Ameca, o robô humanoide com as expressões faciais mais avançadas e realistas

A Engineered Arts, com sede no Reino Unido, desenvolveu um robô humanoide que reproduz expressões faciais humanas.

Ameca é uma criação da Engineered Arts, uma fabricante de robôs humanoides sediada no Reino Unido, que nos prova que a tecnologia é sempre capaz de nos surpreender – desta vez, com um sistema de expressões faciais realistas.

O robô consegue recriar expressões humanas como surpresa ou confusão, com movimentos que parecem bastante semelhantes aos que um humano faria na mesma situação.

Para dar ainda mais realismo, as expressões são conjugadas com movimentos das mãos.

“A razão para fazer um robô que se pareça com uma pessoa é para interagir com as pessoas”, disse Will Jackson, CEO da Engineered Arts, em entrevista à Reuters. “É por isso que construímos estes robôs expressivos.”

Apesar de ser o robô mais realista da atualidade, os engenheiros da Engineered Arts lamentam o facto de Ameca ainda não conseguir andar. O dispositivo é modular e a empresa planeia atualizar as suas competências ao longo do tempo, mas nada impede os seus criadores de apelidarem esta máquina de Face Futura da Robótica.

Segundo o Interesting Engineering, Ameca é alimentado pelo sistema operacional Tritium da Engineered Arts, que permite às empresas envolvidas no desenvolvimento da robótica testar as suas tecnologias.

No site da empresa, a equipa envolvida neste projeto explica que o autómato foi concebido para servir como uma plataforma para futuras aplicações da tecnologia de Inteligência Artificial (IA).

Ameca estará disponível para aluguer e venda. A empresa espera revelar mais detalhes sobre o robô durante o CES 2022, um evento de tecnologia que acontece de 5 a 8 de janeiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.