Amigo de António Costa e ex-ministro Mário Lino investigados em negócio ruinoso da TAP

O ex-secretário da Justiça Diogo Lacerda Machado, próximo de António Costa, e o ex-ministro Mário Lino estarão a ser investigados no âmbito das suspeitas em torno do negócio da TAP para a compra da brasileira VEM.

A Polícia Judiciária levou a cabo buscas na TAP, durante esta sexta-feira, no âmbito da investigação despoletada em 2013, por suspeitas de crimes de administração danosa, participação económica em negócio, tráfico de influências, burla qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

Em causa está o negócio de compra da VEM, uma empresa brasileira de manutenção e de engenharia, que foi adquirida pela TAP em 2007, num negócio considerado ruinoso para a companhia de aviação portuguesa.

Entre os suspeitos do processo estarão Diogo Lacerda Machado, ex-secretário de Estado da Justiça quando Costa era ministro da Justiça, descrito pelo JN como um “amigo” do primeiro-ministro.

Numa reportagem da revista Sábado, de Fevereiro deste ano, refere-se que o advogado de 54 anos e o governante conhecem-se desde os tempos da Faculdade e que são “tão próximos” que o primeiro “foi padrinho de casamento do agora primeiro-ministro”.

O JN ainda recorda que Costa o “foi buscar para negociar a TAP com o consórcio Gateway” no processo de reversão da privatização da companhia de aviação.

Diogo Lacerda Machado era na altura, e é ainda hoje, administrador da Geocapital, empresa privada detida por Stanley Ho, que esteve directamente envolvida no negócio de compra da VEM.

O negócio avançou em 2005, com a TAP a anunciar a aquisição da VEM (Varig Engenharia e Manutenção) e da Varig Log (Varig Logística) por 62 milhões de dólares numa parceria com a Geocapital que foi baptizada como Aero LB.

Mas, logo no início de 2006, a Varig Log foi comprada por uma empresa brasileira e o consórcio ficou apenas com a VEM, pela qual pagou 24 milhões de dólares, além de ter que assumir um passivo de 100 milhões de dólares.

No acordo entre a TAP e a Geocapital haveria uma cláusula que obrigava a primeira a comprar a parte da segunda na VEM, “caso o negócio da Varig falhasse”, conforme reporta o Jornal de Negócios.

E como foi esse o caso, a TAP teve que pagar à Geocapital 21 milhões de dólares e ainda “um prémio de 20%, ou seja, mais 4,2 milhões de dólares”, afiança o mesmo jornal económico.

O JN salienta que Diogo Lacerda Machado “se livrou de empresa brasileira sem futuro e ainda recebeu um prémio da transportadora”.

No caso do ex-ministro Mário Lino está em causa, diz o Correio da Manhã, a autorização dada pelo ministério que tutelava, o das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, à compra da VEM por parte da TAP, contra um parecer do Ministério das Finanças.

Situação que tornaria o negócio juridicamente nulo, realça o jornal.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Depois da noiva casada não lhe faltam pretendentes”!….
    Alguém foi, mais uma vez, enganado pelos brasileiros… já deviam saber melhor!!

    • O amigo é quem está enganado… ou não quer ver…
      Não foram os brasileiros que enganaram… foram os xuxas que uma vez mais se usam do poder para encher os bolsos à custa das empresas públicas.
      Por isso é que o Kosta e comandita não quer perder o controlo da TAP, amanhã aida alguém vai encher mais os bolsos com as luvas recebidas para fazer negócios deste genero (ruinosos) que acabam sempre a mexer nos bolsos do povinho… Sempre com a culpa a morrer solteira.

  2. Isto parecer dançar o vira. Viram, reviram e voltam a virar, mas no final cada um é pior que o outro. Então os socialistas têm isto tudo minado, entre maçons e amigos, ele é jobs para os boys todos, e depois quando há uma revista é ve-los a cair e não é so cá, entre corrupção, mentiras e trafico de influencias, para começar estamos sempre mais perto do brasil que aquilo que se admite (a currupção aqui é mais refinada, mas o castigo é parecido, vão para casa gozar o que roubaram) e acabam todos a descansar em Paris, que parece ser o destino preferido dos socialistas, em especial dos curruptos, o que se calhar faz com que seja essa a razão para atentados, pelos vistos não deve ser só o lixo de portugal que vai para lá descansar. Alias o socialismo dos franceses tem lhes saido caro.

RESPONDER

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …