Amigo de António Costa e ex-ministro Mário Lino investigados em negócio ruinoso da TAP

O ex-secretário da Justiça Diogo Lacerda Machado, próximo de António Costa, e o ex-ministro Mário Lino estarão a ser investigados no âmbito das suspeitas em torno do negócio da TAP para a compra da brasileira VEM.

A Polícia Judiciária levou a cabo buscas na TAP, durante esta sexta-feira, no âmbito da investigação despoletada em 2013, por suspeitas de crimes de administração danosa, participação económica em negócio, tráfico de influências, burla qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

Em causa está o negócio de compra da VEM, uma empresa brasileira de manutenção e de engenharia, que foi adquirida pela TAP em 2007, num negócio considerado ruinoso para a companhia de aviação portuguesa.

Entre os suspeitos do processo estarão Diogo Lacerda Machado, ex-secretário de Estado da Justiça quando Costa era ministro da Justiça, descrito pelo JN como um “amigo” do primeiro-ministro.

Numa reportagem da revista Sábado, de Fevereiro deste ano, refere-se que o advogado de 54 anos e o governante conhecem-se desde os tempos da Faculdade e que são “tão próximos” que o primeiro “foi padrinho de casamento do agora primeiro-ministro”.

O JN ainda recorda que Costa o “foi buscar para negociar a TAP com o consórcio Gateway” no processo de reversão da privatização da companhia de aviação.

Diogo Lacerda Machado era na altura, e é ainda hoje, administrador da Geocapital, empresa privada detida por Stanley Ho, que esteve directamente envolvida no negócio de compra da VEM.

O negócio avançou em 2005, com a TAP a anunciar a aquisição da VEM (Varig Engenharia e Manutenção) e da Varig Log (Varig Logística) por 62 milhões de dólares numa parceria com a Geocapital que foi baptizada como Aero LB.

Mas, logo no início de 2006, a Varig Log foi comprada por uma empresa brasileira e o consórcio ficou apenas com a VEM, pela qual pagou 24 milhões de dólares, além de ter que assumir um passivo de 100 milhões de dólares.

No acordo entre a TAP e a Geocapital haveria uma cláusula que obrigava a primeira a comprar a parte da segunda na VEM, “caso o negócio da Varig falhasse”, conforme reporta o Jornal de Negócios.

E como foi esse o caso, a TAP teve que pagar à Geocapital 21 milhões de dólares e ainda “um prémio de 20%, ou seja, mais 4,2 milhões de dólares”, afiança o mesmo jornal económico.

O JN salienta que Diogo Lacerda Machado “se livrou de empresa brasileira sem futuro e ainda recebeu um prémio da transportadora”.

No caso do ex-ministro Mário Lino está em causa, diz o Correio da Manhã, a autorização dada pelo ministério que tutelava, o das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, à compra da VEM por parte da TAP, contra um parecer do Ministério das Finanças.

Situação que tornaria o negócio juridicamente nulo, realça o jornal.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Depois da noiva casada não lhe faltam pretendentes”!….
    Alguém foi, mais uma vez, enganado pelos brasileiros… já deviam saber melhor!!

    • O amigo é quem está enganado… ou não quer ver…
      Não foram os brasileiros que enganaram… foram os xuxas que uma vez mais se usam do poder para encher os bolsos à custa das empresas públicas.
      Por isso é que o Kosta e comandita não quer perder o controlo da TAP, amanhã aida alguém vai encher mais os bolsos com as luvas recebidas para fazer negócios deste genero (ruinosos) que acabam sempre a mexer nos bolsos do povinho… Sempre com a culpa a morrer solteira.

  2. Isto parecer dançar o vira. Viram, reviram e voltam a virar, mas no final cada um é pior que o outro. Então os socialistas têm isto tudo minado, entre maçons e amigos, ele é jobs para os boys todos, e depois quando há uma revista é ve-los a cair e não é so cá, entre corrupção, mentiras e trafico de influencias, para começar estamos sempre mais perto do brasil que aquilo que se admite (a currupção aqui é mais refinada, mas o castigo é parecido, vão para casa gozar o que roubaram) e acabam todos a descansar em Paris, que parece ser o destino preferido dos socialistas, em especial dos curruptos, o que se calhar faz com que seja essa a razão para atentados, pelos vistos não deve ser só o lixo de portugal que vai para lá descansar. Alias o socialismo dos franceses tem lhes saido caro.

RESPONDER

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …