Amal Clooney no Egito para defender jornalista da Al-Jazeera

A advogada especializada em direitos humanos Amal Ramzi Clooney, mulher do ator George Clooney, esteve no Cairo no sábado, dia 29, a acompanhar uma sessão do julgamento do seu cliente Mohammed Fahmi.

O repórter e dois colegas (o australiano Peter Greste e o egípcio Baher Mohamed) do canal Al-Jazeera foram acusados de divulgar notícias falsas e trabalhar sem as autorizações necessárias em 2013.

O tribunal condenou a três anos de prisão efetiva os três profissionais. Ao proferir o veredito, o juiz Hassan Farid afirmou que os três homens “não eram jornalistas”, porque não estavam registados como tal junto das autoridades competentes.

Enquanto Fahmy e Mohamed foram presentes a tribunal, Greste foi julgado por contumácia, uma vez que foi deportado para a Austrália em fevereiro.

Entretanto, a Al-Jazeera repudiou a condenação, classificando-a de “escandalosa e repugnante” e de “um ataque à liberdade de imprensa”.

“Este veredito é um ataque deliberado contra a liberdade de imprensa”, afirmou o diretor executivo do canal de televisão do Qatar, Giles Trendle.

Os jornalistas, condenados a sete e dez anos de prisão num primeiro julgamento em 2014, foram acusados de terem apoiado, através da cobertura mediática, os Irmãos Muçulmanos, a irmandade do ex-presidente Mohamed Morsi, destituído pelo exército em 2013.

O Canadá exigiu entretanto a libertação “imediata e sem condições” de Mohamed Fahmy.

“O governo do Canadá continua a pedir ao governo egípcio para usar todos os meios à sua disposição para resolver o caso de Fahmy e permitir o seu regresso imediato ao Canadá”, afirmou a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros canadiana, Lynne Yelich, manifestando-se dececionada com a sentença.

Através de um comunicado, Lynne Yelich indicou ainda que membros do governo canadiano têm abordado este assunto com altos representantes egípcios e que vão prosseguir com os contactos.

Recorde-se que este caso suscitou muita atenção internacional e alguma polémica. A advogada Amal Clooney chegou a afirmar que as autoridades do Cairo ameaçaram prendê-la se publicasse um relatório sobre o sistema judiciário do Egito.

O governo egípcio assegurou que a advogada poderia viajar ao Egito quando quisesse e garantiu que não havia “nenhuma medida” que impedisse a sua entrada no país.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …