Mais de 10% dos alunos não se matricularam. Há mais de 11 mil vagas para a 2.ª fase

Paulo Novais / Lusa

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato com o reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira.

Ficaram por ocupar mais de 5 mil vagas das quase 50 mil colocações no Ensino Superior. Há mais de 11 mil vagas para a 2.ª fase, que termina hoje.

Mais de 10% dos 50 mil alunos colocados numa instituição do Ensino Superior não concretizaram a sua matrícula. O número é bem mais alto do que o habitual, escreve o Público, salientando que foi o segundo valor mais elevado de sempre nesta fase do concurso nacional.

Depois de 49.806 alunos garantirem um lugar num curso superior, ficaram por ocupar 5.284 vagas.

Como tal, há mais de 11 mil vagas ainda disponíveis para o próximo ano letivo na 2.ª fase de candidaturas, que termina esta sexta-feira. Boa parte destas vagas são de alunos que acabaram por não concretizar a sua matrícula nas últimas semanas.

Até na faculdade de Medicina da Universidade do Porto ficaram duas vagas para a 2.ª fase.

Nestes lugares tinham sido colocados “estudantes que já estavam a frequentar o ensino superior, concorreram ao concurso nacional de acesso, mas agora decidiram não mudar de curso”, explicou o diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Henrique Cyrne Carvalho, em declarações ao Público.

“Estes alunos candidatam-se ao concurso nacional de acesso ao mesmo tempo que concorrem a um concurso interno de mudança de curso dentro da instituição que já frequentam ou pedem uma mudança até de universidade ou politécnico”, explica ainda o presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, Fontainhas Fernandes.

Outra explicação para esta discrepância, especula o matutino, é a possibilidade de alguns destes alunos se terem candidatado simultaneamente ao ensino superior nacional e a instituições de ensino estrangeira.

Alguns alunos colocados no concurso nacional de acesso também poderão ter optado por entrar numa universidade privada. Pode ter sido o caso de Medicina, onde há 21 vagas disponíveis para a 2.ª fase — um número mais elevado do que o normal.

As 11.081 vagas para a 2.ª fase estão disponíveis em 1.067 cursos. Em média, há cerca de 10 vagas ainda disponíveis por curso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.