Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos.

Num alerta conjunto, o FBI e duas agências federais disseram ter informações credíveis sobre uma ameaça iminente de ciberataque aos hospitais e prestadores de cuidados de saúde dos Estados Unidos.

Grupos maliciosos estão a visar este setor com pedidos de resgate que podem levar ao roubo de dados e à perturbação dos serviços de saúde, acrescentaram.

Os ataques cibernéticos envolvem ransomware, que baralha os dados e só pode ser desbloqueada com as chaves de software fornecidas quando os alvos pagam.

Especialistas independentes em segurança afirmam que a rede já afetou pelo menos cinco hospitais dos Estados Unidos esta semana e pode impactar centenas de outros.

“Estamos a enfrentar a ameaça à segurança cibernética mais significativa que já vimos nos Estados Unidos”, disse Charles Carmakal, diretor técnico da empresa de segurança cibernética Mandiant, em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian.

Os ciberataques não parecem ter qualquer ligação com as eleições presidenciais norte-americanas de 3 de novembro, indicaram.

Os Estados Unidos viram uma praga de ransomware nos últimos 18 meses ou mais, com grandes cidades de Baltimore a Atlanta atingidas e governos locais e escolas a ser de forma especialmente dura.

Em setembro, um ataque de ransomware prejudicou todas as 250 instalações norte-americanas da rede de hospitais Universal Health Services, forçando médicos e enfermeiras a usar papel e lápis para manter registos e diminuir o trabalho de laboratório.

Os funcionários descreveram condições caóticas que impedem o atendimento ao paciente, incluindo o aumento das esperas na sala de emergência e a falha do equipamento de monitorização de sinais vitais sem fio.

Também em setembro, a primeira fatalidade conhecida relacionada com ransomware ocorreu em Duesseldorf, na Alemanha, quando uma falha no sistema de TI forçou um paciente gravemente doente a ser encaminhado para um hospital noutra cidade.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já estou a imaginar o Trump a defender-se, caso o ataque aconteça, dizendo “temos o melhor serviço de saúde do mundo, um serviço espectacular sem igual me mais nenhum lado, mas uns quantos bandidos aliados do Biden querem-no destruir”.

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …