Ransomware ataca redes de empresas espanholas

Um ataque direcionado de ransomware derrubou as redes de, pelo menos, duas empresas espanholas. Algumas empresas optaram por desligar parte dos serviços para não ser afetadas.

Uma variante do BitPaymer, ligada ao grupo de malware Dridex, está a afetar as redes da Everis, uma consultora de TI subsidiária da gigante japonesa NTT, e da rádio Cadena SER em Espanha. Várias empresas que trabalham com estas acabaram por desligar parcialmente os seus serviços.

A Aena, que gere aeroportos em Espanha, foi uma das empresas que decidiu desligar os seus serviços, de forma a evitar ser afetada também.

https://twitter.com/VK_Intel/status/1152290270207254529

As autoridades espanholas confirmaram o ataque à rádio SER, mas não avançaram com muitos pormenores. “Seguindo o protocolo estabelecido para ciberataques, a SER viu-se obrigada a desligar todos os seus computadores.”

A rádio continua a operar a partir de Madrid e prossegue a emissão, enquanto equipas estão a tentar restaurar serviços com a ajuda do Instituto de Cibersegurança de Espanha (INCIBE), avança o Exame Informática.

O ransomware é uma variante da família BitPaymer conectada ao grupo de malware Dridex, de acordo com o investigador de segurança Vitali Kremez e outros especialistas que analisaram o ataque, citados pelo ARS Technica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …