Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento da economia espanhola, há razões para temer o pior, sendo este cenário “um dos maiores riscos para a economia nacional”.

“De Espanha nem bom vento, nem bom crescimento”. A adaptação do ditado popular é feita pelo Expresso num artigo de análise onde vários especialistas económicos consideram que as previsões de abrandamento para a economia espanhola, em 2020 e 2021, podem ter efeitos negativos na economia portuguesa.

“Desde a adesão ao Euro, Portugal tem crescido mais quando Espanha cresce acima do ritmo português, funcionando como verdadeira locomotiva para a economia nacional”, afiança o Expresso, alertando que as previsões da Comissão Europeia para este ano e para o próximo “apontam para uma trajectória de desaceleração de 1,5% para 1,4% no crescimento anual em Espanha”, em comparação com 1,9% em 2019. Para Portugal os números avançados são de 2% em 2019, de 1,7% este ano e em 2021.

“Em Espanha, o crescimento em 2020 poderá desacelerar para 1,7%, o que, conjugado com a desaceleração na Zona Euro para 1%, terá repercussões em Portugal“, analisa o economista-chefe do banco espanhol Santander em Portugal, Rui António Constantino, em declarações ao Expresso. Constantino admite que o abrandamento da economia portuguesa pode situar-se entre 1,2% e 1,4%, num cenário bem mais pessimista do que o que foi avançado por Centeno que inscreveu no Orçamento do Estado para 2020 uma previsão de crescimento de 1,9% em 2020.

“Uma das razões para Portugal ter tido nos últimos anos um crescimento acima da média europeia foi o bom desempenho da economia espanhola, que tem puxado pela economia portuguesa”, constata também ao Expresso a economista-chefe do Millennium BCP, José Maria Brandão de Brito.

Os maus ventos que sopram de Espanha trazem “algum risco de contágio” segundo a economista-chefe do BPI, Paula Carvalho, que ao Expresso lembra que “Espanha é o principal destino de exportação de bens e tem sido o maior contribuinte para o crescimento do turismo” de Portugal. Desta forma, “um arrefecimento superior ao previsto é um risco a considerar”, alerta.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Há poucos dias dizia e bem o Santos Silva que o maior problema de Portugal era a pessima qualidade dos “Empresarios”. São os EMpresários criados pelos pelas Esquerdas, dos Burros e Analfabetos e Ferozes do Proletariado.
    Puseram a “andar” aqueles que sabem para dar lugar a abortos Humanos!
    Ainda há dias tive em contacto com 1 desses novos empresarios da nova geração, o dito cujo nem para cuidar de Porcos servia, mas hoje é Empresario!

    Agora, a culpa não dos Burros dos portugues, mas de outrem, nomeadamente os Espanhois!
    É como o PCP, a culpa da Pobreza não dos Burros daqueles que não não sabem fazer nada, mas sim dos Patroes e do Capital!!!!

    Também há dias o Costa foi para o Conselho EUropeu com a retorica do PCP, dos “RIcos e Pobres”, ficaram todos pasmados e assustados com a “qualidade” Intelectual dos tugbas!

    Tu pertences aquele grupo da malharalha que anda entre nós, os espiritos da “Pobreza”, cuja identificação se faz pelo “Não sabem o que dizem, nem sabem o que fazem”, ou seja, fazem e dizem o que faz jeito, ou como o outro alto figurao SOcialista que diz que isto é “Cda um puxa Brasa à sua Sardinha”. Onde é que o gajo aprendeu isto?! Só pode ser nos Garotos do Calhau!

    Vai-te te embora , a gente não precisa de Buros mentalizadores Socialistas

  2. Esse gajo preconceituoso e imbecil só pode ser um dos eunucos da música do amado Zeca Afonso. Essa criatura inominável deveria se envergonhar do dia em que nasceu.

  3. O Justino Cigarrilhas tem razão. É verdade que a maior ameaça vem do PS mas não só: toda a esquerda tem culpas no cartório. Os governantes portugueses não têm tido a capacidade de abrir novos mercados. O Santos Silva tem sido uma desilusão, aliás, toda a esquerda.

RESPONDER

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …