Oito locais bateram recorde de temperatura máxima. Aviso vermelho prolongado

José Sena Goulão / Lusa

Pessoas refrescam-se nas águas do rio Tejo durante a vaga de calor

Oito locais do continente bateram esta quinta-feira recordes de temperatura máxima, segundo os valores registados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. As temperaturas mais altas foram registadas no centro e sul do país.

Foram registados máximos históricos nas estações de Castelo Branco (42,2ºC), Odemira (41,9ºC), Nelas (41,3ºC), Anadia (43,8ºC), Coruche (44,9ºC), Setúbal (42,6ºC), Alvalade (43,8ºC) e Zambujeira do Mar (41,1ºC).

Num dia em que as temperaturas foram superiores a 30ºC em praticamente todo o território, o maior valor da temperatura do ar foi registado em Alvega, no distrito de Santarém, com 45,2ºC.

Cláudia Cunha, de 40 anos, mora e trabalha em Alega e considerou, em declarações à TSF, que depois do meio dia era “insuportável estar na rua“.

“Presumo que a essa hora ninguém estaria fora de casa porque estava tão abafado que não se conseguia respirar. Com o calor que estava só um louco é que conseguia andar na rua a estas horas que eu lhe disse”, disse.

Segundo um comunicado do IPMA, além de Alvega, foram registados valores da temperatura iguais ou superiores a 44ºC em Coruche (44,9ºC), Amareleja (44,7ºC), Tomar (44,4ºC), Mora (44,4ºC), Reguengos (44,4ºC), Santarém (44,1ºC) e Pegões (44ºC).

No comunicado, o IPMA lembra que até segunda-feira a temperatura máxima do ar, em grande parte do território continental, irá registar valores da ordem de 40°C, e que até sábado será o “período mais crítico”, com vários locais do Alentejo, vales dos rios Douro e Tejo e na Beira Baixa a poderem registar temperaturas máximas de 45ºC ou mais.

Prevê-se que no próximo sábado Beja possa registar 47 graus, Évora 46ºC e Setúbal 45ºC. Assim, Portugal vai concorrer com o Vale da Morte, na Califórnia, EUA, reconhecido como um dos pontos mais quentes de todo o planeta, recorda o Diário de Notícias.

Aviso vermelho prolongado e aumenta o risco incêndio

O aviso vermelho, o mais grave de toda a escala, foi prolongado em 11 distritos de Portugal continental até ao início da tarde de domingo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Com temperaturas acima dos 40ºC previstas para esta sexta-feira, os distritos de Lisboa, Setúbal, Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga vão estar em aviso vermelho até às 14:59 de domingo.

Os restantes distritos de Portugal estão sob aviso laranja, o segundo mais grave.

Face aos máximos históricos, subiu também o número de localidade em risco máximo de incêndio. Trinta e seis concelhos do Algarve, Alentejo e do interior Norte e Centro do país estão esta quinta-feira em risco máximo de incêndio, numa altura em que uma onda de calor atinge o território nacional.

Há ainda cerca de outros 90 municípios em risco muito elevado – o segundo mais grave – dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Viseu, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

Portugal continental e as ilha registam também nesta quinta-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está tanto calor que nem se consegue entrar na água no Algarve gelo!
    Não percebo onde está essa vaga de calor, mandem pro Algarve!

    Tempo muito mais fresco que nos últimos anos no Algarve

RESPONDER

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …