Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento da economia espanhola, há razões para temer o pior, sendo este cenário “um dos maiores riscos para a economia nacional”.

“De Espanha nem bom vento, nem bom crescimento”. A adaptação do ditado popular é feita pelo Expresso num artigo de análise onde vários especialistas económicos consideram que as previsões de abrandamento para a economia espanhola, em 2020 e 2021, podem ter efeitos negativos na economia portuguesa.

“Desde a adesão ao Euro, Portugal tem crescido mais quando Espanha cresce acima do ritmo português, funcionando como verdadeira locomotiva para a economia nacional”, afiança o Expresso, alertando que as previsões da Comissão Europeia para este ano e para o próximo “apontam para uma trajectória de desaceleração de 1,5% para 1,4% no crescimento anual em Espanha”, em comparação com 1,9% em 2019. Para Portugal os números avançados são de 2% em 2019, de 1,7% este ano e em 2021.

“Em Espanha, o crescimento em 2020 poderá desacelerar para 1,7%, o que, conjugado com a desaceleração na Zona Euro para 1%, terá repercussões em Portugal“, analisa o economista-chefe do banco espanhol Santander em Portugal, Rui António Constantino, em declarações ao Expresso. Constantino admite que o abrandamento da economia portuguesa pode situar-se entre 1,2% e 1,4%, num cenário bem mais pessimista do que o que foi avançado por Centeno que inscreveu no Orçamento do Estado para 2020 uma previsão de crescimento de 1,9% em 2020.

“Uma das razões para Portugal ter tido nos últimos anos um crescimento acima da média europeia foi o bom desempenho da economia espanhola, que tem puxado pela economia portuguesa”, constata também ao Expresso a economista-chefe do Millennium BCP, José Maria Brandão de Brito.

Os maus ventos que sopram de Espanha trazem “algum risco de contágio” segundo a economista-chefe do BPI, Paula Carvalho, que ao Expresso lembra que “Espanha é o principal destino de exportação de bens e tem sido o maior contribuinte para o crescimento do turismo” de Portugal. Desta forma, “um arrefecimento superior ao previsto é um risco a considerar”, alerta.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Há poucos dias dizia e bem o Santos Silva que o maior problema de Portugal era a pessima qualidade dos “Empresarios”. São os EMpresários criados pelos pelas Esquerdas, dos Burros e Analfabetos e Ferozes do Proletariado.
    Puseram a “andar” aqueles que sabem para dar lugar a abortos Humanos!
    Ainda há dias tive em contacto com 1 desses novos empresarios da nova geração, o dito cujo nem para cuidar de Porcos servia, mas hoje é Empresario!

    Agora, a culpa não dos Burros dos portugues, mas de outrem, nomeadamente os Espanhois!
    É como o PCP, a culpa da Pobreza não dos Burros daqueles que não não sabem fazer nada, mas sim dos Patroes e do Capital!!!!

    Também há dias o Costa foi para o Conselho EUropeu com a retorica do PCP, dos “RIcos e Pobres”, ficaram todos pasmados e assustados com a “qualidade” Intelectual dos tugbas!

    Tu pertences aquele grupo da malharalha que anda entre nós, os espiritos da “Pobreza”, cuja identificação se faz pelo “Não sabem o que dizem, nem sabem o que fazem”, ou seja, fazem e dizem o que faz jeito, ou como o outro alto figurao SOcialista que diz que isto é “Cda um puxa Brasa à sua Sardinha”. Onde é que o gajo aprendeu isto?! Só pode ser nos Garotos do Calhau!

    Vai-te te embora , a gente não precisa de Buros mentalizadores Socialistas

  2. Esse gajo preconceituoso e imbecil só pode ser um dos eunucos da música do amado Zeca Afonso. Essa criatura inominável deveria se envergonhar do dia em que nasceu.

  3. O Justino Cigarrilhas tem razão. É verdade que a maior ameaça vem do PS mas não só: toda a esquerda tem culpas no cartório. Os governantes portugueses não têm tido a capacidade de abrir novos mercados. O Santos Silva tem sido uma desilusão, aliás, toda a esquerda.

RESPONDER

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …

No Porto, haverá transporte para vacinação disponível para todos a partir de terça-feira

Todos os munícipes do Porto que forem convocados no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19 vão poder usufruir de um programa de transporte em colaboração com as centrais de táxis, anunciou hoje a …