Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha.

Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada para um hospital na cidade de Wuppertal, que fica a cerca de 30 quilómetros de distância. O atraso no tratamento resultou na sua morte.

Devido ao ataque informático, que começou 24 horas antes da morte da mulher, o sistema operativo do hospital deixou de funcionar durante uma semana e os pacientes de urgência tiveram de ser redirecionados para outros hospitais.

O ataque de ransomware terá sido direcionado ao Hospital Universitário de Duesseldorf por engano. O ministro da justiça do estado de North Rhine-Westphalia, do qual Duesseldorf é capital, disse que 30 servidores do sistema informático foram afetados e que existia uma nota de resgate dirigida à Universidade de Heinrich Heine, à qual o hospital está associado.

Segundo a Associated Press News, a polícia da cidade de Duesseldorf terá, depois, estabelecido contacto com os hackers e dito que o hospital, e não a universidade, tinha sido afetado e que os pacientes estavam em perigo. Os atacantes desistiram da tentativa de resgate e providenciaram uma chave digital para descodificar os dados.

Os autores do ataque deixaram de estar contactáveis, mas as autoridades alemãs estão a investigar o caso e à procura dos culpados, suspeitos de homicídio por negligência.

Tendo em conta a quantidade de ataques de ransomware nos últimos tempos, Brett Callow, analista da Emsisoft, uma empresa de cibersegurança que trabalha com este tipo de ataques informáticos, considera que esta morte não é uma surpresa. “Isto era inevitável”, disse Callow.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …

Beber chá e falar sobre o fim da vida. Nem a pandemia acabou com os Cafés da Morte

Os Cafés da Morte são locais especialmente criados para beber chá, comer bolos e falar sobre o fim da vida. Porém, com a pandemia e a morte a ocupar os pensamentos de todos, será que …

Privados sem disponibilidade para receber doentes covid em Lisboa

Os hospitais privados da região de Lisboa e Vale do Tejo garantem não ter disponibilidade para receber doentes covid do Serviço Nacional de Saúde. Em causa estariam entre 20 a 30 camas que poderiam vir …