Ana Gomes: “Se isto não é verdade, convido Isabel dos Santos a pôr-me um processo-crime”

Tiago Petinga / Lusa

A embaixadora e ex-MPE, Ana Gomes

Ana Gomes foi ouvida esta terça-feira em tribunal, voltando a tecer duras críticas a Isabel dos Santos e não mostrando estar arrependida dos tweets que levaram à ação cível.

A ex-deputada europeia Ana Gomes foi esta terça-feira ouvida em tribunal no seguimento de uma ação cível imposta contra si por Isabel dos Santos. A empresária angolana denuncia que alguns tweets de Ana Gomes – a acusá-la de ser corrupta e usar o Banco Eurobic para lavar dinheiro – ofendem o seu bom nome e reputação.

“Convido-a pôr-me um processo-crime se isto não é verdade”, disse a diplomata, que se recusa a apagar os tweets. “Escrevi-os e estou aqui a dizer que os mantenho. Se a senhora engenheira Isabel dos Santos acha que não estou a falar verdade, ponha-me um processo-crime”, reiterou, citada pelo Público.

A antiga deputada europeia não se mostra arrependida e diz que cumpriu o seu dever como funcionária pública, principalmente depois de ver “uma pessoa como Isabel dos Santos a armar-se em coitadinha“.

“Sou uma servidora do Estado. O meu dever é defender a causa pública. É isso que me move. Eu levo o Estado a sério, levo o bem público a sério e sei quais são os mecanismos do branqueamento de capitais”, disse em tribunal.

Além disso, Ana Gomes acusou Isabel dos Santos de controlar, através de um testa de ferro, a Global Media. “Põe toda a gente a limpar-se na Wikipédia. Controla tudo o que sai sobre ela na imprensa. Controla através de um testa de ferro, a Global Media“, disse, citada pelo Observador.

Ana Gomes arrolou como testemunha o jornalista angolano Rafael Marques, que disse que Isabel dos Santos tem reputação de ser “predadora” dos bens públicos porque foi “das pessoas que mais beneficiou dos grandes negócios que o pai lhe deu de forma abusiva”.

Por sua vez, Carlos Cruz, advogado de Isabel dos Santos, contou com Mário Leite Silva, seu representante na Efacec, e o administrador da NOS Rui Carlos Lopes. Ambos confirmaram que os negócios de Isabel dos Santos foram devidamente acompanhados pela supervisão bancária e Banco de Portugal.

No entanto, Ana Gomes não se mostrou convencida com as alegações das testemunhas arroladas pelo advogado da filha do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos.

“Isabel dos Santos deu uma entrevista à Lusa em Cabo Verde dizendo que pede empréstimos para investir. Se é a mulher mais rica de África, por que precisa de pedir tantos empréstimos? O crime organizado que recorre ao branqueamento sabe, e incluo os advogados e intermediários, que essa é a maneira de ofuscar a origem do capital é contrair empréstimos”, explicou a ex-deputada europeia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. A srª Ana Gomes poderia também lembrar quem foi que entregou Angola à família “dos Santos”, aquando da descolonização.

    Entregaram o poder aos ditadores comunas agora fingem uma guerrinha e trocam uns galhardetes para entreter os burrinhos nos mass-mérdia !!

    • Ó Freitas. Que eu saiba não foi entregue assim como diz. Olhe que durante muitos anos houve guerra civil e bem violenta em Angola. E os que provavelmente insinua até apoiavam o outro lado (a UNITA). Andou a beber?!

  2. Há que apoiar quem denuncia os abusos desta mulher, armada em senhora, e outros que como ela, tentam passar a ideia de que são santos, mas na realidade só querem saber é do seu bem estar, nem que para isso tenham de PISAR os outros.

  3. ela não fala só deste caso mas tão bem de outros caso, vasta ver quando foi preso o Rui Pinto, por isso grande mulher, mas espero que seja grande muilher mesmo e não só para tapar os olhos dos portugueses

  4. Esta senhora tem de apresentar provas do que escreveu. Ela quer parecer como a única pessoa séria deste mundo. Apanha no chão e difama as pessoas. Tem de apresentar provas. Há que fazer justiça e não preconceitos de pobreza e quem sabe racial. A Angola é dos angolanos e não precisam desta senhora para denunciar para defender o tesouro público de Angola.

    • Bom dia Sr. Silvério Marques. Valendo o que vale, porque os jornalistas muitas vezes querem é “sangue” (por isso mesmo não segui jornalismo!), já foram apresentadas algumas e a acreditar no que a Srª. Ana Gomes diz, tem MUITAS mais. Esta Srª. sempre incomodou muita gente, não é de agora. Inclusive, no Parlamento Europeu, chegou a ser várias vezes elogiada, pela imparcialidade e frontalidade. Mas eu não sou advogada nem juíza, para isso estão cá os tribunais. A ver vamos, quem tem razão… Boas Festas.

    • Silvério Marques, mas você nasceu de um ovo?! Informe-se, caramba! Como é possível sequer defender aquela família de corruptos… é óbvio que você NUCA foi a Angola, nunca viu a perseguição sangrenta que seus opositores sofriam. Haja paciência.

  5. “devidamente acompanhados pela supervisão bancária e Banco de Portugal”
    Com se viu nos ultimos tempo o Banco de Portugal tem sido “gerido” por incompetentes de primeira que não questionam nada e é tudo normal. Caso do BES é um exemplo entre tanto.

  6. PARABÉNS, ANA GOMES! Uma invulgar evidência de espinha dorsal, sentido de justiça, coragem e responsabilidade!!! O meu grande obrigada a esta mulher por ter mais tom@tes que muitos ministros juntos, capaz de afirmar publicamente o que o mundo todo sabe! Aqui no Algarve a Isabel dos Santos bem andou atrás dos terrenos á beira mar, tentando mexer os cordelinhos para se aprovar resorts em locais de reserva ecológica. Essa mulher não conhece limites nem regras… pensa que tudo é como em Angola, onde a familia dos Santos quer, pode e manda. Mas afinal quem são eles? Uma família com uma fortuna superior à dívida externa do país… como é isso sequer possível? Uma familia que geriu vergonhosamente um país que vive de mão estendida para o mundo internacional apoiar. Que vergonha. Isto não é Angola, Isabelinha! Aqui o teu dinheiro sujo não tem o braço tão comprido como pensas… podes amordaçar alguns, não todos!

    • Bom dia Srª. Niza L., concordo em absoluto com tudo o que diz! Creio que não ouvi mal, mas não foi ontem (30Dez.) que as contas da Srª. em Angola foram congeladas??? A ser verdade, já há muito fumo no ar… a ver vamos, se o fogo ateia. Não sou contra a riqueza, prosperidade e sucesso DESDE QUE tudo isto não seja obtido à conta da exploração da miséria humana! Parece que as PROVAS de que o Sr. Silvério falava, estão a surgir ainda mais, de todos os lados. Já é tempo de acabar com isto! Feliz ANO NOVO! 🙂

RESPONDER

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …