/

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

7

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento da economia espanhola, há razões para temer o pior, sendo este cenário “um dos maiores riscos para a economia nacional”.

“De Espanha nem bom vento, nem bom crescimento”. A adaptação do ditado popular é feita pelo Expresso num artigo de análise onde vários especialistas económicos consideram que as previsões de abrandamento para a economia espanhola, em 2020 e 2021, podem ter efeitos negativos na economia portuguesa.

“Desde a adesão ao Euro, Portugal tem crescido mais quando Espanha cresce acima do ritmo português, funcionando como verdadeira locomotiva para a economia nacional”, afiança o Expresso, alertando que as previsões da Comissão Europeia para este ano e para o próximo “apontam para uma trajectória de desaceleração de 1,5% para 1,4% no crescimento anual em Espanha”, em comparação com 1,9% em 2019. Para Portugal os números avançados são de 2% em 2019, de 1,7% este ano e em 2021.

“Em Espanha, o crescimento em 2020 poderá desacelerar para 1,7%, o que, conjugado com a desaceleração na Zona Euro para 1%, terá repercussões em Portugal“, analisa o economista-chefe do banco espanhol Santander em Portugal, Rui António Constantino, em declarações ao Expresso. Constantino admite que o abrandamento da economia portuguesa pode situar-se entre 1,2% e 1,4%, num cenário bem mais pessimista do que o que foi avançado por Centeno que inscreveu no Orçamento do Estado para 2020 uma previsão de crescimento de 1,9% em 2020.

“Uma das razões para Portugal ter tido nos últimos anos um crescimento acima da média europeia foi o bom desempenho da economia espanhola, que tem puxado pela economia portuguesa”, constata também ao Expresso a economista-chefe do Millennium BCP, José Maria Brandão de Brito.

Os maus ventos que sopram de Espanha trazem “algum risco de contágio” segundo a economista-chefe do BPI, Paula Carvalho, que ao Expresso lembra que “Espanha é o principal destino de exportação de bens e tem sido o maior contribuinte para o crescimento do turismo” de Portugal. Desta forma, “um arrefecimento superior ao previsto é um risco a considerar”, alerta.

ZAP //

7 Comments

  1. Há poucos dias dizia e bem o Santos Silva que o maior problema de Portugal era a pessima qualidade dos “Empresarios”. São os EMpresários criados pelos pelas Esquerdas, dos Burros e Analfabetos e Ferozes do Proletariado.
    Puseram a “andar” aqueles que sabem para dar lugar a abortos Humanos!
    Ainda há dias tive em contacto com 1 desses novos empresarios da nova geração, o dito cujo nem para cuidar de Porcos servia, mas hoje é Empresario!

    Agora, a culpa não dos Burros dos portugues, mas de outrem, nomeadamente os Espanhois!
    É como o PCP, a culpa da Pobreza não dos Burros daqueles que não não sabem fazer nada, mas sim dos Patroes e do Capital!!!!

    Também há dias o Costa foi para o Conselho EUropeu com a retorica do PCP, dos “RIcos e Pobres”, ficaram todos pasmados e assustados com a “qualidade” Intelectual dos tugbas!

    Tu pertences aquele grupo da malharalha que anda entre nós, os espiritos da “Pobreza”, cuja identificação se faz pelo “Não sabem o que dizem, nem sabem o que fazem”, ou seja, fazem e dizem o que faz jeito, ou como o outro alto figurao SOcialista que diz que isto é “Cda um puxa Brasa à sua Sardinha”. Onde é que o gajo aprendeu isto?! Só pode ser nos Garotos do Calhau!

    Vai-te te embora , a gente não precisa de Buros mentalizadores Socialistas

  2. Esse gajo preconceituoso e imbecil só pode ser um dos eunucos da música do amado Zeca Afonso. Essa criatura inominável deveria se envergonhar do dia em que nasceu.

  3. O Justino Cigarrilhas tem razão. É verdade que a maior ameaça vem do PS mas não só: toda a esquerda tem culpas no cartório. Os governantes portugueses não têm tido a capacidade de abrir novos mercados. O Santos Silva tem sido uma desilusão, aliás, toda a esquerda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.