Amsterdão e Helsínquia lançam os primeiros registos de Inteligência Artificial abertos do mundo

Amsterdão, nos Países Baixos, e Helsínquia, na Finlândia, tornaram-se as primeiras cidades do mundo a lançar registos de Inteligência Artificial (IA) que estão disponíveis ao público e permitem que qualquer pessoa acompanhe a forma como os algoritmos estão a ser usados nos municípios.

De acordo com os órgãos do Governo de Amsterdão e Helsínquia, a mudança foi feita de forma a garantir que a Inteligência Artificial (IA) utilizada nos serviços públicos seja gerida com a mesma transparência, responsabilidade e segurança que as demais atividades das autarquias locais, de acordo com o Interesting Engineering.

A IA está a assumir um papel cada vez mais importante nas nossas vidas. Isso é algo que se reflete no surgimento de campanhas como Stop Killer Robots e no facto de que empresas como a Google estão a trabalhar para combater notícias falsas desenvolvidas por IA através dos seus próprios algoritmos.

Todos os dias, quer usemos transportes públicos ou usemos um site do Governo, estamos a mando de algoritmos programados pelo Estado para automatizar funções importantes das nossas vidas diárias.

“Os algoritmos desempenham um papel cada vez mais importante nas nossas vidas”, explicou Touria Meliani, vice-presidente de Amsterdão, em comunicado. “Juntamente com a cidade de Helsínquia, temos a missão de criar o máximo possível de entendimento sobre os algoritmos e ser transparentes sobre a forma como nós – como cidades – os usamos. Hoje damos mais um passo importante com o lançamento desses registos de algoritmos”.

Os registos de Amsterdão e Helsínquia foram desenvolvidos pela Saidot, uma empresa finlandesa que desenvolve ferramentas para ajudar as agências públicas a tornar o uso de algoritmos e IA mais aberto e explicável ao público.

“Helsínquia pretende ser a cidade do mundo que melhor capitaliza a digitalização. A digitalização está fortemente associada à utilização de inteligência artificial. Com a ajuda da inteligência artificial, podemos oferecer às pessoas da cidade melhores serviços disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora. Na primeira fila com a cidade de Amsterdão, temos o orgulho de dizer abertamente a todos para que usamos IA”, disse Jan Vapaavuori, autarca de Helsínquia.

Ambos os registos atualmente contêm apenas uma seleção limitada de aplicações, de acordo com o TheNextWeb. O registo de Helsínquia é atualmente composto por um sistema de gestão inteligente para a biblioteca da cidade e um quarteto de chatbots. Já o registo de Amsterdão, por sua vez, inclui detalhes para um sistema de controlo de estacionamento automatizado, uma ferramenta que analisa relatórios sobre problemas de espaço público e um algoritmo que lida com alugueres de férias ilegais.

Ambas as cidades planeiam adicionar mais registos durante o outono e, eventualmente, pretendem exibir todos os seus algoritmos abertamente para qualquer pessoa ver.

“O uso de inteligência artificial está a tornar-se mais comum no mundo e o seu uso também aumentará nos serviços da cidade no futuro, à medida que a inteligência artificial se torna mais familiar e a cidade aprende mais sobre as suas aplicações. A ampla utilização de inteligência artificial está condicionada à manutenção da confiança nas atividades da cidade”, explicou Pasi Rautio, gerente de projetos da Helsinki City Data, entidade de projetos de IA e robotização. “Por isso, a cidade esforça-se para fortalecer essa confiança com a maior abertura possível. Por isso também foi criado o Cadastro de Inteligência Artificial”

Ainda há um caminho a percorrer, mas este é um passo promissor para iniciativas que sejam transparentes e aumentem a consciencialização sobre a nossa crescente dependência da automação urbana via IA.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …