Oito locais bateram recorde de temperatura máxima. Aviso vermelho prolongado

José Sena Goulão / Lusa

Pessoas refrescam-se nas águas do rio Tejo durante a vaga de calor

Oito locais do continente bateram esta quinta-feira recordes de temperatura máxima, segundo os valores registados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. As temperaturas mais altas foram registadas no centro e sul do país.

Foram registados máximos históricos nas estações de Castelo Branco (42,2ºC), Odemira (41,9ºC), Nelas (41,3ºC), Anadia (43,8ºC), Coruche (44,9ºC), Setúbal (42,6ºC), Alvalade (43,8ºC) e Zambujeira do Mar (41,1ºC).

Num dia em que as temperaturas foram superiores a 30ºC em praticamente todo o território, o maior valor da temperatura do ar foi registado em Alvega, no distrito de Santarém, com 45,2ºC.

Cláudia Cunha, de 40 anos, mora e trabalha em Alega e considerou, em declarações à TSF, que depois do meio dia era “insuportável estar na rua“.

“Presumo que a essa hora ninguém estaria fora de casa porque estava tão abafado que não se conseguia respirar. Com o calor que estava só um louco é que conseguia andar na rua a estas horas que eu lhe disse”, disse.

Segundo um comunicado do IPMA, além de Alvega, foram registados valores da temperatura iguais ou superiores a 44ºC em Coruche (44,9ºC), Amareleja (44,7ºC), Tomar (44,4ºC), Mora (44,4ºC), Reguengos (44,4ºC), Santarém (44,1ºC) e Pegões (44ºC).

No comunicado, o IPMA lembra que até segunda-feira a temperatura máxima do ar, em grande parte do território continental, irá registar valores da ordem de 40°C, e que até sábado será o “período mais crítico”, com vários locais do Alentejo, vales dos rios Douro e Tejo e na Beira Baixa a poderem registar temperaturas máximas de 45ºC ou mais.

Prevê-se que no próximo sábado Beja possa registar 47 graus, Évora 46ºC e Setúbal 45ºC. Assim, Portugal vai concorrer com o Vale da Morte, na Califórnia, EUA, reconhecido como um dos pontos mais quentes de todo o planeta, recorda o Diário de Notícias.

Aviso vermelho prolongado e aumenta o risco incêndio

O aviso vermelho, o mais grave de toda a escala, foi prolongado em 11 distritos de Portugal continental até ao início da tarde de domingo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Com temperaturas acima dos 40ºC previstas para esta sexta-feira, os distritos de Lisboa, Setúbal, Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga vão estar em aviso vermelho até às 14:59 de domingo.

Os restantes distritos de Portugal estão sob aviso laranja, o segundo mais grave.

Face aos máximos históricos, subiu também o número de localidade em risco máximo de incêndio. Trinta e seis concelhos do Algarve, Alentejo e do interior Norte e Centro do país estão esta quinta-feira em risco máximo de incêndio, numa altura em que uma onda de calor atinge o território nacional.

Há ainda cerca de outros 90 municípios em risco muito elevado – o segundo mais grave – dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Viseu, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

Portugal continental e as ilha registam também nesta quinta-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está tanto calor que nem se consegue entrar na água no Algarve gelo!
    Não percebo onde está essa vaga de calor, mandem pro Algarve!

    Tempo muito mais fresco que nos últimos anos no Algarve

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …