Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos.

Num alerta conjunto, o FBI e duas agências federais disseram ter informações credíveis sobre uma ameaça iminente de ciberataque aos hospitais e prestadores de cuidados de saúde dos Estados Unidos.

Grupos maliciosos estão a visar este setor com pedidos de resgate que podem levar ao roubo de dados e à perturbação dos serviços de saúde, acrescentaram.

Os ataques cibernéticos envolvem ransomware, que baralha os dados e só pode ser desbloqueada com as chaves de software fornecidas quando os alvos pagam.

Especialistas independentes em segurança afirmam que a rede já afetou pelo menos cinco hospitais dos Estados Unidos esta semana e pode impactar centenas de outros.

“Estamos a enfrentar a ameaça à segurança cibernética mais significativa que já vimos nos Estados Unidos”, disse Charles Carmakal, diretor técnico da empresa de segurança cibernética Mandiant, em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian.

Os ciberataques não parecem ter qualquer ligação com as eleições presidenciais norte-americanas de 3 de novembro, indicaram.

Os Estados Unidos viram uma praga de ransomware nos últimos 18 meses ou mais, com grandes cidades de Baltimore a Atlanta atingidas e governos locais e escolas a ser de forma especialmente dura.

Em setembro, um ataque de ransomware prejudicou todas as 250 instalações norte-americanas da rede de hospitais Universal Health Services, forçando médicos e enfermeiras a usar papel e lápis para manter registos e diminuir o trabalho de laboratório.

Os funcionários descreveram condições caóticas que impedem o atendimento ao paciente, incluindo o aumento das esperas na sala de emergência e a falha do equipamento de monitorização de sinais vitais sem fio.

Também em setembro, a primeira fatalidade conhecida relacionada com ransomware ocorreu em Duesseldorf, na Alemanha, quando uma falha no sistema de TI forçou um paciente gravemente doente a ser encaminhado para um hospital noutra cidade.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já estou a imaginar o Trump a defender-se, caso o ataque aconteça, dizendo “temos o melhor serviço de saúde do mundo, um serviço espectacular sem igual me mais nenhum lado, mas uns quantos bandidos aliados do Biden querem-no destruir”.

RESPONDER

Espanha, França e Bélgica com descida de casos. Itália limita Natal e Madrid cancela festas de Ano Novo

Madrid, assim como Paris e Bruxelas, têm boas notícias - mas não o suficiente para suavizar medidas. Já em Itália há restrições adicionais e a cidade de Londres também considera também passar ao nível três, …

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …

Especialistas explicam de que forma o novo coronavírus pode afetar o cérebro

Através do uso de amostras de tecido de pacientes que já morreram, uma equipa de investigadores conseguiu desvendar os mecanismos pelos quais o coronavírus é capaz de chegar ao cérebro de pacientes com covid-19 e …