Amazon testa drones para acelerar entregas

A Amazon, a maior empresa de comércio electrónico do mundo, está a testar drones (aviões não-tripulados) para fazer entrega de encomendas aos clientes, informou o director-executivo da empresa, Jeff Bezos.

Os drones, baptizados de Octocopters, podem entregar pacotes com peso de até 2,3 quilos em apenas 30 minutos após serem encomendados.

Segundo a BBC, o serviço no entanto deverá levar até cinco anos para poder entrar em operação, sendo necessário que a FAA, Administração Federal de Aviação Americana (FAA) aprove o uso destas aeronaves para actividades civis.

Steve Jurvetson / Flickr

Jeff Bezos, CEO da Amazon

“Sei que isto parece filme de ficção científica, mas não é”, afirmou Jeff Bezos ao programa de televisão 60 Minutos, da rede de televisão americana CBS.

“Podemos fazer entregas em meia hora e carregar objectos com até 2,3 quilos, que representam 86% dos itens que entregamos.”

Ainda segundo a Amazon, ao realizar os testes agora, a companhia estará pronta para iniciar as operações assim que o serviço for regularizado.

O serviço será baptizado de Prime Air e é anunciado num momento em que a companhia está a estudar formas de melhorar a sua eficiência e expandir o negócio.

A Amazon divulgou um vídeo (acima) que mostra como o Prime Air vai funcionar, desde o momento em que o cliente faz a compra, passando pelo empacotamento no depósito e o transporte pelo drone,  até ao pouso à porta do cliente.

A FAA aprovou o uso de drones para agências da polícia e do governo (cerca de 1,4 mil licenças foram emitidas nos últimos anos), mas o espaço aéreo civil americano só deverá estar aberto para o uso de drones em 2015 e, na Europa, no ano seguinte.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …