Amazon testa drones para acelerar entregas

A Amazon, a maior empresa de comércio electrónico do mundo, está a testar drones (aviões não-tripulados) para fazer entrega de encomendas aos clientes, informou o director-executivo da empresa, Jeff Bezos.

Os drones, baptizados de Octocopters, podem entregar pacotes com peso de até 2,3 quilos em apenas 30 minutos após serem encomendados.

Segundo a BBC, o serviço no entanto deverá levar até cinco anos para poder entrar em operação, sendo necessário que a FAA, Administração Federal de Aviação Americana (FAA) aprove o uso destas aeronaves para actividades civis.

Steve Jurvetson / Flickr

Jeff Bezos, CEO da Amazon

“Sei que isto parece filme de ficção científica, mas não é”, afirmou Jeff Bezos ao programa de televisão 60 Minutos, da rede de televisão americana CBS.

“Podemos fazer entregas em meia hora e carregar objectos com até 2,3 quilos, que representam 86% dos itens que entregamos.”

Ainda segundo a Amazon, ao realizar os testes agora, a companhia estará pronta para iniciar as operações assim que o serviço for regularizado.

O serviço será baptizado de Prime Air e é anunciado num momento em que a companhia está a estudar formas de melhorar a sua eficiência e expandir o negócio.

A Amazon divulgou um vídeo (acima) que mostra como o Prime Air vai funcionar, desde o momento em que o cliente faz a compra, passando pelo empacotamento no depósito e o transporte pelo drone,  até ao pouso à porta do cliente.

A FAA aprovou o uso de drones para agências da polícia e do governo (cerca de 1,4 mil licenças foram emitidas nos últimos anos), mas o espaço aéreo civil americano só deverá estar aberto para o uso de drones em 2015 e, na Europa, no ano seguinte.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …

FC Porto-Olympiacos e Benfica-Standard Liège vão ter adeptos nas bancadas

Os encontros entre o FC Porto e o Olympiacos e o Benfica e o Standard Liège, para a Liga dos Campeões e a Liga Europa, vão poder ter adeptos nas bancadas. Este domingo, o FC …