Amal Clooney e Nadia Murad enfrentam o Estado Islâmico em tribunal

Kena Betancur / EPA

Amal Clooney e Nadia Murad, jovem iraquiana que foi escrava sexual do Daesh, com o ministro dos Negócios Estrangeiros de França.

Amal Clooney leva o Estado Islâmico a tribunal por causa da jovem iraquiana Nadia Murad que foi escrava sexual do grupo terrorista.

Amal Clooney, a mulher do famoso actor George Clooney, vai enfrentar o Estado Islâmico em tribunal. O próximo caso da advogada especializada em direitos humanos é o da jovem iraquiana que foi escrava sexual do Daesh e recentemente, nomeada Embaixadora da ONU.

Considerada uma das advogadas especializadas em direitos humanos mais competentes do mundo, Amal Clooney, que é também Embaixadora da Boa Vontade da ONU, aceitou representar a jovem iraquiana Nadia Murad, de 23 anos, num processo contra a organização terrorista Estado Islâmico.

Nadia Murad foi sequestrada e transformada em escrava sexual do Daesh em 2014.

Murad conseguiu fugir, após três meses de cativeiro, e a semana passada tornou-se a primeira vítima de crimes de tráfico humano a ser nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU.

Com apenas 19 anos, viu a mãe e seis dos seus oito irmãos serem assassinados, antes de ser capturada e violentada por dois homens até perder a consciência.

A jovem, que conseguiu fugir para um campo de refugiados, antes de procurar asilo na Alemanha, contou no Conselho de Segurança da ONU que o Daesh a levou com as duas irmãs e outras mulheres da família para uma região dominada pelo grupo terrorista.

@Teymour_Ashkan / Twitter

Nadia Murad, sobrevivente do Daesh nomeada embaixadora da ONU, com Ban Ki-Moon

Nadia Murad, sobrevivente do Daesh nomeada embaixadora da ONU, com Ban Ki-Moon

“Num prédio, trocaram crianças como se fossem recompensas. Um deles chegou a mim, queria levar-me. Olhei para o chão, petrificada, e quando levantei a cabeça, vi um homem gigante. Parecia um monstro. Ali mesmo tocaram-nos e violaram-nos”, recordou Nadia num relato que emocionou os representantes do Conselho de Segurança.

Após ouvir o depoimento da jovem, Amal Clooney afirma que não teve outra opção a não ser levar o caso à justiça.

“Não há como combater uma ideia assim. Acho que uma das formas de punir o Estado Islâmico é expondo as suas atrocidades e corrupção. E uma forma de fazer isso é com o julgamento”, disse a advogada numa entrevista ao programa americano “Today Show” da NBC.

A advogada inglesa, que é descendente de libaneses, também garantiu que não tem receio das ameaças de morte que têm surgido contra si e contra Nadia Murad.

Amal Clooney fez poderoso discurso na ONU

Na passada sexta-feira, Amal Clooney discursou na Assembleia Geral da ONU, depois da nomeação de Nadia Murad como Embaixadora da Boa Vontade, e disse estar “envergonhada como ser humano” por se continuar “a ignorar o pedido de socorro” daqueles que sofrem às mãos do Daesh, nomeadamente da etnia yazidi de que a jovem iraquiana faz parte.

“Esta é a primeira vez que falo nesta câmara. Gostaria de poder dizer que estou orgulhosa de aqui estar, mas não estou. Estou envergonhada como apoiante das Nações Unidas por os estados estarem a falhar na prevenção e até na punição deste genocídio porque acham que os seus próprios interesses se metem no caminho”, disse Amal Clooney.

Num discurso de oito minutos, a mulher de George Clooney também pediu desculpa a Nadia Murad em nome dos lideres mundiais – por não fazerem mais para ajudar mulheres como ela.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pois, e o auto proclamado Estado Islâmico vai fazer-se representar no Tribunal por quem? Que palhaçada, o que se faz para parecer “bonito” e “aparecer”….

    • Exactamente.
      George Clonney tem várias mansões multi milionárias com dezenas de quartos cada uma, quantos refugiados tem ele nelas?
      ZERO.
      Enquanto isso anda-se a queixar a Merkel para trazer mais refugiados, tenho família na Alemanha que já tem medo de sair a rua, não só as mulheres, homens também, se não é assaltos é violações todas as semanas.

      Amal Clonney agora vai aproveitar a deixa e voltar a pedir a mesma coisa:
      “Tragam todos, eu tenho seguranças privados e várias casas fechadas a sete chaves com muros de 15 metros, mas isso não impede que eu goze com Donald Trump por ele querer construir um murro na fronteira com o México é para com a pouca vergonha do tráfego de drogas e pessoas.”

    • Vai ser condenado à revelia mas isso não serve de nada às vítimas. Esta advogada já foi defensora se não de militantes do DAESH foi doutros similares. A fama é a melhor forma de subir na carreira.

  2. De louvar a coragem da vítima e também da advogada. Verdadeiramente louvável e espero que este se torne um caso mediático que dê a conhecer ao mundo essas atrocidades.

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …