já reagiu à decisão da ANAC considerando que “dá razão ao PS e ao Governo quando criticou a forma apressada com que foi concluída a fase anterior da privatização”, conforme declarações divulgadas pelo Diário Económico.

“Agora é muito evidente que a opção privatizadora podia ter demasiadas consequências para o país. Ainda bem que fizemos a negociação de um novo memorando”, acrescenta o governante.

O porta-voz da Comissão de Trabalhadores da TAP, José Manuel Caixaria, alinha pela mesma ideia, constatando, também no Diário Económico, que o parecer da ANAC “vem de encontro àquilo que já foi denunciado por muita gente”.

“Tal como suspeitávamos, a composição do consórcio ganhador da privatização nos moldes em que foi desenhada pelo anterior Governo tinha aspectos nebulosos que o regulador veio agora desmontar”, refere José Manuel Caixaria.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estão “eles” a tentar lavar o cérebro dos portugueses, mas nem de todos podem crer. O que outros fizeram foi á pressa e o que voçês fazem não o é!! Devem mesmo achar que todos nós somos OTARIOS.

RESPONDER

DiCaprio explica como reverter a crise climática

Ice on Fire é um documentário HBO produzido e narrado pelo ator norte-americano Leonardo DiCaprio que retrata a atual crise climática. A grande produção foi discutida esta segunda-feira em Lisboa, onde se falou do contexto …

Descoberto fóssil de macaco que viveu há 4,2 milhões de anos no Quénia

Uma equipa internacional de investigadores descobriu restos fósseis de um pequeno macaco que viveu no Quénia há 4,2 milhões de anos. Os responsáveis pela investigação, que será publicada na revista Journal of Human Evolution, são cientistas …

Air France acusada de negligência no desastre do voo Rio de Janeiro-Paris

A justiça francesa acusou a Air France de negligência, na sequência da investigação ao acidente aéreo do voo Rio de Janeiro-Paris, que causou 228 mortos em 2009, confirmou esta quarta-feira a AFP. O Ministério Público considerou …

Governo "está preparado” para eventual greve dos camionistas

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que “não perdeu as esperanças no esforço de conversação” com os representantes dos camionistas, mas garantiu que “o Governo está preparado para o que vier …

Carga misteriosa e contradições nos passageiros. Revelados novos dados sobre o MH370

A França é o único país que continua a investigar o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines em Março de 2014. E emergem novos dados sobre o que apuraram os magistrados envolvidos no caso, …

Foi avistada uma alforreca gigante no Reino Unido

A alforreca gigante, a maior alguma vez encontrada em águas britânicas, foi avistada na Cornualha, no Reino Unido, no sábado, por uma bióloga e repórter da BBC. Segundo o Washington Post, a criatura foi avistada, no …

Montepio condenado a ressarcir cliente que culpou de ataque informático

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou o banco Montepio a pagar a uma cliente de Barcelos os 28.596 euros que em quatro dias foram retirados da sua conta, na sequência de ataque informático. Por acórdão …

Crew Dragon. Já se sabe o que causou a misteriosa explosão da nave da SpaceX

A NASA e a SpaceX explicaram, finalmente, o motivo da explosão da nave espacial Crew Dragon. Apesar de terem sido divulgadas imagens da explosão, nenhuma das agências explicou as razões do desastre. As imagens da nave …

Turistas britânicos encorajados a afixar cartazes de Maddie durante as férias

Turistas britânicos com viagens marcadas para o estrangeiro estão a ser encorajados a levar cartazes de Madeleine McCann pela campanha oficial lançada pelos pais para encontrar a criança inglesa desaparecida em Portugal em 2007. “Vai de …

Crianças preferem ser YouTubers do que astronautas

A maioria das crianças entrevistadas prefere mais ser YouTuber do que ser astronauta. De uma lista de cinco profissões, a de cosmonauta foi a menos escolhida entre crianças americanas e britânicas. Há 50 anos, a ida …