Amigo de António Costa e ex-ministro Mário Lino investigados em negócio ruinoso da TAP

O ex-secretário da Justiça Diogo Lacerda Machado, próximo de António Costa, e o ex-ministro Mário Lino estarão a ser investigados no âmbito das suspeitas em torno do negócio da TAP para a compra da brasileira VEM.

A Polícia Judiciária levou a cabo buscas na TAP, durante esta sexta-feira, no âmbito da investigação despoletada em 2013, por suspeitas de crimes de administração danosa, participação económica em negócio, tráfico de influências, burla qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

Em causa está o negócio de compra da VEM, uma empresa brasileira de manutenção e de engenharia, que foi adquirida pela TAP em 2007, num negócio considerado ruinoso para a companhia de aviação portuguesa.

Entre os suspeitos do processo estarão Diogo Lacerda Machado, ex-secretário de Estado da Justiça quando Costa era ministro da Justiça, descrito pelo JN como um “amigo” do primeiro-ministro.

Numa reportagem da revista Sábado, de Fevereiro deste ano, refere-se que o advogado de 54 anos e o governante conhecem-se desde os tempos da Faculdade e que são “tão próximos” que o primeiro “foi padrinho de casamento do agora primeiro-ministro”.

O JN ainda recorda que Costa o “foi buscar para negociar a TAP com o consórcio Gateway” no processo de reversão da privatização da companhia de aviação.

Diogo Lacerda Machado era na altura, e é ainda hoje, administrador da Geocapital, empresa privada detida por Stanley Ho, que esteve directamente envolvida no negócio de compra da VEM.

O negócio avançou em 2005, com a TAP a anunciar a aquisição da VEM (Varig Engenharia e Manutenção) e da Varig Log (Varig Logística) por 62 milhões de dólares numa parceria com a Geocapital que foi baptizada como Aero LB.

Mas, logo no início de 2006, a Varig Log foi comprada por uma empresa brasileira e o consórcio ficou apenas com a VEM, pela qual pagou 24 milhões de dólares, além de ter que assumir um passivo de 100 milhões de dólares.

No acordo entre a TAP e a Geocapital haveria uma cláusula que obrigava a primeira a comprar a parte da segunda na VEM, “caso o negócio da Varig falhasse”, conforme reporta o Jornal de Negócios.

E como foi esse o caso, a TAP teve que pagar à Geocapital 21 milhões de dólares e ainda “um prémio de 20%, ou seja, mais 4,2 milhões de dólares”, afiança o mesmo jornal económico.

O JN salienta que Diogo Lacerda Machado “se livrou de empresa brasileira sem futuro e ainda recebeu um prémio da transportadora”.

No caso do ex-ministro Mário Lino está em causa, diz o Correio da Manhã, a autorização dada pelo ministério que tutelava, o das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, à compra da VEM por parte da TAP, contra um parecer do Ministério das Finanças.

Situação que tornaria o negócio juridicamente nulo, realça o jornal.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Depois da noiva casada não lhe faltam pretendentes”!….
    Alguém foi, mais uma vez, enganado pelos brasileiros… já deviam saber melhor!!

    • O amigo é quem está enganado… ou não quer ver…
      Não foram os brasileiros que enganaram… foram os xuxas que uma vez mais se usam do poder para encher os bolsos à custa das empresas públicas.
      Por isso é que o Kosta e comandita não quer perder o controlo da TAP, amanhã aida alguém vai encher mais os bolsos com as luvas recebidas para fazer negócios deste genero (ruinosos) que acabam sempre a mexer nos bolsos do povinho… Sempre com a culpa a morrer solteira.

  2. Isto parecer dançar o vira. Viram, reviram e voltam a virar, mas no final cada um é pior que o outro. Então os socialistas têm isto tudo minado, entre maçons e amigos, ele é jobs para os boys todos, e depois quando há uma revista é ve-los a cair e não é so cá, entre corrupção, mentiras e trafico de influencias, para começar estamos sempre mais perto do brasil que aquilo que se admite (a currupção aqui é mais refinada, mas o castigo é parecido, vão para casa gozar o que roubaram) e acabam todos a descansar em Paris, que parece ser o destino preferido dos socialistas, em especial dos curruptos, o que se calhar faz com que seja essa a razão para atentados, pelos vistos não deve ser só o lixo de portugal que vai para lá descansar. Alias o socialismo dos franceses tem lhes saido caro.

RESPONDER

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …