Amazon testa drones para acelerar entregas

A Amazon, a maior empresa de comércio electrónico do mundo, está a testar drones (aviões não-tripulados) para fazer entrega de encomendas aos clientes, informou o director-executivo da empresa, Jeff Bezos.

Os drones, baptizados de Octocopters, podem entregar pacotes com peso de até 2,3 quilos em apenas 30 minutos após serem encomendados.

Segundo a BBC, o serviço no entanto deverá levar até cinco anos para poder entrar em operação, sendo necessário que a FAA, Administração Federal de Aviação Americana (FAA) aprove o uso destas aeronaves para actividades civis.

Steve Jurvetson / Flickr

Jeff Bezos, CEO da Amazon

“Sei que isto parece filme de ficção científica, mas não é”, afirmou Jeff Bezos ao programa de televisão 60 Minutos, da rede de televisão americana CBS.

“Podemos fazer entregas em meia hora e carregar objectos com até 2,3 quilos, que representam 86% dos itens que entregamos.”

Ainda segundo a Amazon, ao realizar os testes agora, a companhia estará pronta para iniciar as operações assim que o serviço for regularizado.

O serviço será baptizado de Prime Air e é anunciado num momento em que a companhia está a estudar formas de melhorar a sua eficiência e expandir o negócio.

A Amazon divulgou um vídeo (acima) que mostra como o Prime Air vai funcionar, desde o momento em que o cliente faz a compra, passando pelo empacotamento no depósito e o transporte pelo drone,  até ao pouso à porta do cliente.

A FAA aprovou o uso de drones para agências da polícia e do governo (cerca de 1,4 mil licenças foram emitidas nos últimos anos), mas o espaço aéreo civil americano só deverá estar aberto para o uso de drones em 2015 e, na Europa, no ano seguinte.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …